novembro

26

Como passei num concurso público trabalhando no comércio

O meu caso…

Estar casado, com filho e trabalhando no comércio para quem pretende ingressar num cargo estatutário pode ser um grande impedimento. Contudo nada é impossível com um pouco de técnica, dedicação e planejamento.

Com essas mesmas situações de vida posso lhe dizer caro leitor – eu passei. Não é por querer me gabar. Quero apenas informar que nada é impossível se tivermos a oportunidade a nosso favor.

No meu caso, mesmo sem objetivar o ingresso no concurso público, pois estava em um carreira de sucesso num cargo privado, tive sucesso numa prova que “fiz por fazer”…

Então me questionei, como isso aconteceu? Como passei em segundo lugar? Destino, merecimento, estudo, o que pode ter influenciado?

Refletindo lembrei que primeiramente eu tinha uma boa base de gramática, pois já tinha estudado durante três anos com aulas particulares. Mesmo que tenha sido um curso feito há bastante tempo, a base nunca se esquece…

Assim, ponto a ponto, comecei analisando o meu sucesso no concurso público e preparei algumas dicas que pode ser aproveitadas por quem busque esse objetivo e tenha vocação para determinado cargo público. Talvez possa ajudar. Vejamos…

Dicas

1) Escolha Certa e Persistência

A primeira é a questão do merecimento. É uma questão bastante complexa, pois muitas situações alcançam mecanismos e situações em nossa própria evolução espiritual que desconhecemos.

Isso explica porque certas pessoas inteligentes, estudam horrores e mesmo assim não conseguem ingressar.

Todavia, nunca saberemos se o destino está a nosso favor se não tentarmos, mesmo que os fracassos sejam constantes. Essa é a primeira regra que devemos ter em mente.

Sendo assim estudar independente do tempo e dos resultados é a ação inicial básica.

Como o tempo é bastante curto concorrendo com tantos outros pontos e atividades  importantes de nossas vidas, devemos trilhar concursos com conteúdos ligados em nossa área de atuação.

No meu caso, por exemplo, nunca teria sucesso trabalhando na área contábil oito horas por dia e tentasse ingresso em concurso público ligado a área jurídica.

Assim não desperdiçamos a dedicação nos conteúdos estudados, mas sim investimos em nós mesmos.

Equilibrar a família com trabalho e estudo é essencial. O planejamento então é importante. Estudar Gramática é básico. O ideal é fazer um curso de Português um dia por semana sem data de término.

Escolher concursos de níveis mais fáceis é uma boa estratégia. Mesmo com salário menor, um concurso com nível de segundo grau numa Prefeitura pode ser o degrau inicial, a ponte para estudar para concursos mais difíceis.

Saindo do comércio e conseguindo um ingresso em concurso certamente teremos mais tempo para dedicação aos estudos para concursos mais difíceis.

Interessante assim – para quem possui pouco tempo para os estudos – tentar concursos nas esferas Municipais. Tendo sucesso, começar novos estudos para Estaduais e Federais, que certamente são muito mais difíceis, tanto em número de vagas, quanto no nível dos concorrentes.

2) Material e Técnica

Outra questão refere-se ao material de estudo e ao método de estudo.

Nos dias atuais existem verdadeiros cursos completos via internet, além de sites especializados em concursos, exercícios, simulados, etc. Invista.

E ter material correto para tirar dúvidas é outro ponto básico.

Após isso devemos mentalizar que não adianta estudar somente uma matéria a fundo. O ideal é estudar várias matérias simultaneamente.

Além disso, o principal método de ensino depende de autoconhecimento. Descobrir como aprendemos é essencial. Quando estudamos algo que utilizamos no dia a dia a retenção desse conhecimento é pra toda vida.

No meu caso priorizei fazer resumos e artigos de conteúdos ligado a minha área de atuação ativa naquele momento e referente a conteúdo mais práticos o ideal é fazer provas anteriores.

Como geralmente o conteúdo é muito grande, ao fazer provas anteriores e exercícios, acabamos estudando conteúdos ligados a prática das provas. É a melhor estratégia para quem tem pouco tempo.

