fevereiro

2

Como montar um Avião de Isopor – Projeto P.A.I. – Parte 1

Um avião de isopor é uma excelente ferramenta para desenvolver muitas habilidades e expectativas do jovem. Começa pelo planejamento que pode ser feito, dependendo da idade dos envolvidos, até mesmo um cronograma para execução do projeto do Avião de Isopor. Por que não dar um ar profissional ao desenvolvimento desse brinquedo ? Vamos lá…

UM PROJETO

O gerenciamento de projetos é um assunto muito interessante no ramo da Administração. Aliado a Informática, seja por meio de planilhas em excell seja através de ferramentas próprias de gerenciamento de projetos como o programa MSProject, por exemplo, sua aplicação e facilidade tornou-se fantástica.

Como prova disso inicio esse modelo de projeto baseado na construção de um aeromodelo de isopor. Para quem possui filhos ou alguma “gurizada” por perto, por exemplo, é uma ótima maneira de despertar o interessa aos estudos, a informática, a organização, planejamento e participação em equipe.

 

Primeiro não chamando de brinquedo. Não. É um projeto de aeromodelo no isopor (P.A.I.).

Com o nome do projeto definido podemos pesquisar sobre como planejar sua execução no tema Gerenciamento de Projetos na Wikipédia:

Os processos de gerenciamento de projetos podem ser organizados em cinco grupos de um ou mais processos para seguirmos:

1. Processos de Iniciação – conceito e autorização do projeto ou fase
2. Processos de Planejamento – são processos iterativos de definição e refinamento de objetivos e seleção dos melhores caminhos para atingir os objetivos.
3. Processos de Execução – execução dos planos do projeto: coordenação de pessoas e outros recursos para executar o plano
4. Processos de Controle – medição e monitoramento do desempenho do projeto. Garantem que os objetivos do projeto são alcançados através do monitoramento e medição regular do progresso, de modo que ações corretivas possam ser tomadas quando necessário.
5. Processos de Fechamento – aceitação formal do projeto (com verificação de escopo) ou fase para a sua finalização.

Sendo que, de acordo com PMBOK, o Gerente de Projetos  deve ter em mente as seguintes gestões de conhecimento:

Termo Conceitual                                                   –           Em Nosso projeto

1. Gerenciamento de integração do projeto     -  Todos devem participar !

2. Gerenciamento do escopo do projeto             -  Manter o foco !

3. Gerenciamento de tempo do projeto               – Não deixar pra depois !

4. Gerenciamento de custos do projeto               – Deixar de ser pão-duro !

5. Gerenciamento da qualidade do projeto       – Sem pressa !

6. Gerenciamento de recursos humanos             – Política de incentivos (doces)

7. Gerenciamento das comunicações                   – Sem tumulto !

8. Gerenciamento de riscos                                       – Cuidado c/tesoura e pó do isopor!

9. Gerenciamento de aquisições do projeto           ….     mãos a obra:


O Projeto de Aeromodelo de Isopor – Parte 1

CONCEITO

Construir modelos funcionais de avião em isopor. Um tipo que possa voar como uma “pipa”, outro que possa ser lançado manualmente e percorrer uma boa distância e ainda outro de menor tamanho para manuseio. O baixo preço do isopor viabiliza esse projeto para qualquer pessoa possa fazê-lo. Este planejamento servirá de base para os outros modelos.

PLANEJAMENTO

MODELO I – AEROMODELO DE ISOPOR LIVRE – P.A.I 1

  • Termo de Abertura

De início construiremos um aeromodelo de isopor livre, sem moldes, utilizando somente o hidrocor para marcar o desenho, tesoura ou uma pequena serrinha para recortar o isopor e uma folha de isopor de 1 cm de grossura.

Assim adaptando em nosso projeto P.A.I. faríamos as seguintes etapas

- Orçamento para verificar as possibilidades de sua iniciação e aprovação.

- Cronograma para que possamos planejar profissionalmente sua execução constando todos os movimentos e recursos a serem executados para o seu sucesso… e ainda lembrar do adulto do compromisso…

- Execução do Cronograma colocando em prática o que foi planejado com os recursos.

- Controlar o projeto com o devido preenchimento as etapas feitas no cronograma. É uma etapa importante, pois seria onde as correções seriam detectadas e as soluções criadas e o gerente de processos (você) estará coordenando todos os stakeholders (toda galera envolvida no projeto).

