março

17

Maneira efetiva de ampliar o sinal da rede wireless + configuração.


Quando se trata de ampliar o sinal da rede wireless, muitos optam por colocar mais um roteador para captar o sinal do primeiro e redistribui-lo a partir deste.

Os tutoriais da internet, noventa e nove por cento, ensinam somente a fazer bridge obtendo sinal do wireless do primeiro roteador e repetindo o mesmo, com uma interface virtual.

Essa forma é eficaz, mas não é eficiente. Explico:

Quando o segundo roteador capta o sinal via wireless do primeiro, grande parte da banda de internet é perdida, principalmente se a distância for longa, o que geralmente é. Sem mencionar as variações e quedas de sinal…

Para obter além de eficácia, ter eficiência e consequentemente efetividade, a melhor solução não é pegar o sinal via wireless e anular o segundo roteador, mas levar um cabo de rede até o segundo roteador e proceder a configuração como um ponto de acesso (access point).

Dessa forma, terá disponível no segundo roteador – cem por cento da banda – e ainda poderá configurar o segundo roteador como quiser, conseguindo eficiência absoluta ao ampliar a rede.

O único problema é o alcance máximo do cabo, em torno de 100 metros. Mas se estiver dentro, com certeza vale a pena o trabalho de passá-lo até o segundo roteador.

CONFIGURAÇÃO

Para tal, após passar o cabo, obtenha os endereços de IP do primeiro roteador. Com tais informações configura-se o segundo roteador. Para isso pode usar o comando ipconfig no windows ou apconfig ou ifconfig no linux em um computador ligado ao roteador 1.

No roteador 2 faça os procedimentos abaixo:

  • Logar. (geralmente começando com o IP padrão inicial, se for roteador usado, aconselho a “resetar” antes mantendo pressionado por mais de dez segundos um botão que fica na parte de trás do roteador utilizando uma caneta.);
  • Ao abrir a tela do aplicativo do roteador, muda a senha;
  • Com a senha nova logado novamente faça as seguintes configurações no Setup:
  • Tipo de conexão: Desabilitado
    Endereço de ip local: um ip abaixo do seu roteador 1, ex.: se for 192.168.1.1 no 1 coloque 192.168.1.2 no 2;
  • Gateway: esse é obrigatoriamente o endereço do seu primeiro roteador, no exemplo 192.168.1.1
  • Dns local: esse é obrigatoriamente o endereço do seu primeiro roteador, no exemplo 192.168.1.1
  • Marcar o check box da porta wan ao switch para conseguir acesso ao roteador 2.
  • Tipo de dhcp: obrigatoriamente encaminhador dhcp. Alguns roteadores tem outro nome para essa função.
  • Servidor dhcp: esse é obrigatoriamente o endereço do seu primeiro roteador, no exemplo 192.168.1.1

Nesse momento, se você conectar um computador através do cabo nesse segundo roteador ele já terá internet.

Agora vamos configurar a rede sem fio para que outros dispositivos móveis tenham internet nessa nova área de acesso:

Em Wireless:

Use o modo AP e aconselho as configurações automáticas e quando puder no “mix” para ampliar as possibilidades.

As configurações de segurança e desempenho podem se como desejar, não devem coincidir com as configurações do roteador 1 !

No nome da rede wireless coloque um nome novo, não repita o nome da rede anterior.

Nas configurações de segurança melhor usar o modo WPA2 mix, acredito ser o mais seguro.

Uma dica importante: Se for usar android na rede coloque TKIP nos algorítimos WPA. Caso contrário o tablet ou celular andoid vai achar a rede, mas não vai conseguir conectar. Mais um ponto para o Windows Phone.

Salve e reinicie o roteador.

Agora terá a rede wireless também distribuindo internet nessa nova área de acesso.

Dessa forma o roteador estará funcionando da melhor maneira, ou seja, com menos desperdício de banda (eficiência) e com objetivo principal alcançado facilmente (eficácia), tendo efetividade real na tarefa. (eficiência + eficácia).

 

  • Eficiência: é quando algo é realizado da melhor maneira possível, ou seja, com menos desperdício ou em menor tempo.
  • Eficácia: é quando um projeto/produto/pessoa atinge o objetivo ou a meta.
  • Efetividade: é a capacidade de fazer uma coisa (eficácia) da melhor maneira possível (eficiência).

 

Artigos Relacionadas:

Related Posts with Thumbnails

Use Facebook to Comment on this Post

RSS Feed

No comments yet.

Leave a comment

« | »

A Arte da Guerra - Sun Tzu Abertura de Empresa Buscar Emprego via Internet Combatendo Vírus na Rede Como configurar acesso a câmeras via internet Como criar um blog profissional com renda Como Evitar vírus de e-mail e cliques Como Pesquisar no Google e Achar Tudo Compartilhar internet móvel 3G Configurar Roteador com Internet Contabilidade Pública Eliminando vírus da rede II Eliminando vírus remotamente Escolher a melhor placa mãe Formatação Limpa Ganhando Dinheiro e Emprego na Internet Gerenciamento de Risco de Perícia Contábil Gerenciamento do Projeto de Aeromodelo de Isopor Gerenciamento e Controle de Projetos Implantação da Nota Fiscal Eletrônica Jogo Stock em delphi - download exe e fonte Lucro Presumido ou Lucro Real ? Manutenção em computadores via internet Maximizando pesquisas na Internet Melhor Ferramenta de Boot Monografia Montando Computador para Estação de Câmera de Segurança Montando um Aeromodelo de Isopor My Playlist para violão My Programlist - Softwares básicos para instalar computador formatado Notebook Lento Placa mãe Asus P5N Preparando soft de câmera Programas free de Backup Qual a melhor Opçao: Lucro Real ou Presumido. Recuperando sistema atacado por vírus Rediscagem e conexão automática de internet móvel Reparar o Skype corrompido e o perdão Resumo dos Tipos Societários Segredo da boa seleção de gerentes Segurança da Informação Soft gratuitos de projeto Virus na rede Vírus Vampiro sugando internet Windows Mobile - Melhores programas free e guia