julho

28

Câmeras de segurança via internet e reflexões sobre o “nada”

cable Fechando a série de instalação de câmeras de segurança, demonstro aqui como colocar e configurar o programa DVR para enviar imagens via internet para fora do ambiente da rede interna.

Facilmente temos a distribuição da imagem via rede. Seria o primeiro passo, pois assim já configuramos o internet explorer e suas configurações para permitir imagens active x.

Após isso instalamos um programa de dns ou de acesso remoto no CPU onde está o programa DVR e configuramos o mesmo.

Portanto temos duas maneiras de visualizar as câmeras externamente via internet. O primeiro modo é via programa dns. A qualidade é melhor de visualização, mais rápido, mais prático de fazer o login, contudo mais trabalhoso sua manutenção e implantação.

Com acesso remoto não tem mistério, basta instalar o programa no servidor e acessar via serviço do acesso remoto. A qualidade e velocidade geralmente é inferiror. Portanto não mostrarei esse caso aqui, até mesmo por ser bem mais fácil.

Quanto aos programas de dns, os mais indicados são No-ip e o DDNS. Em análises verifico que o DDNS é bem mais fácil e além de tudo gratuito.

Baixemos o programa DDNS no link abaixo:

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=4Fc&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&q=download+ddns&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=

Enquanto isso vamos a configuração do cliente que irá ver as imagens:

Entre em Painel de Controle. Abra Configurações da Internet.

Ao abrir a janela clique em Segurança e depois em Nível Personalizado e nos ítens Active X coloque o primeiro item em desabilitado e o restante em prompt ou habilitado.

active

Após essa configuração inicial no cliente vamos para a instalação e configuração no DVR.

O tipo de internet é um fator muito importante nessa transmissão da imagem para fora da rede. Pois caso se tenha um roteador fazendo a entrada da internet (geralmente velox ou via cabo) devemos configurar o mesmo roteador a ter a porta 80 liberado para o programa DDNS transmitir com o socket 9000, 9001, 9002.

Caso a internet do computador DVR seja fornecido via celular, o que está sendo muito comum hoje em dia, basta abrir no firewall do próprio windows. Evite deixar o firewall desabilitado. Assim procedendo é fácil, contudo o CPU logo irá estar carregado de vírus.

A internet via celular está servindo inclusive para levar acesso web a empresas inteiras, compartilhando a conexão a todos com uma 3G.

Os maiores problemas certamente encontraremos nessa questão do roteador devido a grande dificuldade e falta de padrão de uma marca para outra. Em outra publicação estarei em breve “desmiuçando” essa questão de maneira mais fácil. Enquanto isso em caso de problemas com o roteador pesquisem na internet sobre o assunto no link abaixo:

http://www.google.com/search?ie=UTF-8&oe=UTF-8&sourceid=navclient&gfns=1&q=roteador+configura%C3%A7%C3%A3o+abertura+de+porta+para+programa+ddns

Baixado o programa faça a instalação do DDNS criando um nome próprio (nome.ddns.com.br)  no computador onde está a DVR.

Ao rodar o DDNS ele ficará com um icone em formato de alvo ao lado do relógio do windows e ligará automaticamente ao reinicar o computador.

Ao clicar nesse link verá o dominio cadastrado e o IP gerado. Através desse IP iremos configurar o DVR. Note que caso a internet caia, ao reconectar e esse IP alterar, devemos refazer essa configuração. Portanto, a qualidade da internet, assim como a opção de deixar a máquina ligada 24 horas é importante para se ter esse acesso.

Abra o Windows Explorer, localize a pasta DVR e abra o arquivos TXT de nome DVRNET.INI

Coloque:

  • Em “ipserver=” o nome do domínio que criou com o programa DDNS (nome.ddns.com.br)
  • Em “ip=” coloque o número do IP que está no programa ddns”

Feche o arquivo e salve as alterações.

Está assim finalizada a configuração do CPU DVR. Ele tem que ter portanto internet estável, o programa DVR funcionando, o programa DDNS instalado e essa configuração pronta.

Voltemos para o cliente em uma internet fora dessa rede.

Abra o Internet Explorer ( o Mozilla não funciona bem) e digite no campo endereço web o nome do domínio (nome.ddns.com.br)

Irá abrir uma janela em branco solicitando instalação de um active x. Faça o download desse arquivo (webview.exe) e instale-o.

Feche o navegador e abra novamente e digite novamente o domínio onde irá agora abrir uma janela:

login

No IP, coloque novamente o dominio ou o número do ip do ddns e clique em next para a visualizar as câmeras via internet.

Caso queira visualizar as câmeras estando o cliente dentro de uma rede interna de computadores, basta colocar o ip que está na configuração tc/ip da placa do computador DVR no endereço http do internet explorer e repetir na janela “connect to server”. Certamente nesse caso o computador onde está o programa DVR deverá ter um Ip manual em sua configuração.

