setembro

24

Dicas de como escolher um Notebook ideal.

Na pesquisa de um notebook para compra devemos ter em mente o custo x benefícios, pois a cada três meses praticamente uma novidade é lançada e o que era bom já não agrada tanto.

Para isso devemos – antes de comprar um notebook – pesquisar bastante na internet sobre o assunto.
E de tanto ser solicitado para comprar notebook para os outros, resolvi escrever esse artigo definitivo sobre como comprar um notebook sem arrependimentos.

Não querendo ser indelicado com os colegas nas próximas vezes que eu for solicitado para comprar um notebook, mas nesse artigo, além de poupar o meu tempo com a desculpa “está tudo lá no meu artigo na internet”, aproveito para deixar uma dica para o público em geral.

De imediato, a primeira coisa a fazer é:

Saber realmente para que será usado o notebook.

Se for para levar para sala de aula para ficar jogando joguinhos, melhor nem comprar um notebook – um tablet já seria o suficiente, e o leitor pode ir direto para o meu artigo de “Como comprar um tablet“.

Mas se o objetivo é ter um notebook completo, um equipamento com maior armazenamento e amplo uso, podemos começar a investigar qual  a marca e modelo.

Primeiramente devemos descobrir quais tipos de configurações existem. Para isso verificamos em uma descrição geral de exemplo:

Com essa

Marca Acer
Processador – Intel Core i5
Modelo Processador 2450M
Barramento 1333 MHz
Cache 3MB L3 Cache
Chipset Intel® HM77 Express
Memória RAM 6GB
Placa Mãe Intel® HM77 Express
HD 500GB
Drives DVD
Tamanho da tela 15,6″
Rede LAN: Gigabit Ethernet, Wake-on-LAN ready
Som High-definition audio support
Wireless Sim
Bluetooth Não
Vídeo Intel® HD Graphics
Teclado ABNT 2
Mouse Multi-gesture Touchpad
Sistema Operacional Windows 8
Software

Com essas características devemos começar a busca pelo que realmente precisamos. Como a evolução é muito rápida, os equipamentos mais antigos, com configurações mais básicas, tendem a reduzirem de preço. Nenhuma loja quer produtos encalhados. E muitas vezes estar um passo a trás da modernidade pode significar uma boa economia.

A segunda questão seria:

Quanto poderíamos desembolsar para a compra de um notebook.

Algumas pessoas preferem economizar duzentos reais e comprar um modelo de marca inferior. Mesmo que muitos notebook baratos funcionem bem e sejam até mesmo duráveis, devemos ter em mente que um produto tem preço inferior porque suas peças são de qualidade inferior. Uma coisa é comprar um equipamento que não seja um top de linha, lançamento, outra coisa é comprar um equipamento de marca duvidosa.

Alguns produtos inclusive são vendidos como novos, mas as telas de LCD são remanufaturadas e apresentam “pixels mortos”. É um problema que normalmente não percebemos, mas se prestar atenção ao ligar o computador ainda com a tela preta pode-se perceber um minúsculo pontinho branco luminoso antes de entrar a tela do sistema operacional.

Dessa forma a sugestão é procurar equipamentos de boa qualidade e marcas de peso, como Acer, HP, Dell, Toshiba. Dentro dessas marcas já consagradas, existem notebooks de preços mais acessíveis ou mais sofisticados.

A terceira questão mais importante é:

O tipo e tamanho da Tela.

As telas maiores (15´) são recomendados para quem busca um maior conforto visual atrapalhando obviamente a mobilidade por ser um equipamento maior.

As telas de 14´não são tão pequenas contudo agilizam o transporte.

Os notebooks com telas de 10´ são muito ágeis, geralmente possuem bateria de duração de mais de três horas, contudo a navegação é mais difícil.

Outra questão que está melhorando o uso de telas maiores são os novos ultrabooks, ou notebooks “ultrafinos”. São notebooks geralmente com tela de 14´contudo por serem muito finos, facilitam bastante a locomoção.

