fevereiro

3

Qual o melhor antivirus completo GRÁTIS?

antis Fico a pensar, quem seriam essas pessoas que fazem os vírus? Adolescentes que não tem o que fazer? Profissionais inseguros e com auto-estima baixa tentando provar para si mesmos que conseguem fazer alguma coisa funcionar? Ou ainda as próprias empresas produtoras de anti-vírus? Difícil, mas esses programas maléficos são uma atualidade real em todos os computadores do mundo. Basta uma conexão na internet, um pen-drive de um amigo, ou um cd contaminado e bummm já era aquele computador com bom desempenho.

Dessa forma em minha jornada no mundo TI, após levar muitas rasteiras, acabo por chegar a muitas informações preciosas sobre vírus. Não apenas um programa perfeito de bloqueio ou destruição dos vírus, mas rotinas e procedimentos para evitá-los. Tudo de forma gratuita.

  • PROBLEMAS ENTRE O TECLADO E A CADEIRA

Primeiramente devemos saber sobre o usuário da máquina. Possui bom conhecimento de informática ou é um leigo que apenas quer navegar na internet e quando salva um arquivo no computador não consegue achá-lo nunca mais?

PARA USUÁRIOS PROFISSIONAIS

A primeira configuração seria baixar o programa Spyware Terminator e instalar juntamente com o antivírus Clamwin. Assim cria-se de forma livre um bom sistema de rastreio de vírus e spy. É um programa totalmente gratuito e possuindo a vantagem de não existir limitações como ocorre com a maioria dos antivírus “free” com opção de ser comprado como o AVG, Avast, Nod, Avira, Mcafee, Kaspersky. Caso o problema não seja dinheiro sugiro os dois últimos.

Para baixar o  Spyware Terminator basta clicar no link abaixo:

http://dnl.spywareterminator.com/dnl/config/338/SpywareTerminatorSetup.exe

O programa possui proteção em tempo real e utiliza o banco de dados do Clamwin para incrementar sua proteção. Além disso não deixa instalar nenhum programa sem autorização do usuário. Nesse caso entra a questão do nível de conhecimento de cada usuário. Um usuário leigo acaba por não saber se deve deixar o programa liberar a gravação do arquivo ou não…

PARA USUÁRIO LEIGO

Portanto para um usuário leigo na área de informática talvez seja interessante criar uma configuração alternativa como o uso do NOD gratuito juntamente com o Antivirus Clamwin. Terá o bloqueio e proteção em tempo real do Nod juntamente com a varretura do Clamwin que deve ser agendada para rodar pelo menos uma vez por semana, não esquecendo de configurar o mesmo para guardar os virus na quarentena. (originalmente ele só mostra um relatório de ameaças encontrado).

O MELHOR DE TODOS

Em recém descoberta indico como sendo “o”melhor o antivírus VirusScan da McAfee 8.5i. Com uma alta capacidade de encontrar vírus e ainda com uma configuração de travas de proteção para o sistema este programa se configurado corretamente cria uma excelente proteção em tempo real. Vale a pena até mesmo o usuário leigo forçar um pouco e tentar usá-lo – por isso coloco um passo-a-passo de sua configuração abaixo:

Download do VirusScan:

http://www.google.com/search?hl=pt-BR&q=download+viruscan+enterprise+8.5i+super&btnG=Pesquisar&lr=

vs1

Sua interface não é amigável e muitas vezes a proteção de acesso pode atrapalhar o usuário a instalar programas e ao windows atualizar o sistema. Contudo basta parar a proteção nesses casos. O mais importante é deixar o “Mecanismo de varredura ao acessar” sempre ligado. Somente com essa alternativa habilitada sua proteção vai muito além de todos os antivírus gratuitos.

Existe regras de proteção para programas indesejáveis, onde o usuário logo ao instalar o programa deve ativá-lo.

vs2

Na configuração da varredura, temos ainda a opção de programação automática configurando um usuário, domínio e senha para o VirusScan acessar todos os arquivos inclusive pastas na rede.