- Fechamento – Inicia processo de controle de qualidade onde o P.A.I. será testado se está bem feito conseguindo um bom voo de acordo com suas especificações. Caso contrário deverá entrar novamente na linha de produção para correções e novo processo.

  • Material

Lista de material a ser usado

1) Folha de Isopor de 1 cm de grossura;

2) Computador com impressora colorida para impressão do modelo pronto ou hidrocor para colorir manualmente;

3) Tesoura;

4) Cola;

5) Durex colorido;

6) Folha de cronograma, lápis e borracha ou computador no excell;

  • Organograma
Tarefas (abaixo) —————– Dia previso >>
seg
ter
qur
qui
sex
obs.
Levantamento de custos
x
1
Aprovação e compra do material
x
2
Desenho do corpo e asas e pintura personalizada em papel *
x
3
Colagem no isopor e inicio dos cortes x
x
4
Abertura da fenda para encaixe asas no corpo do aeromodelo
x
5
Colocação das asas na fenda
x
6
Ajustes x
x
7
Testes x
x
8
Aprovação Final
x
9
Foto do aeromodelo e envio ao site Crie e Brinque
x
10

1. Levantar os custos em grandes projetos é tarefa primordial, tanto para a questão da viabilidade, quando para a questão de controle durante o desenvolvimento. Contudo por se tratar de um pequeno projeto temos valores mais flexíveis e com R$ 10,00 compramos o isopor e alguns materiais indispensáveis.

2. Em qualquer papelaria podemos conseguir esse material. Sendo a placa de isopor ideal na faixa de 1 cm de grossura.

EXECUÇÃO DO PROJETO

3. Nas fotos abaixo têm-se um modelo livre, indicado para crianças de menor idade onde não se utiliza um modelo de avião real como forma. O preenchimento dos detalhes pode ser feito com hidrocor de forma personalizada pela criança numa folha de papel ou diretamente na placa de isopor. O problema de desenhar diretamente na placa de isopor com hidrocor é a impossibilidade de apagar um traçado errado. Na folha, se ficar ruim, basta iniciar o desenho em outro folha.

av2

4. Após a folha pronta e colorida pode-se recortar e colar os moldes no isopor para iniciar a cortá-lo. Caso se tenha desenhado diretamente no isopor, basta cortar ao redor da linha. Após o corte do corpo e asas do aeromodelo deve-se preparar as fendas para colocação das asas dianteira e traseira, que devem ser pequenas para a asa entrar justa. Por se tratar de um modelo livre, não temos medidas nem moldes, ficando ao cargo do “desenhista” do projeto a habilidade do desenho. Para quem dificuldade com desenho abaixo temos um modelo com moldes.

5. Ao abrir a fenda, note que na fenda da asa traseira existe uma pequena inclinação. Serve para que o avião ao ser arremessado consiga voar por mais tempo. Não pode ser muito acentuado a inclinação, caso contrário ele irá fazer looping – subindo rapidamente e caindo.

av4

5. Feito as asas… Note que o ponto central das asas deve sempre ser a parte mais cumprida para que ao ser colocado aumente a pressão sobre o corpo principal do aeromodelo.

av1

7. Colocando as asas com cuidado nas fendas feitas do corpo do aeromodelo… Lembramos que a fenda deve ser feita inicialmente na medida exata para menos para que a asa entre com muita pressão. Um corte maior pode ser fatal ao projeto. Contudo um corte pequeno em demasia, pode ser solucionado caso necessário fazendo ajustes e raspando levemente a fenda para abrir mais um pouco para a colocação da asa.

doub2

8. Com o aeromodelo montado podemos iniciar o processo de testes, lançando o ao ar, ou amarrando uma linha na sua ponta. Caso o resultado tenha sido um fracasso, com asas tortas, furos maiores do que o ideal, é o momento de reavaliar os erros e voltar para a execução. Atrasos podem ocorrer no cronograma, contudo a persistência deve ser mantida.

9. Manutenção do cronograma temos os “X” em cada dia realizado e o Ok para a expectativa de termino…

Detalhe da tarefa (abaixo) —————–
Dia previso(lado)
seg
ter
qur
qui
sex
obs.
Levamentamento de custos
x ok
Aprovação e compra do material XX
x ok
Desenho do corpo e asas e pintura personalizada em papel
*
XX XX
x ok
Colagem no isopor e inicio dos cortes XX XX XX
x ok
Abertura da fenda para encaixe asas no corpo do aeromodelo XX XX XX
x ok
Colocação das asas na fenda XX XX XX
x ok
Ajustes XX XX XX XX
x ok
Testes XX XX XX XX
x ok
Aprovação Final XX XX XX XX
x ok
Foto do aeromodelo e nos envie !
XX XX XX XX
x ?
ok

CONCLUSÃO DO PROJETO

Finalizado o aeromodelo podemos testar seu funcionamento e verificar o acabamento se está conforme o conceito inicial. Caso algum problema ocorra que fuja do escopo inicial devemos verificar aqui novas possibilidades de correções para a próxima execução.