De qualquer lugar do mundo se conectado com a internet desse modo poderíamos acessar uma câmera em um determinado local. Para maior garantia ainda pode-se além de colocar o acesso via dns, simultaneamente colocar um acesso remoto para caso de manutenção do sistema.

Caso a internet usada fique a todo momento mudando o número do ip aconselho utilizar o programa NO-IP ao invés do DDNS. Com o No-Ip fazemos um cadastro on line que irá gerar um ip “fixo” para o domínio sendo automaticamente ajustado quando o IP do serviço de internet muda, como é bem comum nas conexões via operadora de celular.

E quem tem algum tipo de roteador na internet deve configurá-lo para redirecionar o serviço de ddns na tela abaixo do d-link, por exemplo:

roter

Refletindo…

Assim podemos verificar que o “nada” não existe. Onde quer que estejamos, há ondas de rádio invisíveis passando até mesmo por dentro de nosso corpo, energias magnéticas, ondas de calor, moléculas, fluidos, decididamente o “nada” não existe… Até mesmo no vácuo do universo existem ondas eletromagnéticas certamente…

Assim meditemos o seguinte: Quem somos e para onde vamos?

_ Parece simples, contudo quando se trata de informações antes do nascimento ou depois da morte, muitos desviam a atenção pela subjetividade do assunto. Contudo nos dias atuais temos informações precisas sobre esses momentos desconhecidos pela maioria dos mortais. Contudo é de extrema importância esse conhecimento independente de culto, filosofia ou religião. É um conhecimento científico.

E a resposta ? Está em uma pessoa. Nascida no Brasil, humilde, pobre, trabalhador. Estudou até a 4° série e dedicou sua vida aos pobres e a um mundo que desconhecemos.  O mundo espiritual. Ele – Chico Xavier – nos deixou mais de 400 livros onde espíritos escreviam por intermédio de sua mão, psicografando relatos, poesias, ensinamentos que muitas vezes o próprio Chico não conseguia entender, tamanha riqueza de palavras que ele mesmo desconhecia.

Em breve um filme sobre o Chico Xavier estará nos cinemas brasileiros. Até lá fica o convite para o o conhecimento de um pouco de sua obra produzida por pessoas invisíveis que residem no “nada”.

……



Artigos Relacionadas:

Related Posts with Thumbnails
RSS Feed

158 Comments for Câmeras de segurança via internet e reflexões sobre o “nada”

Gerson
13 de setembro de 2012

Claudinho,
boa noite. Comprei um Stand Alone com 7 cameras para minha empresa, um “técnico” foi instalar e as cameras funcionam perfeitamente. Porém quando comecei a pensar nessas cameras o objetivo era coloca-las para os clientes vê diretamente do meu site, só que agora não estamos conseguindo fazer isso pq não temos o link das cameras para disponibilizar para o site. Como fazemos isso sem que o cliente , que é leigo na maioria das vezes, fique tendo que baixar active ou configurando o PC. Conto com sua boa vontade, pois fiz um investimento e não estou conseguindo disponibilizar para o que eu pensei.

Claudinho
17 de setembro de 2012

Caro Gerson, disponibilizar várias câmeras via internet para os clientes é algo bastante complexo. Primeiramente pela banda de internet que terá que disponibilizar para ter a capacidade de transmitir simultaneamente para vários clientes, várias câmeras. Segundo pelo próprio site que deverá construir para oferecer tal serviço.
Você pode ver um exemplo no site abaixo onde disponibiliza imagens da cidade…

http://www.censanet.com.br/entretenimento/camera

Contudo a empresa em questão é um provedor de internet e tem capacidade de banda suficiente para tal.
E ainda no seu site teria que fazer logins para somente clientes cadastrados poderem acessar as câmeras. Afinal não seria interessante abrir para todo o mundo as imagens de sua loja acredito.
De qualquer forma terá que fazer desembolsos na contratação de um construtor de sites e hospedagem profissional que certamente também acabam por divulgar a empresa e o que seria um custo pode ser na realidade um investimento em marketing.

Bom trabalho

Gerson
17 de setembro de 2012

Claudinho,
maravilha…mas o site eu já tenho, o sistema de liberar o login apenas para os clientes que eu quero eu também já tenho…o que não estamos conseguindo o tirar do stand alone o link das camares para inserir no meu site…obrigado pela ajuda.

Claudinho
19 de setembro de 2012

Se já tem essa estrutura mínima terá que estudar o assunto sobre streaming. Não tenho conhecimento sobre isso, mas abaixo tem um passo a passo que pode servir de começo.