Portanto, apesar de termos um trabalho inicial com a configuração e seu visual nada amigável acaba sendo o melhor antivírus.

  • O MELHOR FIREWALL

Outra questão importante é relativo a entrada de internet e o firewall da mesma. Se a internet entra diretamente no computador através de um celular, via cabo ou discada acaba sendo de extrema importância o firewall da conexão estar habilitado. Quando a internet vem por uma rede normal ou sem fio geralmente já existe um firewall na entrada. De qualquer jeito o firewall do Windows deve estar sempre habilitado.

Nesse quesito temos outra configuração de proteção que seria utilizar o firewall da Mcafee. Ele é tão poderoso que pode substituir, caso seja um usuário avançado, o antivírus se habilitado todos os seus recursos.  O firewall Mcafee possui uma opção onde não deixa que nada seja gravado no computador sem autorização do usuário evitando intrusos de todos os tipos.

Facilmente pode-se baixar o firewall Mcafee em :

http://superdownloads.uol.com.br/download/15/mcafee-firewall/

Com essas duas ferramentas gratuitas o usuário pode estar bem mais seguro em relação as ameaças da internet. Mesmo assim não aconselho a ninguém digitar números de cartão de crédito pela internet, compras somente através de boleto bancário.

  • OUTROS PROGRAMAS CAÇADORES DO BEM

Ainda assim temos para verificações periódicas um programa que faz uma boa busca relativo a ameaças também de forma gratuita – é o Malwarebytes disponível para baixar em:

http://www.download.com/Malwarebytes-Anti-Malware/3000-8022_4-10804572.html

Outro programa de autoria do fabricante do kaspersky para eliminar um tipo difícil de vírus causado por uma falha do Windows:

http://data2.kaspersky-labs.com:8080/special/KidoKiller_v3.1.zip

  • SOBRE O WINDOWS XP

Outra grande ameaça é relativo a operar em um Windows XP desatualizado. A cada dia surgem mais virus para falhas de segurança do Windows que se tornam cada vez mais conhecidas.

Sugiro atualizar o Windows para o service pack 3. Se a maquina tiver menos de 256 megas de ram pode esquecer, melhor baixar somente as atualizações de segurança.

Não gosto dessas atualizações automáticas, prefiro fazer manualmente baixando direto do site da microsoft:

http://baixaki.ig.com.br/download/Windows-XP-Service-Pack-3.htm

Caso goste de baixar pelo windows sugiro configurar as atualizações automáticas para “Fazer download de atualizações para mim, mas permitir que eu escolha quando instalá-las.” Assim poderá evitar instalar o internet explorer 7 (muito pesado), programa de benefícios para windows original e outras coisas inúteis que aparecem.

  • DIGA-ME COM QUEM ANDAS, QUE DIREI QUEM ÉS

Muito interessante esse negócio de vírus virtual em relação ao vírus real! Pois o usuário de um computador torna-se um alvo fácil de ser contaminado se costuma freqüentar sites pornográficos, baixar ilegalidades e programas crackeados, abrir e-mails de desconhecidos… Isso não parece bem aplicável ao comportamento humano ? Aqueles que se encontram em contato com prostitutas, que usam drogas, aceitam bebidas de desconhecidos ou que possuem hábitos menos saudáveis como o fumo ou uso constante de bebidas alcoólicas também estão em grupos de riscos alto para se infectarem fisicamente por algum vírus ou bactéria real!!

Assim devemos analisar tanto no mundo virtual quanto principalmente no mundo real –  em que grupo de risco estamos, e ainda mais, verificar quais tipos de pensamentos estamos tendo constantemente. Todas as nossas ações são produzidas a partir da semente de um pensamento. Plantar bons pensamentos com certeza é a solução para acabar com os vírus virtuais e reais ! Adquirir conhecimento, um bom emprego e até conhecer aquela pessoa especial depende somente de nossa vigilância e disciplina de nossos pensamentos e ações.