Ocorrendo tudo como planejado devemos atribuir os deveres e responsabilidades de acompanhamento final dos resíduos do projeto. Limpar local, retirar equipamentos e materiais utilizados, avaliar projeto para melhorias futuras e organizar o local.

TEMA TRANSVERSAL

Ainda diversos assuntos podem e devem ser abordados junto com o ato de brincar. No caso do avião de isopor pode-se entrar nos conhecimentos da física, matemática, história…

No site Terra < http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI3016338-EI8408,00.html > temos a explicação de como um avião conseguir voar:

Forças aerodinâmicas e da gravidade atuam em conjunto para que um avião se mantenha no ar. “Para o avião voar, um dos primeiros obstáculos a serem vencidos é a gravidade. Ela é que mantém os corpos no chão e não flutuando. Para vencê-la, é necessária uma força contrária, a sustentação, que puxa o avião para cima”, explica o professor de ciências aeronáuticas da PUCRS Guido Carim Júnior. “É como se existisse uma cordinha puxando o avião para cima, enquanto o peso o empurra para baixo”, exemplifica.

Para gerar essa força contrária, as asas têm uma diferença na curvatura. A parte de cima é um pouco mais longa, enquanto a de baixo é mais plana. Segundo Carim Júnior, este artifício “engana o ar”, fazendo com que ele percorra mais espaço na parte de cima. Isso cria uma diferença de pressão, conhecida como sustentação. “A função principal das asas é esta, a sustentação da aeronave”, diz.

De um modo geral, são quatro forças atuando juntas para que um vôo tenha sucesso: a sustentação (age para cima), o peso (para baixo), a tração (resultado do funcionamento dos motores, desloca a aeronave para frente) e o arrasto (resistência oferecida pelo ar a objetos em movimento). “Quando todas estas forças estão iguais, o avião voa em velocidade e altitude constantes”, destaca Carim Júnior.

As diferenças entre estas quatro forças influem em manobras da aeronave e nas etapas do vôo. Por exemplo, se o arrasto superar a tração, a aeronave perde velocidade. Caso a tração aumente e supere o arrasto, o avião acelera. Sustentação e peso também se complementam: se a sustentação for menor que o peso, a aeronave desce. Do contrário, o avião ganha altitude.

Na cauda do avião também estão localizadas peças importantes. Todo o conjunto é conhecido como empenagem. A parte vertical é chamada de estabilizador vertical e é onde fica o leme. Ao ser acionado pelos pedais do piloto, direciona a aeronave para a direita ou esquerda. Em outra peça, o estabilizador horizontal, fica o profundor. Controlado pelo manche do piloto, ele move o avião para cima ou para baixo.”

E ainda no site “Sala de Física” do Yahoo:

http://br.geocities.com/saladefisica7/funciona/aviao31.gif


FILOSOFIA

A educação cristã

A Educação Cristã reformou o mundo, mas os homens a complicaram e deturparam. A consciência do pecado pesou mais nas almas do que a consciência da libertação em Cristo. Tomás de Aquino ensinou: mães, os vossos filhos são cavalos! Educar transformou-se em domar, domesticar, subjugar. A repressão gerou a revolta e reconduziu o mundo ao ateísmo e ao materialismo, à loucura do sensualismo. A Educação Espírita é a Renascença da Pedagogia Cristã. É nela que o exemplo e o ensino do Cristo renascem na Terra em sua pureza primitiva.
Precisamos reformar os nossos conceitos de educação à luz dos princípios espíritas e dos grandes exemplos históricos. Dizia uma grande figura espiritualista inglesa, Annie Besant, que cada criança e cada adolescente representam planos de Deus encarnados na Terra e endereçados ao futuro. Aprendemos a respeitar essas mensagens divinas. Lembremo-nos de nossa própria infância e se por acaso verificamos que nossa mensagem se perdeu ao longo da existência, que nosso plano divino foi prejudicado pelos homens, pelos maus exemplos e pelos ensinos falsos, juremos perante o nosso coração que havemos de evitar esse prejuízo para as novas gerações.
Pais, sejamos mestres! Mestres, sejamos pais! Que cada rostinho de criança aberto à nossa frente, como uma flor que desabrocha, nos desperte no coração o melhor de nós mesmos, o impulso do amor. Que cada adolescente, na sua inquietude e na sua irreverência – jovem ego que se afirma pela oposição ao mundo – não provoque a nossa compreensão e a nossa ternura. Para domar o potro precisamos de sela e das esporas, mas para educar o jovem só necessitamos de amor. A Educação Espírita como no lar como uma fonte oculta e deve ganhar a planície como um rio tranqüilo em busca do mar.

