agosto

2

Diferenças entre impostos a recuperar, a compensar e a recolher.

Impostos a recolher (a pagar) são obrigações da entidade com o Governo relativo aos impostos devidos como o ICMS e IPI. São contas classificadas no Passivo.

Impostos a compensar são valores referente a tributos já recolhidos e/ou retidos para os quais a empresa pretende recuperar mediante compensação com tributos da mesma natureza. São contas classificadas no Ativo.

No IRRF a Compensar, por exemplo, é registrado o IRRF nas operações previstas em lei e que deverão ser recuperado pela compensação com o imposto de renda quando o mesmo for apurado no fechamento do período.

Os impostos a compensar são caracterizados pelo crédito que constitui moeda de pagamento de tributos da mesma espécie ou não e que, se não houver débito com o qual compensar, pode gerar solicitação de sua restituição em dinheiro, como é o caso do saldo credor do IRPJ e da CSLL, apurados no ajuste anual pelas Pessoas Jurídicas.

Já os impostos a recuperar abrigam saldos devedores, pois mensalmente certos impostos como IPI, PIS, COFINS, ICMS são compensados pelos créditos fiscais das compras, remanescendo um saldo a recolher ou a recuperar, dependendo se teve um volume maior na compra ou venda. Geralmente a conta a recuperar do imposto é zerada, sendo transferida para conta a recolher (pagar). Contudo existem momentos que ocorrem saldos a recuperar positivos no qual ficam nessa conta do Ativo Circulante.

Mesmo com essas definições muitas vezes as contas de impostos a compensar trazem transtornos, pois o contador deve ter o seu controle de forma manual. Todo fechamento contábil periódico é ponto critico para análise dessas contas.

Como por exemplo temos outros tributos a recuperar como pagamentos efetuados indevidamente a maior, ou impostos destacados na saída de bens (mercadorias) em demonstração que deverão retornar ao estoque da empresa.

Em sistemas de ERP integrados o controle deve ser ainda maior com avaliação constante, pois qualquer indício de anormalidade pode significar uma parametrização errada do sistema o que certamente irá requerer urgência na configuração e correção dos lançamentos já feitos automáticos.

 

Referências:

Manual de Contabilidade, FIPECAFI sétima edição.

 

 

 

 

Artigos Relacionadas:

Related Posts with Thumbnails
RSS Feed

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

« | »

A Arte da Guerra - Sun Tzu Abertura de Empresa Buscar Emprego via Internet Combatendo Vírus na Rede Como configurar acesso a câmeras via internet Como criar um blog profissional com renda Como Evitar vírus de e-mail e cliques Como Pesquisar no Google e Achar Tudo Compartilhar internet móvel 3G Configurar Roteador com Internet Controle a renda do blog nessa planilha Eliminando vírus da rede II Eliminando vírus remotamente Escolher a melhor placa mãe Formatação Limpa Ganhando Dinheiro e Emprego na Internet Gerenciamento de Risco de Perícia Contábil Gerenciamento do Projeto de Aeromodelo de Isopor Gerenciamento e Controle de Projetos Implantação da Nota Fiscal Eletrônica Jogo Stock em delphi - download exe e fonte Lucro Presumido ou Lucro Real ? Manutenção em computadores via internet Maximizando pesquisas na Internet Melhor Ferramenta de Boot Monografia Montando Computador para Estação de Câmera de Segurança Montando um Aeromodelo de Isopor My Playlist para violão My Programlist - Softwares básicos para instalar computador formatado Placa mãe Asus P5N Preparando soft de câmera Programas free de Backup Qual a melhor Opçao: Lucro Real ou Presumido. Recuperando sistema atacado por vírus Rediscagem e conexão automática de internet móvel Reparar o Skype corrompido e o perdão Resumo dos Tipos Societários Segredo da boa seleção de gerentes Segurança da Informação Soft gratuitos de projeto Soluções para gerar Arquivo MFD Virus na rede Vírus Vampiro sugando internet Windows Mobile - Melhores programas free e guia