Além disso devemos saber que toda ação possui uma reação que retorna a nós mesmos e mesma intensidade. Pela lei da física tudo o que praticamos colhemos futuramente. Portanto, uma boa regra a se gravar em nosso “firewall” mental é justamente o seguinte auto-questionamento:

_ O que estou fazendo agora está produzindo quais reações no meu futuro ?

Com isso, podemos deixar de pensar e praticar coisas inúteis e dedicar nosso tempo para atividades que realmente irão construir um futuro sólido em nossas vidas.

Valeu !

Cláudio Castro

Artigos Relacionadas:

Related Posts with Thumbnails

Use Facebook to Comment on this Post

RSS Feed

6 Comments for Qual o melhor antivirus completo GRÁTIS?

Anderson
23 de setembro de 2009

vlw aew brother
vo arrumar meu pc com suas dicas

abrass

Claudinho
24 de setembro de 2009

ok, boa sorte.

Gilmar
10 de novembro de 2009

Execelente conclusão sobre os vírus da vida real.Conhece a JESUS?
Nenhum firewall e antivírus melhor há para o homem do que a palavra de DEUS,pois dentre muitas outras proteções,está escrito:”Finalmente,irmãos,tudo o que é verdadeiro,tudo o que é respeitável,tudo o que é justo,tudo o que é puro,tudo o que é amável,tudo o que é de boa fama,se alguma virtude há e se algum louvor existe,seja isso o que ocupe o vosso pensamento.Fp 4:8
E também:”Examinais as Escrituras,porque julgais ter nelas a vida eterna,e são elas mesmas que testificam de mim(JESUS).” Jo 5:39

Lucas
28 de setembro de 2011

vlw kra gostei da sua maneira de pensar, eh dificil pra maioria dos humano ser assim ^^… “penso logo existo” ultimamente tds tem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre isso mais poucos realmente param e veem , enquanto ao antivirus, vlw de vdd precisava de algo free ake kk pobre eh foda

alex
19 de maio de 2012

valeu cara vou ficar mais esperto a partir de agora com essas dicas! valeu.

Claudinho
21 de maio de 2012

Eu que agradeço a vista, bom trabalho !

Leave a comment

| »

A Arte da Guerra - Sun Tzu Abertura de Empresa Buscar Emprego via Internet Combatendo Vírus na Rede Como configurar acesso a câmeras via internet Como criar um blog profissional com renda Como Evitar vírus de e-mail e cliques Como Pesquisar no Google e Achar Tudo Compartilhar internet móvel 3G Configurar Roteador com Internet Contabilidade Pública Eliminando vírus da rede II Eliminando vírus remotamente Escolher a melhor placa mãe Formatação Limpa Ganhando Dinheiro e Emprego na Internet Gerenciamento de Risco de Perícia Contábil Gerenciamento do Projeto de Aeromodelo de Isopor Gerenciamento e Controle de Projetos Implantação da Nota Fiscal Eletrônica Jogo Stock em delphi - download exe e fonte Lucro Presumido ou Lucro Real ? Manutenção em computadores via internet Maximizando pesquisas na Internet Melhor Ferramenta de Boot Monografia Montando Computador para Estação de Câmera de Segurança Montando um Aeromodelo de Isopor My Playlist para violão My Programlist - Softwares básicos para instalar computador formatado Notebook Lento Placa mãe Asus P5N Preparando soft de câmera Programas free de Backup Qual a melhor Opçao: Lucro Real ou Presumido. Recuperando sistema atacado por vírus Rediscagem e conexão automática de internet móvel Reparar o Skype corrompido e o perdão Resumo dos Tipos Societários Segredo da boa seleção de gerentes Segurança da Informação Soft gratuitos de projeto Virus na rede Vírus Vampiro sugando internet Windows Mobile - Melhores programas free e guia