outubro

2

Como transformar uma CPU comum numa sistema de gravação de câmeras de vigilância

 

1. Introdução

Com a redução de custos dos equipamentos de informática e popularização da vigilância remota os computadores passaram a ser um objeto primordial no registro das imagens e gerenciamento de câmeras de segurança.

Além de possuir fácil manutenção, expansão e configuração, os computadores voltados para gerenciamento das câmeras de segurança se alastram por um Brasil onde a falta de segurança é uma realidade.

Apesar do sistema presidiário no Brasil ser um verdadeiro inferno a existência de muitos gatunos na oportunidade de conseguir furtar casas e empresas não para nunca.

O cidadão e as empresas se veem obrigadas a gastar milhões de reais em segurança. Os investimentos do governo nunca são suficientes nessa área. E por mais que seja obvio que a Educação é a solução, os gastos nessa área parecem nunca serem priorizados .

Mas vamos ao assunto abordando um pequeno resumo de como montar um computador voltado para gravação de câmeras de segurança.

2. Comprando o computador

Os computadores básicos que são vendidos atualmente em lojas e mesmo supermercados apresentam um custo baixo. Não tem problema, mas sabendo dos detalhes abaixo para o barato não sair caro.

Uma CPU atual utilizando de preferência o Windows XP para evitar problemas de configuração já basta.

A fonte deve ser trocada por uma de maior capacidade para evitar problemas. Geralmente as fontes que acompanham os computadores são as piores possíveis. Uma de 500 W real é suficiente.

Outro quesito básico deve ser a Placa de Captura das imagens de Segurança. É uma placa com várias entradas de vídeo. Possuem quatro, oito ou dezesseis entradas simultâneas. Avalie uma a ser comprada e verifique de que tipo é sua conexão ao computador – qual entrada utiliza na placa mãe.

A placa deve ser colocada no computador após o mesmo estar com o Windows instalado corretamente com todos os seus drivers atualizados, principalmente da placa de vídeo, mesmo que integrado a placa mãe.

Aconselho uma placa mãe de qualidade, como Gigabyte, Intel evitando placas desconhecidas. Mas a nível de funcionamento isso não vai influenciar a não ser que não possua entrada para placa de captura. Como já deve ter escolhido a placa de captura essa questão deve ser verificado antes da compra do computador.

Comprar as peças separadas e montar um computador pode assim sair mais barato do que comprar um computador super barato e ter que trocar muitas peças.

Outra peça essencial é um outro Hard Drive para salvar as imagens, de preferência de bom tamanha (mínimo 1 Tera). O sistema terá um HD para o sistema operacional e programas e outro para gravação das imagens.

3. Instalação de Software

Na placa de captura profissional de câmeras de segurança, geralmente o software de gerenciamento das câmeras vem junto da mesma. Imprima o manual caso venha em CD e instale.

4. Rede elétrica

Um nobreak ligado a uma boa bateria (de caminhão) é essencial em caso de falta de energia elétrica. Quem nunca viu aqueles filmes onde ladrões cortam a luz da casa para entrar…

5. Instalação

Um CPU de segurança não deve estar localizada em ambiente muito visível, justamente para não ser roubada quando houver uma invasão. Sua ventilação também deve ser providenciada para não superaquecer.

Também deve ter suas conexões bem protegidas com tomadas com disjuntores para desligar em caso de fechamento de curto e não ser um causador de incêndio.

Uma boa internet também é necessária para divulgar as imagens para outros locais.

Todos podemos tornar realmente o Brasil um país mais seguro através da caridade e educação. E não precisamos ir muito longe. Doar um pouco de nosso tempo habitualmente aos jovens familiares que muitas vezes se encontram ao nosso lado solicitando atenção é nossa verdadeira chance de mudar o mundo. A família é a célula que forma toda sociedade. Mudar o mundo é unir a família e educá-la. E para isso aconteça precisamos antes de tudo estarmos melhorando a nós mesmo a cada dia. Pensemos nisso.

Abaixo um vídeo de como fazer a conexão das câmeras a placa de segurança.

watch?v=IPlOQs3o2ag&feature=related


Artigos Relacionadas:

Related Posts with Thumbnails

Use Facebook to Comment on this Post

RSS Feed

7 Comments for Como transformar uma CPU comum numa sistema de gravação de câmeras de vigilância

Paulo
2 de novembro de 2011

Achei seu site após uma busca no google por geovision. Tem muita informação util pra mim, q sou técnico em informatica e tudo muito bem explicado, parabéns!
Gostaria de tirar uma dúvida: Qdo estava de férias em meu trabalho, montaram um pc pra cameras de segurança com placa mae asus, processador dual core e memoria ddr3 (4gb) e windows xp, o sistema é geovision. Acontece q agora essa maquina dá constantemente tela azul (IRQL NOT LESS OR EQUAL). Eu inisto q se trata de uma incompatiblidade geral, o fato de o windows nao gerenciar tanta memoria, e a propria placa de captura com as memórias ddr3. O que vc acha?

