setembro

5

Como compartilhar a internet 3g pela rede

Como precisava ter uma internet móvel para se usar em viagens e também em casa optei pelo 3G. Ótimo, compra adquirida, fui colocar a internet num computador para compartilhar sua rede dial-up para a conexão de rede do mesmo para quando quiser usar além do notebook um outro computador em casa ao mesmo tempo não ter que ficar preso a um notebook. E minha surpresa: O “modem-pen-drive” que já instala um programa discador automaticamente cria uma conexão dial-up, ótimo. Mas ao desconectar essa conexão simplesmente desaparece. Ou seja, qualquer configuração que faça vai pro beleleu…

E agora, já tudo funcionando e contrato prisional assinado não tinha como reverter a situação para outra operadora de modem no desespero… Mas vale a história da galinha de ouro: o dono com sua ganância de querer mais ovos do que a galinha podia botar, pegou a faca e abriu a galinha …. nunca mais teve ovos de ouro.

Penso que se pagamos por um serviço, podemos utilizá-lo sem finalidade comercial como quiser em um computador ou dividindo para o outro computador da sala, do quarto, etc. Muitos certamente deixam de comprar ou cancelam o serviço do modem por essa dificuldade.

Contudo ainda assim existe uma possibilidade de compartilhar a internet móvel. Abaixo segue um passo a passo:

1 ) Infelizmente irá ser necessário possuir um computador ligado que disque e receba a internet. Ou seja, não tem como “espetar” o modem 3g direto num roteador ou swith por exemplo e ao ligar o computador já ter internet. (já me perguntaram isso…)

2 ) No computador onde irá ficar a internet móvel deverá fazer a configuração e compartilhá-la.

3 ) Crie um grupo de trabalho e coloque esse computador com a internet na rede com um ip fixo como o exemplo abaixo:

tpc1

4 ) Instale o modem e conecte-o na internet

5 ) Agora é o grande macete: Ao conectar a internet o modem cria uma conexão dial-up. Vá nela, clique com o botão esquerdo e copie essa conexão, criando uma cópia dela. Ficando conforme abaixo:

tcp2

Resultando :

tcp3

6 ) Agora desconecte a internet pelo aplicativo. Ela irá fazer desaparecer somente a conexão dial-up principal. A cópia está lá, firme e forte. Portanto agora é só clicar nela com o botão direito do mouse e compartilhar ela na conexão local.

7 ) Pronto, agora seu ip 192.168.0.1 que está configurado na conexão local desse computador irá fornecer internet a quem colocar no gatway esse ip. Assim o outro computador que irá acessar a internet (cliente) devem ficar com a seguinte configuração de rede local:

tcp4

8 ) Essa numeração de DNS é um seviço gratuito do DNS.org e recomendo para um melhor desempenho e facilidade.

9 ) Caso tenha um roteador, deverá colocar essa configuração de cliente nele. Desse modo poderá compartilhar o serviço de internet do servidor para outros com DHCP ativo.

10 ) Finalmente deve-se colocar essa “cópia” para a área de trabalho (atalho), pois a conexão com a internet será feita por ela e não mais pelo discador do modem. Contudo para que funcione corretamente o discador tem que estar aberto bastando minimizá-lo. Assim recomendo colocar o discador e a conexão “Copia” para rodar automaticamente ao iniciar o computador que está a internet (Inicar, Todos os Programas, Iniciar). Logo ao ligar esse computador imediatamente a internet será conectada pela conexão configurada para distribuir na rede “copia”.

A grande desvantagem desse sistema é a necessidade de se ter um computador ligado a internet para o(s) outro(s) funcionar. No caso do Velox ou internet a cabo a conexão geralmente vai direto para o roteador… Contudo com o modem se tem a vantagem de além de possuir uma internet em casa distribuída ainda poder ter a possibilidade de deslocamento da mesma em um notebook em caso de viagem, por exemplo.

10) Mãos à obra.