1 – Esses são os passos para a captura e transmissão:

Instale o WMEnconder (de preferencia o 9), abra o WME, selecione transmitir ao vivo, selecione o que vc quer transmitir (audio, video ou ambos), selecione a qualidade da transmissão (isso varia de acordo com o tipo de conexão que vc usa).

2- Para distribuir:

existe duas maneiras:
a- enviar os dados para um servidor MMS, que fará a distribuição da midia.
b- transmitir direto do seu computador.

Vamos supor que vc distribuirá pelo seu computador (acho que isso é o que vc quer)

descubra seu ip, o WMEncoder utiliza por padrão a porta 8080. ficando assim:
mms://seu_ip:8080

crie um arquivo txt e coloque apenas esta linha:
mms://seu_ip:8080

e salve ele com a extenção .asx, exemplo: camera.asx, coloque este arquivo no servidor

agora é só colocar um link para este arquivo no site, que quando clicado abrirá o media player e reproduzirá a midia

IMPORTANTE:

Se sua conexão tiver ip dinamico, será necessário alterar o ip do arquivo .asx toda vez que vc conectar.

fonte: http://www.hardware.com.br/comunidade/webcam-vivo/89399/

Cristian
30 de outubro de 2012

olá,
parabéns pelo site e dicas!

tenho um pc com placa geovision instalada nele e 7 cameras. Utilizo internet a cabo NET VIRTUA, onde o modem da NET é conectado com eu roteador. Acessava normalmente as cameras, mas na semana passada a NET veio aqui e trocou o modem deles por outro com wireless, mas o qual continua ligado ao meu roteador, mas agora nao consigo mais acessar as cameras pela web (fora da minha internet local). ja tenho conta ddns (www.ddns.com.br) e nao consigo localizar o arquivo dvdnet.ini que mencionou e utilizo um sistema de dvr da TECVOZ. Por favor, me ajude. abraço

Claudinho
4 de novembro de 2012

Provavelmente o novo modem deve possuir roteador incluso e deve ter alguma configuração de firewall – portas a serem abertas para que possa ter o acesso. Tente acessar o modem-roteador pela configuração padrão do manual que vem na caixa. Caso contrário terá que entrar em contato com a Net. Bom trabalho.

Leon
28 de novembro de 2012

Boa Tarde, comprei um kit pela net, e agora estou procurando um técnico para fazer a instalação, na pesquisa que tenho feito, as informações estão sendo bastante incoerentes quanto a necessidade de mensalidade anual para manutenção do ip fixo… ou se é realmente necessário isso, não estou a fim de ficar pagando anuidade para este serviço, e alguns técnicos informam que não seria necessário, mas infelizmente não fazem apenas a instalação, tenho realmente apenas estas duas opções? ou pago ip fixo para a net, ou pago
anuidade para um técnico “administrar” meu acesso através de um site americano? tem algum programa que possa usar para não ter esse problema? obrigado pela orientação !!!

Claudinho
29 de novembro de 2012

Seria isso mesmo.
A não ser que aprenda a fazer o serviço de abertura e instalação de algum programa que simula um IP através de um servidor de DDNS.
Ainda assim a melhor alternativa é pagar por um ip fixo da net, não há quedas de serviço e a qualidade é bem melhor.
Bom trabalho.

Leave a comment

« | »

A Arte da Guerra - Sun Tzu Abertura de Empresa Buscar Emprego via Internet Combatendo Vírus na Rede Como configurar acesso a câmeras via internet Como criar um blog profissional com renda Como Evitar vírus de e-mail e cliques Como Pesquisar no Google e Achar Tudo Compartilhar internet móvel 3G Configurar Roteador com Internet Contabilidade Pública Eliminando vírus da rede II Eliminando vírus remotamente Escolher a melhor placa mãe Formatação Limpa Ganhando Dinheiro e Emprego na Internet Gerenciamento de Risco de Perícia Contábil Gerenciamento do Projeto de Aeromodelo de Isopor Gerenciamento e Controle de Projetos Implantação da Nota Fiscal Eletrônica Jogo Stock em delphi - download exe e fonte Lucro Presumido ou Lucro Real ? Manutenção em computadores via internet Maximizando pesquisas na Internet Melhor Ferramenta de Boot Monografia Montando Computador para Estação de Câmera de Segurança Montando um Aeromodelo de Isopor My Playlist para violão My Programlist - Softwares básicos para instalar computador formatado Notebook Lento Placa mãe Asus P5N Preparando soft de câmera Programas free de Backup Qual a melhor Opçao: Lucro Real ou Presumido. Recuperando sistema atacado por vírus Rediscagem e conexão automática de internet móvel Reparar o Skype corrompido e o perdão Resumo dos Tipos Societários Segredo da boa seleção de gerentes Segurança da Informação Soft gratuitos de projeto Virus na rede Vírus Vampiro sugando internet Windows Mobile - Melhores programas free e guia