Obrigado!

Claudinho
2 de novembro de 2011

Bem, só em falar placa mãe Asus já fico arrepiado. O que era sinônimo de bom desempenho no passado hoje significa problemas para muitos usuários. Digo isso porque investiguei a fundo em foruns americanos e lá já existiam muitas reclamações, imagine aqui no Brasil. Tenho um artigo sobre essa jornada…

http://www.limitedoinfinito.com.br/?p=300

Consiga o manual da placa e veja bem as configurações e jumpers que devem ser configurados manuais, pois dependendo do modelo é cheia de detalhes internos. Se tiver uma placa sobrando ai, troca logo e deixa essa pra usar em algum tipo de trabalho que não necessite confiabilidade.

Bom trabalho.

itanpalmeira
19 de novembro de 2011

estou aguardando resposta comprei um kit 4 cameras 208 2.0 easycap sem fio estalei tem som,imgem,grava,so que nao mostra as quatros em tenpo real so mostra de uma em uma nuha janela so, e nao nas quatros como dis o manual,pos pedi o end;ip186.212.247.188 coloco,usuario;boto meu nome,senha e na hora do login nao aceita que faço )poderia mim explicar se errei en algo ou falta algunha coisa

José Akcio
1 de março de 2012

Opá, muito bom esse post, estava aqui pesquisando uma configuração boa para o sistema de cameras por que a empresa que trabalho vai instalar sistema com 16 cameras. Eu estava pensando seriamente em optar por uma placa mãe ASUS, mas com a colocação do amigo eu já desisti, vou escolher uma intel mesmo, com o detalhe de CHIPSET não pode ser VIA. Se tratando da placa mãe INTEL, provavelmente os CHIPSETS sejam intel. Mas será que é necessário uma placa de video OFF BOARD, pelo fato de serem 16 cameras que poderam exigir mais do video?

Claudinho
1 de março de 2012

Não tive problemas ainda com a Intel nem com a Gigabyte. As placas mães atuais com video on board adicionada uma boa placa de captura, mesmo com 16 canais suportam bem as imagens. Pode começar no padrão mesmo. O mais importante é ter um bom e grande HD somente para as gravações para não travar muito o sistema. Ainda assim poderá comprar uma placa de video off a qualquer momento, se sentir necessidade extra. Bom trabalho.

wandre venuto
13 de junho de 2012

Boa tarde Claudinho!comprei recentemente um kit de cameras com a placa de captura,vc poderia me dizer como faço a instalaçao das mesma e depois as ligo na tv para ver as imagens.

Claudinho
13 de junho de 2012

Geralmente esses kits são bastante simples para serem colocados em um computador. As imagens são vistas somente no monitor do computador e essa imagem pode ser transmitida via rede ou internet para outros computadores. No kit deveria ter um manual e cd de instalação do programa da placa, verifique com o fornecedor caso não tenha recebido.
Bom trabalho.

Leave a comment

« | »

A Arte da Guerra - Sun Tzu Abertura de Empresa Buscar Emprego via Internet Combatendo Vírus na Rede Como configurar acesso a câmeras via internet Como criar um blog profissional com renda Como Evitar vírus de e-mail e cliques Como Pesquisar no Google e Achar Tudo Compartilhar internet móvel 3G Configurar Roteador com Internet Contabilidade Pública Eliminando vírus da rede II Eliminando vírus remotamente Escolher a melhor placa mãe Formatação Limpa Ganhando Dinheiro e Emprego na Internet Gerenciamento de Risco de Perícia Contábil Gerenciamento do Projeto de Aeromodelo de Isopor Gerenciamento e Controle de Projetos Implantação da Nota Fiscal Eletrônica Jogo Stock em delphi - download exe e fonte Lucro Presumido ou Lucro Real ? Manutenção em computadores via internet Maximizando pesquisas na Internet Melhor Ferramenta de Boot Monografia Montando Computador para Estação de Câmera de Segurança Montando um Aeromodelo de Isopor My Playlist para violão My Programlist - Softwares básicos para instalar computador formatado Notebook Lento Placa mãe Asus P5N Preparando soft de câmera Programas free de Backup Qual a melhor Opçao: Lucro Real ou Presumido. Recuperando sistema atacado por vírus Rediscagem e conexão automática de internet móvel Reparar o Skype corrompido e o perdão Resumo dos Tipos Societários Segredo da boa seleção de gerentes Segurança da Informação Soft gratuitos de projeto Virus na rede Vírus Vampiro sugando internet Windows Mobile - Melhores programas free e guia