11) Adiciono aqui uma observação: Nenhum vendedor diz isso no ato da venda espontaneamente, mas a velocidade da internet é geralmente muito baixa. De qualquer forma é bom contar apenas com 128 kbps na hora da compra, pois pelo que verifico, a 3G é uma ilusão para quem realmente usa a internet. Fica a lição de nunca confiar em vendedores quando se tem contrato em jogo. Deve-se antes de tudo solicitar cópia do contrato para leitura atenta, pois existe operadoras que proíbem inclusive esse compartilhamento sugerido nessa matéria, ficando sob responsabilidade do leitor e usuário da internet 3g a prática desse tutorial.

Refletindo…

Egoísmo é o maior dos defeitos. E inevitavelmente todos temos em graus diferentes. A ganância é fruto direto do egoísmo, pois é o querer sempre mais em detrimento do próximo. Vimos nesse caso da internet 3 G que criou mecanismos para evitar o compartilhamento de modem reflete negativamente contra a própria empresa. Primeiro que muitos desistem de sua compra para se ter uma internet fixa, em segundo o desgosto e desgaste da própria imagem da empresa quando clientes se decepcionam com os mecanismos e limitações mascaradas.

Certamente a felicidade está na posse do necessário, a consciência tranquila e a fé no futuro. Assim estejamos atentos ao nosso grau de egoísmo e ganância para não prejudicarmos a nós mesmos.

Deixo abaixo um vídeo com uma reflexão contando a vida de André Luiz, relatado no livro e filme Nosso Lar, em psicografia de Chico Xavier.

 

A vida de André Luiz

http://www.youtube.com/watch?v=lAikEZOa0xA

Correção: no item “1)” fiquei zombando um usuário que me perguntou se podia “espetar” o modem direto no roteador. E pasmem, lançaram realmente um roteador com essa função – o Roteador Wireless 3G N Comtac. Basta espetar o modem 3G nele e pronto, temos uma internet 3G compartilhada e sem fio ! Vejam análise no site abaixo:

http://www.comtac.com.br/produtos_det.php?c=3GWIFIN

Artigos Relacionadas:

Related Posts with Thumbnails
RSS Feed

176 Comentários for Como compartilhar a internet 3g pela rede

Rogério
16 de setembro de 2009

Obrigado pela dica e principalmente pela “reflexão”.
Você contribui para um mundo melhor!
Busco isso diáriamente.

Abs.

Rogério

Luis Dantas
18 de setembro de 2009

Sobre o seu artigo “Como compartilhar a internet 3g pela rede” tenho algumas dúvidas:
Você disse:
“3) Crie um domínio ou grupo…”
Como se faz isso?
O artigo diz:
“Caso tenha um roteador, deverá colocar essa configuração de cliente nele”
Como se configura um roteador wireless da DLink?

Obrigado pela ajuda

Claudinho
18 de setembro de 2009

Para uma rede simples, o melhor é criar um grupo. Faça o seguinte: em todos os computadores da rede entre no painel de controle, depois em SISTEMA. Clique na aba “Nome do computador” e altere. Lá você coloca o nome do computador da rede e abaixo o nome do grupo. Pronto.
Quanto ao roteador estarei preparando um tutorial para configurá-lo. Pois não tenho como explicar assim apenas em palavras, mas se quiser tentar veja no manual do roteador. Geralmente deve conectar o computador via cabo de rede ao roteador e digitar no navegador de internet o endereço especificado no mesmo para abrir o configurador do roteador. Tipo //192.1680.0.1.

Claudinho
18 de setembro de 2009

Mais uma coisa, quando digo que deve configurar o roteador, é necessário somente se deseja utilizar o DHCP. Ou seja, que o roteador crie automaticamente a configuração de rede dos clientes.
Caso utilize o roteador como um swith, coloque as configurações do IP fixo como informei nos clientes – que todos irão receber a internet ao estarem conectados na rede com internet.

Daniel
24 de setembro de 2009

Cara to querendo colocar este esquema em uma Lan com 9 pcs pois no local que to querendo montar não chega a VELOX… e o custo é bem menor…. o q me diz???

Daniel
24 de setembro de 2009

Este esquema que você montou posso mandar a rede pra um swith pra distribuir, tem q ser cabo croossover??

Claudinho
24 de setembro de 2009

Poder, Pode. Mas no seu caso não indico.

