julho

29

Como identificar se uma Empresa está em “STOLL”

A queda do Avião da Air France no voo 447 entre Brasil – Paris foi um terrível desastre. Na investigação de qual o motivo pela queda – tivemos informações de falha nos medidores de velocidade, desligando o piloto automático e colocando o avião em uma situação inesperada onde os pilotos não conseguiram identificar o que estava acontecendo a tempo. Ainda  existe controvérsia, mas o avião entrou em STOLL e os pilotos não identificando essa situação, provavelmente por falta de indicações precisas da cabine a tempo hábil, continuaram a reagir com medidas totalmente opostas das indicadas em situação de STOLL.

Abaixo temos um gráfico STOLL onde o avião sobe altitude com força máxima num ângulo aberto, contudo chega num ponto onda sua velocidade muito reduzida pela força gravitacional – o faz cair rapidamente, apesar de estar em potência máxima nos motores.

Numa imagem mais didática podemos ver abaixo o avião subindo até chegar no ponto de Stoll e cair:

Abaixo uma foto real de um caça em situação de Stoll:

O alarme de Stoll é um sinal grave para aviões de grande porte. Para um pequeno avião ou mesmo um caça – fica fácil reverter a situação bastando dar um mergulho para pegar velocidade novamente num curto espaço de tempo. Ou seja o avião deve continuar com potência no motor, mas deixar de subir. O piloto deve fazer um mergulho para que possa pegar novamente velocidade e reverter a queda.

Com essa situação bem exemplificada, contextualizando a situação do Stoll para a administração empresarial, poderemos aproveitar muito das características físicas e naturais gravitacionais no entendimento para gestão das organizações.

Dessa forma, se a empresa crescer no máximo de seus esforços numa taxa acima de sua capacidade de refinanciamento próprio estará perdendo sua liquidez – entrando assim para um ponto de STOLL com queda de lucro líquido pelo alto grau de endividamento e resultando numa iminente falência caso seja mantido esse quadro.

Outra maneira de entrar em Stol empresarial refere-se a indústria, quando  a mesma passa a produzir acima de sua capacidade instalada, refletindo queda de lucratividade apesar da potência máxima e records de produção.

Pela evolução do balanço patrimonial pode-se verificar indícios do Stol empresarial:

  • Aumento das contas de estoques, clientes, imobilizados, mas a conta de disponibilidade imediata caixa e bancos apresenta redução profunda; Ou seja, é o primeiro indício de que a empresa está crescendo desproporcional a sua capacidade de refinanciamento próprio;
  • Passivo crescente nas contas fornecedores inicialmente; É o perigo de crescer as custas do fornecedor: Enquanto tiver limite de crédito a entidade explora ao máximo essa fonte de recursos. Nesse círculo vicioso muitas empresas ainda começam a imobilizar terrenos, imóveis para dar como garantia e conseguir novos limites de crédito no valor multiplicado, piorando ainda mais a liquidez. É o início da perda de velocidade.
  • Contas do Passivo a longo prazo começam a apresentar empréstimos e financiamentos cada vez maiores. A empresa passa a captar recursos bancários para manter a conta fornecedores pagando juros em duplicidade.

Nessas três situações o contínuo crescimento de compras, vendas e sucesso no alcance anual de metas de vendas da empresa – cria uma grande dificuldade do Gestor entender a gravidade do problema, pois a entidade é um sucesso de vendas !

Muitas vezes o próprio fornecedor incentiva esse tipo de crescimento de vendas com premiações anuais com alcance de metas de compra.

A margem de lucro líquido anual apurado na entidade acaba sendo muitíssimo inferior a  sua margem de crescimento econômico. Assim o financiamento desse crescimento pelos recursos próprios  da empresa acaba sendo irrisório.

Medidas difíceis devem ser tomadas para recuperar o controle assim que a liquidez apresenta sinal de alerta.

Deixo claro que o crescimento através de recursos de terceiros não é uma estratégia errada. O grande problema está no volume e na sua utilização como um vício, sem esperar a empresa estabilizar. A entidade deve ter um crescimento econômico controlado, subindo um degrau e caminhando, depois outro degrau e caminhando mais um pouco – sempre avaliando resultados – e não radicalmente como no gráfico do Stoll na figura 1.

