setembro

6

Importação do Sped Contribuições (Pis & Cofins) obriga Contabilista a trabalhar em equipe

Além de levar a loucura os programadores com mudanças de regras, pois até mesmo a própria nomenclatura do “Sped Pis Cofins” mudou para “Sped Contribuições”, o contabilista também está sendo obrigado a repensar sobre sua rotina de trabalho.

Nessa pressão governamental por informações digitais não é difícil entrar num escritório contábil e presenciar pessoas com os dedos cruzados, suando frio torcendo para algo divino organizar milhões de dígitos em formato txt.

Pode-se simplesmente esperar o pessoal do TI entregar um arquivo TXT perfeito, sem nenhum erro, no máximo com algumas advertências conciliando certinho com a apuração do Pis Cofins feita na época…

Mas infelizmente esse tipo de resultado é raro. Os erros na importação do Sped Contribuições são constantes.

Muitos sistemas processam arquivos do Sped Contribuições com erros, contudo muitas vezes devido a pequenas falhas que podem ser solucionadas facilmente direto no PVA, para posterior aperfeiçoamento da geração do arquivo direto do sistema conciliando com a apuração feita anteriormente.

Assim aproveitando o tema e descrevo através de telas abaixo alguns problemas e erros comuns de geração de arquivos do Sped Pis e Cofins que possam ocorrer ao importar o arquivo gerado pelo sistema comercial.

Mas para isso precisamos saber como gerar a apuração no PVA:

O primeiro passo é importar o arquivo onde deverá surgir erros ou avisos:

 

 

Antes porém de marcar os erros e verificar quais são deve-se gerar a apuração e depois validar novamente…

 

 

Após apuração e validação um tipo comum de erro é referente ao modelo da ECF que deve ser informado. Nesse caso basta verificar o equipamento ECF e colocar o modelo  no campo ao clicar em cada erro.

Informar o modelo do equipamento de ECF e salvar para corrigir o problema. Obviamente que deve-se verificar a existência de um campo no sistema comercial em operação referente ao modelo do equipamente que deve estar faltando configurar para não mais ocorrer o problema.

 

 

A maioria dos outros problemas acontecem devido a configuração incorreta da parametrização dos produtos. Nesse momento é vital uma configuração perfeita em conjunto com o desenvolvedor do sistema.

Outro erro comum é referente a divergência de totais em alguns registros, como o M400 na tela abaixo.

 

 

 

Ao clicar no erro é mostrado a tela abaixo, que deve ser FECHADA para verificar os valores.

 

 

Algumas divergências de valores podem surgir em alguns registros, principalmente em sistemas integrados ao sistema comercial. A existência no sistema de relatórios onde listam a movimentação do período com os respectivos códigos de natureza das receitas dos mesmos é imprescindível para uma conferência.

A correta produção da natureza da receita é um ponto muito importante. Um sistema mal configurado pode gerar campos vazios incorretamente causando erros no validador. Como podemos observar abaixo:

 

 

Geralmente nos sistemas existem configuração a serem feitas no CFOP e também nos produtos. Se todo o Contabilista inicialmente reservar um bom tempo para se deticar a essa tarefa certamente na geração do arquivo a quantidade de erros pode ser facilmente anulada.

É importante dessa forma a consciência do Contabilista da necessidade de comunicação e trabalho em conjunto com o pessoal do TI. Não existe mais o Contabilista que trabalha sozinho apurando resultados de uma empresa. Com o Sped implantado é de necessidade absoluta a parceria do departamento contábil com a equipe de tecnologia da empresa.

Outra questão importante refere-se ao tempo de apuração. Como o Sped Contribuições possui prazo maior que o envio das informações pelo Dacon, muitos deixam o serviço da geração do arquivo Sped para depois. Contudo para evitar surpresas o ideal é apurar os valores do Pis e Cofins para o Dacon conjuntamente com a geração do arquivo Sped Contribuições. Dessa forma qualquer erro detectado por um poderá ser corrigido a tempo evitando uma retificação indesejada.

Trabalhar em Departamente Contábil e não se estressar é mera questão de criar uma rotina de trabalho antecipada para que os prazos não sejam um fator de tensão nas apurações. Mas para isso uma boa realação interpessoal com os outros departamentos da empresa é vital.

Bom trabalho a todos.

