fevereiro

11

Ferramentas de autoconhecimento

 

 

 

 

 

 

Estava eu pela primeira vez subindo num cavalo na fazenda de uma prima com uns amigos há bastante tempo. Foi assim…

Os cavalos mais mansos foram entregues para as meninas e nós pegamos os outros suspeitos.

Todos subiram… e eu, me baseando nos ensinamento dos filmes de bang-bang, montei naquele cavalo branco de cela comum sem grandes frescuras, segurando firme e prendendo bem meu tênis no estribo.

Fomos andar em grupo pela estrada batida, subindo e descendo, virando e apreciando a bela vista num calor úmido típico daquele mês de pré verão.

Já com intimidade com a montaria em marcha lenta, saímos da estrada principal, paramos num daqueles pequenos riachos onde dá a impressão de lá na frente se transformar num grande rio devido ao ritmo incessante da água correndo.

Enfiei a cabeça dentro d´água gelada, muito bom…

Restaurados da cavalgada peguei novamente o cavalo branco e devagar chegamos ao início da estrada batida principal.

Nesse momento o caro leitor deve estar se perguntando sobre os procedimentos de autoconhecimento…., pois bem, minha prima com um sorriso sinistro pega um pequeno chicote e veio em minha direção. Eu já montado no cavalo fiquei observando ela repentinamente dá-lhe uma grande estalada com a cinta naquele belo e tranquilo cavalo branco !

_ Paaaffftttttsss !!

Só senti um pulo do cavalo pra frente em disparada !

Puxava o freio e nada, puxava mais forte e nada, ele chegava a virar o focinho com minha puxada, mas corria parece com um olho só, simplesmente não parava !

Nesse momento veio um filme em minha cabeça e lembrei daquelas cenas onde o bandido levava um tiro e saia arrastado pelo cavalo – levantando poeira, preso com o pé no estribo…

_É o fim …

Mas também pensei…

_Uma hora ele vai cansar e diminuir a velocidade… É só curtir a corrida e deixar me levar… hmmm…. tentei relaxar um pouco…

…Que nada! E o pior é que já estava vendo a cancela fechada lá na frente e o bicho branco doido correndo… ou ele vai pular com tudo cancela acima ou se joga pro meio do mato nessa velocidade que está !!!

Tinha duas opções – deixar o cavalo me levar ou pegar o controle e tomar uma atitude drástica, pois já previa o fim.

Afrouxei o meu tênis apoiando somente as pontinhas no estribo, abracei o pescoço do cavalo e com uma mão só peguei firme o freio mais próximo possível da sua boca estrebuchante e puff !!! Puxei com tudo!

Travou as quatro rodas, como num reset forçado, o cavalo se jogou pra trás com o meu puxão, freando e ao mesmo tempo empinando no estilo “Zorro”…

Sem uma espada para levantar, tratei de soltar meus dois pés, deitar o máximo junto ao pescoço do nervoso branco e saltar com as duas pernas em sincronia para o lado esquerdo.

Incrivelmente ainda segurando o freio firme parei de pé, frente a frente, olho no olho. Ele não podia pular, nem saltar, nem correr – eu tomei o controle !!!!!

Tornou-se um estrebuchante dócil branco a uns 5o metros da cancela fechada.

No melhor estilo John Wayne de tênis, fiquei aguardando a turma me alcançar vitorioso e pensei – até lá já parei de tremer ! Mas fiz o certo dessa vez.

Pensei muito então no acontecido e levando essa situação para nossas vidas podemos ter uma boa reflexão.

Quando nós previrmos o futuro pelas nossas ações do presente e passado temos uma grande ferramenta em nossas mãos.

Interessante ainda questionar:

Afinal se o cavalo for a vida que trilhamos e gastamos, o que devemos fazer?

_ Deixar o cavalo nos levar, aproveitando oportunidades e seguindo o caminho por ele traçado; Ou tomar a rédea e forçar ele a seguir pelo caminho que realmente quero ?

Esse questionamento nos leva a outro ainda mais profundo…

_ O que realmente eu quero pra mim, onde devo chegar, e para quê ?

Que nos leva a um outro pensamento ainda mais intrigante, mas não menos importante…

_ Quem sou eu, de onde vim, para onde vou ?

Todas essas interrogativas possuem respostas.

Uma coisa tive certeza – em alguma vida passada eu já tinha andado muito de cavalo !

Outra questão refere-se a tomar atitudes drásticas. É algo muito arriscado em todos os setores de nossas vidas. No âmbito profissional muitas vezes atuamos em locais que não agradamos. No seio familiar temos geralmente parentes sem nenhuma afinidade. No convívio geral com a sociedade encontramos pessoas de difícil tratamento. Mas dependemos da renda, nascemos naquela família, moramos naquele local, trabalhamos naquela empresa…

Na maioria das vezes não estamos em locais indigestos por acaso. Temos a chance de aprender a ser tolerantes, a sermos mais criativos, a controlar nossa raiva e falar com sabedoria. Faz parte das ondulações da estrada, dos buracos e solavancos.

