abril

13

Reforma Intelectual Empresarial para a sua Sustentabilidade

Em uma aula essa semana sobre Responsabilidade Social Empresarial (RSE) foi relatado um fato em que na busca por sustentabilidade aliado a moral e ética as empesas estão iniciando contratos com consultores espirituais e religiosos para se modificarem para o caminho do progresso apoiando suas decisões e correções de rumos.

Analisando o material da disciplina de início baseada nos fatos capitalistas históricos percebemos que essa tendência é ainda algo muito novo. Atitudes de responsabilidade social perante empresas há poucos anos atrás eram raras, e quando muito, faziam comprar uma imagem somente com o intuito de obter maior rentabilidade nas vendas. Atos sociais incentivados pela busca coletiva moral – ética de uma empresa é raríssimo, mesmo nos dias atuais.

Esse desconhecimento das transações no plano invisível perante os gestores, empresários e diretores retrata o atraso moral e ético de toda sociedade. Por que é tão difícil fazer o certo ?

Muito se fala em desenvolvimento sustentável englobando tanto os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Muito se fala em responsabilidade social sustentável. Mas será que os funcionários que formam a coletividade da entidade estão ciente dessa meta ou seria apenas teoria das altas esferas?

É certo que o consumidor está mais consciente valorizando o meio ambiente e aspectos ligados à cidadania, mas no Brasil  todos ainda estão muito longe do que se chama responsabilidade.

Uma dos maiores exemplos de irresponsabilidades sociais que podemos ver no Brasil foi exemplificada pelo próprio governo com a criação de Usinas Nucleares em Angra dos Reis. E não foi apenas uma Usina num polo de turismo, rica civilização e dotada de amplos recursos naturais em franca ameaça radioativa.

Mas os brasileiros não ficam atrás quando jogam seus celulares e baterias nocivas ao ambiente em lixo comum.

As mudanças ficam claras que devem ser praticadas de baixo para cima. Dos indivíduos em suas células sociais formadas pelas famílias até altos escalões das empresas e governo. Contudo os investimentos em educação e cultura perante o governo são tão ridículos que vale tudo na tentativa de aquisição de valores que provoquem a sustentabilidade social de cima para baixo praticado pelas empresas.

Toda empresa deveria saber que possui um quadro de pessoas imperfeitas sustentando todas as suas funções operacionais e gerenciais. E pior, muitas pessoas ainda mais imperfeitas estão executando políticas governamentais de todos os poderes com reflexo direto no meio econômico e social em que se vive.

Responsabilidade Social Empresarial assim é toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seus colaboradores diretos e indiretos – de baixo para cima – num esforço constante de reeducação, bons exemplos, quebra de paradigmas, autoanálises, medições, discussões e muita reflexão. Deve ser um dos pilares de sustentação dos negócios.

Mas como ter ação em prática para desenvolver ética, valores, moral e cultura dos seus colaboradores? E não estou falando apenas que o seu cultivo através da educação interna deve ser sistemático, mas sim nas reais forças motivadores, propulsoras da busca por esses valores. Por que ser ético? Por que perder dinheiro pela moral? É difícil, mas nunca impossível achar essas razões.

O conhecimento é a base de toda busca interior.

Desse modo, talvez a grande revolução sustentável que as empresas estão passando na atualidade no Brasil seja um modismo. Sabe, aquela coisa de implantar políticas somente “para inglês ver”. Muito da teoria que se verifica infelizmente ainda é bonita nos sites de apresentação das empresas –  somente.

Contudo existem ações e elas certamente, mesmo sem o fundamento ideológico correto, estão auxiliando as próprias empresas a abrirem caminhos sólidos para o seu futuro.

As empresas e suas ações para seus colaboradores, ambiente interno e externo devem ser fatores de exímia análise.

Assim como devemos estar atento a nossas ações e práticas individuais numa verdadeira vida de busca interior por melhora íntima – a entidade empresarial também deveria proceder.

¨Não te encolerizes.
O punhal da nossa ira alcança-nos a própria saúde, impondo-nos o vírus da enfermidade.
Não critiques.
A lâmina de nossa reprovação volta-se, invariavelmente, contra nós, expondo-nos as próprias deficiências.
Não comentes o mal do próximo.
O lodo da maledicência vai se derramar sobre os nossos passos, enodoando-nos o caminho.
Não apedrejes.
Os calhaus da nossa violência de hoje tomarão amanhã, por alvo, a nossa própria cabeça.
Não desesperes.
O raio de nossa inconformação aniquilará a sementeira de nossos melhores sonhos.
Não perturbes.
O ruído de nossa dissensão irá desorientar nosso próprio raciocínio.
Não escarneças.
O fel de nosso sarcasmo azedará o vinho da alegria no vaso de nosso coração, envenenando-nos a existência.
Não escravizes.
As algemas do nosso egoísmo irá nos aprisionar no cárcere da loucura.
Não odeies.
A labareda de nosso ódio irá incendiar nosso próprio destino.
Não firas.
O golpe da nossa crueldade, brandido na direção dos outros, retornará a nós mesmos, inevitavelmente, fazendo chagas de dor e aflição no corpo de nossa vida.¨ ¹

Na busca por reflexões sobre ética,  moral,  responsabilidade social e sustentabilidade empresarial devo publicar alguns artigos a respeito da importância dessa atitude filosófica em prática construtiva na consolidação empresarial saudável em todos os setores.

—————————-

1. Do livro ¨Nosso Lar¨ em psicografia por Chico Xavier.

Artigos Relacionadas:

Related Posts with Thumbnails

Use Facebook to Comment on this Post

RSS Feed

No comments yet.

Leave a comment

« | »

A Arte da Guerra - Sun Tzu Abertura de Empresa Buscar Emprego via Internet Combatendo Vírus na Rede Como configurar acesso a câmeras via internet Como criar um blog profissional com renda Como Evitar vírus de e-mail e cliques Como Pesquisar no Google e Achar Tudo Compartilhar internet móvel 3G Configurar Roteador com Internet Contabilidade Pública Eliminando vírus da rede II Eliminando vírus remotamente Escolher a melhor placa mãe Formatação Limpa Ganhando Dinheiro e Emprego na Internet Gerenciamento de Risco de Perícia Contábil Gerenciamento do Projeto de Aeromodelo de Isopor Gerenciamento e Controle de Projetos Implantação da Nota Fiscal Eletrônica Jogo Stock em delphi - download exe e fonte Lucro Presumido ou Lucro Real ? Manutenção em computadores via internet Maximizando pesquisas na Internet Melhor Ferramenta de Boot Monografia Montando Computador para Estação de Câmera de Segurança Montando um Aeromodelo de Isopor My Playlist para violão My Programlist - Softwares básicos para instalar computador formatado Notebook Lento Placa mãe Asus P5N Preparando soft de câmera Programas free de Backup Qual a melhor Opçao: Lucro Real ou Presumido. Recuperando sistema atacado por vírus Rediscagem e conexão automática de internet móvel Reparar o Skype corrompido e o perdão Resumo dos Tipos Societários Segredo da boa seleção de gerentes Segurança da Informação Soft gratuitos de projeto Virus na rede Vírus Vampiro sugando internet Windows Mobile - Melhores programas free e guia