(Extraído do livro Pedagogia Espírita, de J. Herculano Pires, Edicel 1985)

Artigos Relacionadas:

Related Posts with Thumbnails
RSS Feed

28 Comentários for Como montar um Avião de Isopor – Projeto P.A.I. – Parte 1

[...] Ciências Econômicas – A problemática da agro-indústria açucareira do Estado do Rio de JaneiroComo montar um Avião de Isopor – Projeto P.A.I. – Parte 1Placa mãe Asus P5N72-T que não liga! Procedimentos para testar placa mãe…Eliminando vírus na [...]

katya veloso
4 de novembro de 2010

Boa noite, moro em Minas Gerais, estou pretendendo abrir uma loja em minha cidade e gostaria de ter uma escultura no teto; esta seria uma réplica de um jato de isopor..
Gostaria de saber se você faria para mim..
Obrigado, abraço, Katya.

Claudinho
5 de novembro de 2010

Boa noite. Infelizmente não faço, mas já vi em uma loja aqui um desses aviões em isopor em um tamanho bem grande. Acredito que seja um trabalho de modelagem em isopor 3D, pesquise no google palavras chaves como modelagem em isopor talvez encontre. Boa Sorte.

diego
24 de novembro de 2010

muito legal e interessante

Diego de Quadros
12 de dezembro de 2010

boa noite,moro em coronel vivida paraná e gostaria de saber como que faz um planador de isopor se puder me dizer me adisciona no msn,muito obrigado abraços Diego de Quadros.

Claudinho
13 de dezembro de 2010

Tente fazer caso não consiga coloque sua dúvida aqui. Boa diversão !

Jean
27 de dezembro de 2010

Boa noite! Gostaria de saber como fazer um avião de isopor bão que avoa muito tempo! OU tipo eu já vi uns no aeroporto que torce a helice deles e taca ele pra cima ele avoa depois aterrisa tem ate rodinha nele gostaria de saber como que faiz desse tipo de avião! OBG!

gabriel aguiar vinhal
7 de janeiro de 2011

muito interessante parabens

Claudinho
9 de janeiro de 2011

Esse tipo é mais avançado, deve procurar uma loja especializada. sucesso.

manoel de jesus anjos dos santos
11 de janeiro de 2011

muito legal mesmo deus abençoe dá para fazer para as crianças.

jean bonitao
17 de janeiro de 2011

eu quero aprender fazer um aviao de isopor

Claudinho
19 de janeiro de 2011

A prática é tudo ! O mais importante é começar, sem o primeiro tijolo nenhum arranha-céu é construído.

Dê uma olhada no blog abaixo para mais detalhes da prática:

http://joanadarc.wordpress.com/2007/12/01/natal-um-aviao-de-isopor-para-educar-presentear-e-fazer-caridade/

Reuben
18 de maio de 2011

Vou tentar fazer para meus filhos, eles vão achar o máximo.

Claudinho
19 de maio de 2011

Sem dúvidas!

Só cuidado na hora que for cortar o isopor para não cair aqueles minúsculos fragmentos de isopor nos olhos.

Que tal introduzir o tema segurança-do-trabalho comprando alguns óculos de segurança para criançada ? É barato e conscientiza as crianças da importância da segurança preventiva.

Uma boa dica é fazer os cortes sobre uma toalha úmida para que o pó do isopor não saia voando por ai sujando a casa toda e correndo riscos de ser chamado atenção da supervisão geral “patroa” chefe.

Sucesso !

jura
12 de julho de 2011

Quem tiver um MOLDE ( modelos ) de aviao e helicopteros de briquedo para me enviar. Por favor desde já obrigado amigos.

jura
12 de julho de 2011

podem enviar para o meu Email juraosorio@hotmail.com GRATO AMIGOS.

luciana
19 de julho de 2011

eu gostaria de aprender a fazer esse tipos de trabalhos…pq eu gosto mt de kurti crianças.ntão eu vou tentar eesses tipos de esportes pra mim…

fabio
3 de agosto de 2011

ALGUEM PODE ME PASSAR UM MOLDE DE AVIAO DE ISOPOR PARA QUE EU POSSA FAZER PARA MEU FILHO. OBRIGADO.