Contudo na questão de conteúdos básicos, como gramática portuguesa, ter uma dedicação sistemática de estudo de forma geral é importante.

No meu caso, com pouco tempo que tive, estudar pincelando o conteúdo de todas as matérias ligadas ao concurso foi a regra de ouro. E para não estudar coisas desnecessárias, focalizar nos exercícios das últimas provas da área de atuação. Foi a única coisa que fiz durante os trinta dias antes da prova.

3) Válvula de Escape

Ter em mente a possibilidade de que nosso destino não seja ingressar em um concurso público também é válido.

Uma coisa é ter persistência, outra coisa é ter uma obsessão.

Quando eu fui aprovado no concurso público, já estava em uma posição bem sucedida numa empresa privada. E se não tivesse sucesso no concurso estaria seguindo uma carreira normalmente.

Portanto, o ideal é alinhar a carreira atual, o emprego atual ao estudo do concurso público. Muitos conteúdos são básicos são importantes para ambos, como saber gramática, matemática financeira, estatística, informática, dentre outros.

4) Saúde

Não adianta contudo sacrificar a saúde, deixar de praticar exercícios físicos, deixar de dormir ou mesmo de ter momentos rotineiros de diversão.

Obviamente que a diversão deve ser saudável. Nada de gastar horas com video-games, boates e noitadas de sexta a domingo, desgaste físico e mental com a diversão…

5) Fé Raciocinada

Devemos entender que toda causa tem um efeito. E esse axioma rege todas as nossas relações e atitudes pessoais e interpessoais.

Toda ação que praticamos estamos criando energias a cada segundo que terão efeito em determinado momento de nossas vidas. Assim construímos o nosso futuro.

Ao estarmos praticando boas ações, estamos construindo o nosso destino a cada instante de nossas vidas, é uma lei.

O simples pensamento persistente em determinado objetivo aliado ao estudo sistemático já é uma ação que produzimos. E como toda ação produz uma reação …

Com a fé raciocinada na lógica de nossas próprias ações podemos caminhar com mais serenidade nos estudos e na vida, pois o nosso pensamento vive e nada é por acaso.

Bons estudos! Sucesso.

Artigos Relacionadas:

Related Posts with Thumbnails

Use Facebook to Comment on this Post

RSS Feed

No comments yet.

Leave a comment

« | »

A Arte da Guerra - Sun Tzu Abertura de Empresa Buscar Emprego via Internet Combatendo Vírus na Rede Como configurar acesso a câmeras via internet Como criar um blog profissional com renda Como Evitar vírus de e-mail e cliques Como Pesquisar no Google e Achar Tudo Compartilhar internet móvel 3G Configurar Roteador com Internet Contabilidade Pública Eliminando vírus da rede II Eliminando vírus remotamente Escolher a melhor placa mãe Formatação Limpa Ganhando Dinheiro e Emprego na Internet Gerenciamento de Risco de Perícia Contábil Gerenciamento do Projeto de Aeromodelo de Isopor Gerenciamento e Controle de Projetos Implantação da Nota Fiscal Eletrônica Jogo Stock em delphi - download exe e fonte Lucro Presumido ou Lucro Real ? Manutenção em computadores via internet Maximizando pesquisas na Internet Melhor Ferramenta de Boot Monografia Montando Computador para Estação de Câmera de Segurança Montando um Aeromodelo de Isopor My Playlist para violão My Programlist - Softwares básicos para instalar computador formatado Notebook Lento Placa mãe Asus P5N Preparando soft de câmera Programas free de Backup Qual a melhor Opçao: Lucro Real ou Presumido. Recuperando sistema atacado por vírus Rediscagem e conexão automática de internet móvel Reparar o Skype corrompido e o perdão Resumo dos Tipos Societários Segredo da boa seleção de gerentes Segurança da Informação Soft gratuitos de projeto Virus na rede Vírus Vampiro sugando internet Windows Mobile - Melhores programas free e guia