março

13

Minhas dicas de como comprar na internet com segurança máxima

Propaganda do CP-500 na década de 80

 

O diretor da empresa em que trabalho diz que sou humilde demais.  Contudo no quesito informática deixo um pouco essa característica de lado, pois lido com computadores desde a década de 80 com aqueles monitores de fósforo verde nos primeiro computadores pessoais com processador Z-80 nos TRS-80, no Brasil com bloqueio contra importações para incentivar a indústria nacional, tínhamos os nacionais CP-500 da Prológica na imagem acima.

Em 1996 fazendo um curso de verão de lingua inglesa em Tampa-FL entrei em contato pela primeira vez com a WEB, na Eckerd College nas primeiras versões do Internet Explorer e Netscape. Chegando ao Brasil a primeira coisa a fazer foi justamente montar novo o computador que tinha trazido (peças) e começar a navegar nas precárias redes de internet brasileira discada…

Com essa bagagem, coloco aqui a disposição minhas dicas de como comprar produtos na internet com a máxima segurança possível de modo mais simples possível.

Temos duas questões básicas: A parte virtual e a parte presencial.

Virtual

A primeira questão está no mais essencial – a escolha do site para compras. Obviamente que um site conhecido como Ponto Frio, Americanas, Wallmart, Comprafacil, Balão da informática, Compra Fácil, dentro outros grandes, a segurança já é praticamente garantida, desde a compra até mesmo no pós-venda.

O problema começa quando o produto que precisamos não se encontra numa dessas grandes empresas…

Se for no Mercado Livre ou Toda Oferta ou outros sites de intermediação de compra e venda, ainda temos sistemas que gerenciam o pagamento, garantindo assim um pouco mais de segurança. Uma dica nesses casos é sempre fazer pergunta ao vendedor e esperar o tempo de resposta do mesmo. Se ele demorar a responder é sinal de que não é muito profissional.

Quando for um site desconhecido, o risco aumenta, principalmente sem mecanismos de gerenciamento de pagamento.

Nesses casos o alerta está dado. Se não tiver como encontrar o produto em outro site mais conhecido, nesses casos devemos buscar referências e mais informações sobre o mesmo na internet.

No Google, colocamos a seguinte pesquisa, por exemplo com as palavras chaves:

nome da empresa XXX alguém já comprou

Com as respostas poderemos verificar opiniões de outros usuários.

Ainda assim é interessante buscar informações no site “Reclame Aqui“, pois existe uma qualificação da maioria dos sites. Outro site bom para avaliar além do produto, a empresa, é o Buscapé. Tanto os produtos, quanto os fornecedores são avaliados por índices e pelos consumidores.

Outra questão importante é sempre buscar fazer perguntas ao suporte da empresa, pois é uma ótima forma de verificar tempo de resposta e respectivo profissionalismo.

Também é interessante saber se a empresa emite nota fiscal, qual o cnpj da empresa. Com o CNPJ podemos buscar uma certidão da empresa no site da Receita Federal para saber se o cadastro está apto e mais informações como o endereço da mesma o site abaixo:

Site da Receita – Emissão de Comprovante de CNPJ

Com a junção dessas informações, se forem favoráveis, partimos para a compra. Nesses casos sugiro salvar todas as imagens da compra em arquivo. Para isso basta nas telas clicar na tecla “Print Scrn” e depois colar num documento Word.

Outra questão de risco é a forma de pagamento. Pagar a vista no boleto bancário para uma empresa desconhecida há um grande risco. Informar o cartão de crédito o risco também existe. Ou seja, tratando-se de empresas desconhecidas essa questão não tem solução.

Quando se compra por boleto convém além de imprimir, também salvar em forma de arquivo. Para isso podemos utilizar programas que são acionados no momento da impressão, e ao invés de imprimir eles salvam a impressão em um arquivo, como o PDF Creator o mesmo o XPS do próprio Windows.

São ferramentas interessantes esses softwares gratuitos, pois gera a possibilidade de salvar em arquivo tudo o que imprimimos.