[plulz_social_like width=”350″ send=”false” font=”arial” action=”like” layout=”standard” faces=”false” ]

Artigos Relacionadas:

Related Posts with Thumbnails

Use Facebook to Comment on this Post

RSS Feed

4 Comments for Importação do Sped Contribuições (Pis & Cofins) obriga Contabilista a trabalhar em equipe

Alice
27 de dezembro de 2012

Boa tarde!
Gostaria de saber se existe alguma forma de gerar o arquivo do SPED Contribuições por algum aplicativo da receita. A movimentação é de apenas 10 notas / mês. Se houver alguma solução mais prática, sem a necessidade de integração com o sistema atual e vocês souberem, por favor me avisem. Obrigada!

Claudinho
3 de janeiro de 2013

Oi Alice,

Tente fazer o arquivo direto no PVA, segundo as instruções o mesmo permite:

“Programa Validador e Assinador

Como pré-requisito para a instalação do PVA EFD-Contribuições é necessária a instalação da máquina virtual do Java. Após a importação ou criação da escrituração, a mesma poderá ser visualizada pelo próprio Programa Validador, com possibilidades de pesquisas de registros ou relatórios do sistema. Outras funcionalidades do programa: digitação, alteração, assinatura digital da EFD-Contribuições, transmissão do arquivo, exclusão de arquivos, geração de cópia de segurança e sua restauração.

O programa gerador de escrituração possibilitará:

– Importar o arquivo com o leiaute da EFD-Contribuições definido pela RFB;
Criar uma nova escrituração, mediante digitação completa dos dados;
– Validar o conteúdo da escrituração e indicar dos erros e avisos;
– Editar via digitação os registros criados ou importados;
– Emissão de relatórios da escrituração;
– Geração do arquivo da EFD-Contribuições para assinatura e transmissão ao Sped;
– Assinar do arquivo gerado por certificado digital;
– Comandar a transmissão do arquivo ao Sped.”
fonte: http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/efd-contribuicoes/como-funciona.htm

Pode também tentar testar e utilizar alguns programas gratuitos como o abaixo:

http://www.superdownloads.com.br/download/40/gerador-sped-contribuicoes-platao/

De qualquer forma o interessante seria já se preparar para o crescimento da empresa colocando um sistema com devido suporte de atualizações para os constantes requisitos do Governo Federal.

Bom trabalho.

André Carlos Dal Ri
2 de agosto de 2013

Parabéns pelo Blog, gostei bastante, Parabéns, sou contador e coordeno franquia de empresa de Softwares de Automação Contábil, atendo um cliente que é usuário do SIAGRI.

Claudinho
8 de agosto de 2013

Obrigado, nesse espaço além de aproveitar pra compartilhar informação ainda me serve para guardá-las para eu mesmo consultar em qualquer local que estiver.
É interessante que foi o Sistema Siagri que me levou para ser Contador por necessidade da empresa que trabalhava, antes atuava somente com TI, e quando fiz a faculdade já tinha toda a lógica das rotinas contábeis na cabeça pela parametrização que o sistema fazia.
É um sistema de ponta.
Bom trabalho por ai !

Leave a comment

« | »

A Arte da Guerra - Sun Tzu Abertura de Empresa Buscar Emprego via Internet Combatendo Vírus na Rede Como configurar acesso a câmeras via internet Como criar um blog profissional com renda Como Evitar vírus de e-mail e cliques Como Pesquisar no Google e Achar Tudo Compartilhar internet móvel 3G Configurar Roteador com Internet Contabilidade Pública Eliminando vírus da rede II Eliminando vírus remotamente Escolher a melhor placa mãe Formatação Limpa Ganhando Dinheiro e Emprego na Internet Gerenciamento de Risco de Perícia Contábil Gerenciamento do Projeto de Aeromodelo de Isopor Gerenciamento e Controle de Projetos Implantação da Nota Fiscal Eletrônica Jogo Stock em delphi - download exe e fonte Lucro Presumido ou Lucro Real ? Manutenção em computadores via internet Maximizando pesquisas na Internet Melhor Ferramenta de Boot Monografia Montando Computador para Estação de Câmera de Segurança Montando um Aeromodelo de Isopor My Playlist para violão My Programlist - Softwares básicos para instalar computador formatado Notebook Lento Placa mãe Asus P5N Preparando soft de câmera Programas free de Backup Qual a melhor Opçao: Lucro Real ou Presumido. Recuperando sistema atacado por vírus Rediscagem e conexão automática de internet móvel Reparar o Skype corrompido e o perdão Resumo dos Tipos Societários Segredo da boa seleção de gerentes Segurança da Informação Soft gratuitos de projeto Virus na rede Vírus Vampiro sugando internet Windows Mobile - Melhores programas free e guia