Claudinho
5 de agosto de 2011

No link abaixo tem molde colado no Word. Recorte e cole sobre o isopor. Sai pequeno, para ser maior teria que ampliar.

http://www.4shared.com/dir/13716767/b54b68e6/sharing.html#dir=13716767

Boa diversão.

Oliveira
10 de novembro de 2011

Eu queria um projeto mais avançado…Mas valeu!!!

adriano de castro lima
19 de novembro de 2011

para a katya veloso
eu posso fazer esse trabalho para vc , basta me mandar o nome e modelo do avião q mando o orçamento. contato. deliriotattoo@hotmail.com

Renato
17 de janeiro de 2012

quero fazer um avião q sem motor nenhum consciga voar mais de 30 metros!

alex
23 de janeiro de 2012

hoooooooooooooo

marcio
2 de fevereiro de 2012

eu quero fazer um aviao de isopor pra eu andar dentro… tipo assim, eu entro nele, abro uma porta para colocar os pés no chão, saio correndo e qdo eu tiver super rápido eu começo a avoar, ai eu vou controlando o aviao com meu corpo mesmo.. tipo inclinando de um lado para o outro… se tiver com bastante vento eu fico avuando bastante tempo, não é? por favor me ajude! vou amanhã mesmo comprar isopor na papelaria aqui perto de casa!!será que com 7 reais eu consigo comprar?? obrigado!

Claudinho
3 de fevereiro de 2012

Os grandes engenheiros começaram fazendo pequenas obras. Sugiro começar com um pequeno avião de isopor mesmo e aos poucos aumente o tamanho até chegar ao que deseja. Assim desde já pode começar a fazer um orçamento para um grande modelo! Bom trabalho !

Claudinho
3 de fevereiro de 2012

Antes de qualquer coisa, nunca tente pular de um local alto. Aviões não decolam dessa forma. Tem que fazer como disse, sair correndo do chão.

Veja nos links abaixo sobre a construção do primeiro avião por Santos Dumont:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Santos_Dumont

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_avia%C3%A7%C3%A3o

thales
18 de fevereiro de 2012

ola tenho 11 anos e gostaria de aprender a montar um aeromodelo movido a bateria mas ñ sei sera q vc consegue ensinar?

Claudinho
1 de março de 2012

Existem kits mais sofisticados para montar a venda, pesquise em algum site de aeromodelismo ou mesmo em alguma loja em sua cidade. Boa diversão.

Deixe um comentário

« | »

A Arte da Guerra - Sun Tzu Abertura de Empresa Buscar Emprego via Internet Combatendo Vírus na Rede Como configurar acesso a câmeras via internet Como criar um blog profissional com renda Como Evitar vírus de e-mail e cliques Como Pesquisar no Google e Achar Tudo Compartilhar internet móvel 3G Configurar Roteador com Internet Controle a renda do blog nessa planilha Eliminando vírus da rede II Eliminando vírus remotamente Escolher a melhor placa mãe Formatação Limpa Ganhando Dinheiro e Emprego na Internet Gerenciamento de Risco de Perícia Contábil Gerenciamento do Projeto de Aeromodelo de Isopor Gerenciamento e Controle de Projetos Implantação da Nota Fiscal Eletrônica Jogo Stock em delphi - download exe e fonte Lucro Presumido ou Lucro Real ? Manutenção em computadores via internet Maximizando pesquisas na Internet Melhor Ferramenta de Boot Monografia Montando Computador para Estação de Câmera de Segurança Montando um Aeromodelo de Isopor My Playlist para violão My Programlist - Softwares básicos para instalar computador formatado Placa mãe Asus P5N Preparando soft de câmera Programas free de Backup Qual a melhor Opçao: Lucro Real ou Presumido. Recuperando sistema atacado por vírus Rediscagem e conexão automática de internet móvel Reparar o Skype corrompido e o perdão Resumo dos Tipos Societários Segredo da boa seleção de gerentes Segurança da Informação Soft gratuitos de projeto Soluções para gerar Arquivo MFD Virus na rede Vírus Vampiro sugando internet Windows Mobile - Melhores programas free e guia