Para instalar basta baixar nos links abaixo:

PDF Creator

XPS Viewer

Para compradores mais avançados temos as possibilidades de importação direta via sites internacionais como E-Bay. Os mesmos cuidados devem ser indicados. Lembramos que importar produtos abaixo de 50 dolares não incidem impostos, sendo praticamente livre a importação. Produtos com valores maiores podem ser retidos para pagamento adicional de impostos de importação, tornando-os na maioria das vezes inviáveis.

Mas se quiserem arriscar sugiro não comprar nos EUA, que são muito visados, mas importar do Ebay-UK, escolhendo os vendedores com pontuação mais elevada. Para saber quanto vale o Euro, basta colocar no google ex: “£100,00 to dollar” que já vai aparecer o valor em dólares, sendo mais fácil depois só multiplicar pelo valor do dollar em Reais.

O pagamento nesses casos é por cartão de crédito através do serviço Pay Pal, que garante uma boa utilização do mesmo. A maior dificuldade é justamente fazer o cadastro do Pay Pal, pois é demorado e necessário confirmações pelo extrato. No final do artigo deixo um vídeo de como fazer o cadastro no PayPal.

Presencial

A questão presencial refere-se ao equipamento (hardware) que se utiliza para fazer as compras. Comprar em computadores públicos onde várias pessoas utilizam, como em lan-houses, o risco é certamente maior.

Mesmo utilizando um computador próprio devemos no mínimo ter um bom anti-vírus instalado.

No caso de dúvida quanto a vírus e programas maliciosos, uma boa opção é rodar um antivírus portátil para garantir a segurança. Um bom software gratuito é o Malware Bytes. Para baixar a versão gratuita basta seguir o link abaixo:

MalwareBytes Download

Link Alternativo

Para rodar o programa, basta descompactar e executar o arquivo Malwarebyte.exe. É altamente recomendável atualizar o software antes de rodar pelo menos uma verificação rápida para remover programas maliciosos e garantir um mínimo de segurança.

Muitos antivírus não detectam certos malwares que esse programa acima consegue remover.

Após rodar esse software teremos mais garantias de estar em um equipamento com um mínimo de segurança para praticar compras on line.

Outra questão é estar com os aplicativos como o Java e principalmente o navegador (browser) atualizados.

Também recomendo sempre apagar os históricos e campos de preenchimento automático. No Firefox temos a configuração nas opções abaixo.

E para os mais cuidadosos temos um teclado virtual do Windows para ser utilizado na hora de digitar alguma senha.  (Menu Iniciar > Programas > Acesseórios > Acessibilidade).

Sobre PayPal:

 

 

 

 

Artigos Relacionadas:

Related Posts with Thumbnails

Use Facebook to Comment on this Post

RSS Feed

No comments yet.

Leave a comment

« | »

A Arte da Guerra - Sun Tzu Abertura de Empresa Buscar Emprego via Internet Combatendo Vírus na Rede Como configurar acesso a câmeras via internet Como criar um blog profissional com renda Como Evitar vírus de e-mail e cliques Como Pesquisar no Google e Achar Tudo Compartilhar internet móvel 3G Configurar Roteador com Internet Contabilidade Pública Eliminando vírus da rede II Eliminando vírus remotamente Escolher a melhor placa mãe Formatação Limpa Ganhando Dinheiro e Emprego na Internet Gerenciamento de Risco de Perícia Contábil Gerenciamento do Projeto de Aeromodelo de Isopor Gerenciamento e Controle de Projetos Implantação da Nota Fiscal Eletrônica Jogo Stock em delphi - download exe e fonte Lucro Presumido ou Lucro Real ? Manutenção em computadores via internet Maximizando pesquisas na Internet Melhor Ferramenta de Boot Monografia Montando Computador para Estação de Câmera de Segurança Montando um Aeromodelo de Isopor My Playlist para violão My Programlist - Softwares básicos para instalar computador formatado Notebook Lento Placa mãe Asus P5N Preparando soft de câmera Programas free de Backup Qual a melhor Opçao: Lucro Real ou Presumido. Recuperando sistema atacado por vírus Rediscagem e conexão automática de internet móvel Reparar o Skype corrompido e o perdão Resumo dos Tipos Societários Segredo da boa seleção de gerentes Segurança da Informação Soft gratuitos de projeto Virus na rede Vírus Vampiro sugando internet Windows Mobile - Melhores programas free e guia