Uma novidade no quesito “tela” são as novas telas de LCD touchscreen, transformando o notebook em um tablet, facilitando a navegação. Contudo o preço aumenta.

Escolhendo o tamanho da tela juntamente com o valor que está disposto a desembolsar, já temos condições de sair a procura das opções disponíveis nos sites de busca.

Iniciando a pesquisa nos sites de busca.

Os melhores sites de busca são:

Buscapé

Zoom

Bondfaro

Jacotei

Devemos fazer uma busca com palavra chave “notebook”. Posteriormente podemos filtrar por preço e pelo tamanho da tela LCD. Finalmente organizamos a lista pelo menor preço. Com essa relação, basta agora escolher a melhor opção preço X benefício.

É importante em buscar em todos os sites de busca, pois alguns não revelam promoções de sites que não participem de algum tipo de “convênio” com o site de busca, posso assim dizer.

Nesse momento devemos escolher bem a marca e verificar os itens de desempenho que posso resumir nas seguintes características:

Características importantes ao comprar:

Memória RAM: Quanto mais melhor.

HD (Hard Drive): Quanto maior o tamanho melhor. Verificar também a velocidade do mesmo.

Processador: Pesquisar a velocidade no site para comparar com os modelos encontrados: http://www.cpubenchmark.net/high_end_cpus.html

Teclado ABNT. Com o teclado no padrão nacional estará disponível a tecla “ç” – o que em muitos modelos importados não tem.

Após encontrar os notebooks adequados e comparar suas características para saber qual é o melhor, podemos finalmente finalizar a compra.

Finalizando a Compra – Detalhes importantes:

Na comparação das empresas, é bom verificar o valor do frete, muitas vezes são “gratuitos”. Ainda assim é interessante observar o Sistema Operacional que vem instalado na máquina. Se não for o Windows e não tiver conhecimento de informática, possa ter que desembolsar uma pouco mais para instalar o sistema operacional.

Por último, analisar a melhor forma de pagamento e comprar. Atentar para escolher sites conhecidos para evitar problemas. Cuidado com preços muito abaixo do mercado praticados por empresas desconhecidas.

Bom trabalho.

Artigos Relacionadas:

Related Posts with Thumbnails

Use Facebook to Comment on this Post

RSS Feed

No comments yet.

Leave a comment

« | »

A Arte da Guerra - Sun Tzu Abertura de Empresa Buscar Emprego via Internet Combatendo Vírus na Rede Como configurar acesso a câmeras via internet Como criar um blog profissional com renda Como Evitar vírus de e-mail e cliques Como Pesquisar no Google e Achar Tudo Compartilhar internet móvel 3G Configurar Roteador com Internet Contabilidade Pública Eliminando vírus da rede II Eliminando vírus remotamente Escolher a melhor placa mãe Formatação Limpa Ganhando Dinheiro e Emprego na Internet Gerenciamento de Risco de Perícia Contábil Gerenciamento do Projeto de Aeromodelo de Isopor Gerenciamento e Controle de Projetos Implantação da Nota Fiscal Eletrônica Jogo Stock em delphi - download exe e fonte Lucro Presumido ou Lucro Real ? Manutenção em computadores via internet Maximizando pesquisas na Internet Melhor Ferramenta de Boot Monografia Montando Computador para Estação de Câmera de Segurança Montando um Aeromodelo de Isopor My Playlist para violão My Programlist - Softwares básicos para instalar computador formatado Notebook Lento Placa mãe Asus P5N Preparando soft de câmera Programas free de Backup Qual a melhor Opçao: Lucro Real ou Presumido. Recuperando sistema atacado por vírus Rediscagem e conexão automática de internet móvel Reparar o Skype corrompido e o perdão Resumo dos Tipos Societários Segredo da boa seleção de gerentes Segurança da Informação Soft gratuitos de projeto Virus na rede Vírus Vampiro sugando internet Windows Mobile - Melhores programas free e guia