A maioria dos gestores entram em desespero na falta de disponibilidades financeiras. como no desastre do avião acima mencionado, e passam a querer aumentar as vendas a qualquer preço e com obsessão apenas em reduzir despesas – equivocadamente.

E ainda com o agravante de que na maioria dos casos os Gestores possuem todos os indicativos “operantes” e mesmo assim continuam tentando fazer o avião subir já em velocidade baixa contra  a gravidade. O desastre é iminente.

A liquidez da empresa é o centro de todo o controle. Aumento obsessivo nas vendas requer capacidade de auto investimento em igual volume nas compras e despesas. Definir a taxa de crescimento auto sustentável da empresa é uma das ferramentas mais imprescindíveis para uma viagem segura.

Pelo menos uma estabilização das vendas para avaliação do ponto de equilíbrio da empresa deve ser praticado. Se a empresa já se encontra em prejuízo anual, uma total reestruturação empresarial é altamente necessária, com avaliação de todos os processos aliado a implantação de um rigoroso procedimento de controle de compras e planejamento financeiro.

Evidente que muitas outros fatos podem precipitar a empresa em rota de queda, como desperdícios, má administração, falta de controle, imobilização excessiva, investimentos errados, estratégias equivocadas, dentro muitas outras possibilidades.

No entanto, muitas empresas bem administradas, mas apenas por falta dessa visão estratégica-financeira, mergulham em prejuízo descontrolado pelo aumento acentuado e constante das vendas-compras-estoques, causando grandes prejuízos a investidores, parceiros, fornecedores, por simples falta de conhecimento e prática de “voo empresarial” estável.

Nesse momento falta de liquidez constante da entidade muitas instituições param de financiar a dívida da empresa. Os limites de crédito tomados dos fornecedores e instituições bancárias explodem a capacidade de sustentação da organização empresarial entrando assim em queda livre onde somente ações drásticas e  precisas podem evitar a falência. Justamente essa queda-livre na aviação chama-se Stoll.

Nesse momento de “stoll” em uma grande empresa poucos conseguem reverter a situação.

Empresa saudável não é a campeã de vendas, mas sim a campeã em planejamento de vendas – linkado com todos os outros departamentos da organização.

Fica o convite para os gestores avaliarem desde já essas possibilidades buscando o crescimento sustentável financeiramente antes de priorizarem as vendas a qualquer custo.

Artigos Relacionadas:

Related Posts with Thumbnails

Use Facebook to Comment on this Post

RSS Feed

No comments yet.

Leave a comment

« | »

A Arte da Guerra - Sun Tzu Abertura de Empresa Buscar Emprego via Internet Combatendo Vírus na Rede Como configurar acesso a câmeras via internet Como criar um blog profissional com renda Como Evitar vírus de e-mail e cliques Como Pesquisar no Google e Achar Tudo Compartilhar internet móvel 3G Configurar Roteador com Internet Contabilidade Pública Eliminando vírus da rede II Eliminando vírus remotamente Escolher a melhor placa mãe Formatação Limpa Ganhando Dinheiro e Emprego na Internet Gerenciamento de Risco de Perícia Contábil Gerenciamento do Projeto de Aeromodelo de Isopor Gerenciamento e Controle de Projetos Implantação da Nota Fiscal Eletrônica Jogo Stock em delphi - download exe e fonte Lucro Presumido ou Lucro Real ? Manutenção em computadores via internet Maximizando pesquisas na Internet Melhor Ferramenta de Boot Monografia Montando Computador para Estação de Câmera de Segurança Montando um Aeromodelo de Isopor My Playlist para violão My Programlist - Softwares básicos para instalar computador formatado Notebook Lento Placa mãe Asus P5N Preparando soft de câmera Programas free de Backup Qual a melhor Opçao: Lucro Real ou Presumido. Recuperando sistema atacado por vírus Rediscagem e conexão automática de internet móvel Reparar o Skype corrompido e o perdão Resumo dos Tipos Societários Segredo da boa seleção de gerentes Segurança da Informação Soft gratuitos de projeto Virus na rede Vírus Vampiro sugando internet Windows Mobile - Melhores programas free e guia