Não devemos confundir “fuga” com “mudança de vida”.

Dessa forma, podemos estar enganados em nossas respostas. Por isso a importância da dialética e da filosofia aplicada.

Dialética (do grego διαλεκτική) era , na Grécia Antiga, a arte do diálogo, da contraposição e contradição de idéias que leva a outras idéias.

As nossas certezas devem ser testadas através de contradições para melhor avaliar sua veracidade e separar assim fantasias inalcançáveis de possíveis realidades futuras. Não adianta viver no passado nem estar nervoso com o futuro.

Depois desse filtro mental nos deparamos com nossa própria imagem no espelho. O autoconhecimento é fundamental.

O indivíduo possui grandes círculos sociais – o trabalho e a família. Se realizar nesses dois grandes polos de vida é uma missão das mais importantes.

Essas questões devem ser todas levadas em questão na decisão por mudança, leva tempo, concentração e meditação. Fatos que a cada dia são mais difíceis de conseguir.

Na falta de condições de autoconhecimento, existem muitas ferramentas de auxílio.

Uma das febres do momento chama-se Coaching.

Sua essência é definida como…

O processo de Coaching auxilia e suporta o indivíduo a despertar o seu potencial máximo rapidamente e produzir resultados mais satisfatórios em sua vida pessoal e profissional. Uma alternativa poderosa para pessoas e organizações que sabem que o sucesso pessoal não é um ponto de chegada, mas sim um caminho. Um caminho que necessita de planejamento, superação de obstáculos, excelência pessoal, motivação, equilíbrio e transformação individual. O Coaching é uma excelente alternativa para pessoas que buscam o aprimoramento de suas habilidades individuais, aumento de performance ou transformação pessoal. < http://www.ibccoaching.com.br >

Ainda assim muitas pessoas continuam insatisfeitas em seus trabalhos e funções, sacrificando-se e buscando doenças por um simples salário.  Devemos aprender com o Coaching que a felicidade pode estar ao alcance de cada um de nós e aprender a separar uma “fuga” de “estar no caminho errado”.

Mesmo não tendo uma facilidade de se auto avaliar e se conhecer, não podemos desistir dessa missão. Vivemos atribuindo defeitos e silenciando sob dons dos próximos e deixamos de fazer o essencial – silenciar em nosso íntimo e descobrir sim, nossos defeitos e dons.

A partir desse conhecimento essencial pode-se trilhar caminhos com pesos e medidas para mapear todos os campos cognitivos que dispomos e traçar possibilidades.

Decisões não são fáceis de serem tomadas, mas através do conhecimento profundo de nossa alma somado aos grandes grupos sentimentais que nos somam a sociedade podemos mais facilmente enxergar as rotas da vida.

Que tal começar com um teste básico vocacional gratuito no link abaixo…

http://www.rioserv.com.br/Teste%20Vocacional.htm

Depois do vídeo abaixo, que tal desligar computador, celular, e realmente refletir um pouco. Onde estou? Quem sou eu?  Onde quero chegar? Sou feliz? Quais ações tomar?

Boas decisões !

 

 

Artigos Relacionadas:

Related Posts with Thumbnails

Use Facebook to Comment on this Post

RSS Feed

No comments yet.

Leave a comment

« | »

A Arte da Guerra - Sun Tzu Abertura de Empresa Buscar Emprego via Internet Combatendo Vírus na Rede Como configurar acesso a câmeras via internet Como criar um blog profissional com renda Como Evitar vírus de e-mail e cliques Como Pesquisar no Google e Achar Tudo Compartilhar internet móvel 3G Configurar Roteador com Internet Contabilidade Pública Eliminando vírus da rede II Eliminando vírus remotamente Escolher a melhor placa mãe Formatação Limpa Ganhando Dinheiro e Emprego na Internet Gerenciamento de Risco de Perícia Contábil Gerenciamento do Projeto de Aeromodelo de Isopor Gerenciamento e Controle de Projetos Implantação da Nota Fiscal Eletrônica Jogo Stock em delphi - download exe e fonte Lucro Presumido ou Lucro Real ? Manutenção em computadores via internet Maximizando pesquisas na Internet Melhor Ferramenta de Boot Monografia Montando Computador para Estação de Câmera de Segurança Montando um Aeromodelo de Isopor My Playlist para violão My Programlist - Softwares básicos para instalar computador formatado Notebook Lento Placa mãe Asus P5N Preparando soft de câmera Programas free de Backup Qual a melhor Opçao: Lucro Real ou Presumido. Recuperando sistema atacado por vírus Rediscagem e conexão automática de internet móvel Reparar o Skype corrompido e o perdão Resumo dos Tipos Societários Segredo da boa seleção de gerentes Segurança da Informação Soft gratuitos de projeto Virus na rede Vírus Vampiro sugando internet Windows Mobile - Melhores programas free e guia