Como disse no fim do texto, a velocidade do 3g tem limite. Se passar de 3 gigas de volume de dados (tráfego) a Vivo simplesmente corta o serviço 3G e restringe a velocidade do modem para apenas 128 kbps. Aqui onde fiz a instalação, estava rodando a 600 kbps, depois de uma semana de uso, ultrapassou esse limite de tráfico e caiu para casa dos 100 kbps.

Liguei para o representante Vivo e me informou que só vai voltar para os 600 Kbps (3g) quando virar o mês…

Assim todo mês estou tento o 3G apenas por uma semana (mesmo assim quando uso pouco).

Portanto somente indico o 3G para quem usa pouco a internet ou está em uma localidade onde não chega mais nada.

No meu caso não tive escolha porque em minha localidade não tem uma internet via rádio ou velox.

Bom trabalho.

Thiago
30 de setembro de 2009

Boa noite! excelente artigo, mas tenho uma duvida…

fiztudo como vc falou aí em cima. quando eu vou conectar aparece um erro 619…

pode me ajudar?

Claudinho
2 de outubro de 2009

Bem, onde ocorre esse erro, em que momento?
Se for na hora que faz o compartilhamento da conexão “copia internet”, talvez seja o número do ip da placa de rede que deve estar em 192.168.0.1 para poder vincular a ela. Dá uma conferida e refaz o compartilhamento…

Enio
2 de outubro de 2009

Excelente trabalho, parabens.
Acrescento uma pergunta:- Um notebook com vivo3g para fornecer Internet via cabo ao AZBOX Elite?

Claudinho
2 de outubro de 2009

A vivo3g cai muito a velocidade se ultrapassar de 3 megas de dados durante o mês. Utilizar ela para baixar filmes, por exemplo, é totalmente inviável e também não sei se pode ligar ela ao AZBOX via cabo.

Contudo fiquei sabendo que existe uma placa do tipo AZBOX, a placa PCI DVB SAT Florindo a qual se colocado no computador pega tv a cabo grátis e internet também, bastando assinar um provedor.

Mas como é algo muito recente, não tive contato ainda com nenhum tipo de AZBOX para poder te responder se realmente funciona…

O jeito é pesquisar mais…

Enio
2 de outubro de 2009

Desculpe! Acho que nao me fiz entender, minha intencao e apenas ter um sinal de internet no AZBOX para poder efetuar as atualizacoes quando necessario. Conforme as instrucoes elas podem ser via pendriver ,rede sem fio ou com fio. O Azbox nao tem placa WIFI, mas tem a de rede e a Internete que possuo e do Vivo3G.

Claudinho
2 de outubro de 2009

No seu caso só testando para verificar. Tende fazer a configuração no notebook descrita acima e na placa do Azbox verifique se tem gateway para direcionar para o IP do notebook. Boa Sorte.

hortencio
6 de outubro de 2009

já fiz tudo que vc indicou porem as estações ficam com algumas paginas sem abrir tipo bol.com.br / baixaki.com.br nao abrem de jeito nenhum me ajude

Claudinho
6 de outubro de 2009

Isso é problema de DNS. Verifique se o DNS que sugeri na tela está em todos os computadores, servidores e clientes iguais. Ou se está preenchido corretamente no roteador caso utilize.

Daniel
9 de outubro de 2009

Oi, eu queria entender melhor isso, entao eu tendo um modem vivo 3g eu consigo acessar a internet em outro computador fazendo aqueles macetes acima que vc diz e sem usar um roteador para distribuir a internet ou tenho que colocar um roteador perto dos computadores??? eu tentei e nao consegui fazer com que a nova conexao local funciona-se. Esclareça por favor…obrigado

chacal doido
10 de outubro de 2009

amigo, uma dica so que serve para quem fez a assinatura com a vivo antes de agosto pois essa tarifa de 2 gigas limite so vale para agosto em diante, se alguem que assinou antes teve reduzido para 128kbps faz assim para ter seus direitos validos eu fiz e deu certo, ( 1º ligue para a vivo 1058, 2º a falar com atendente diga que esta gravando a conversa tambem isso deixa eles receiosos pois vc tera mas provas em suas maos para procurar seus direitos, 2º diga que sua assinatura ou seja seu contrato da vivo 3g é de antes de agosto e que nao esta neste novo plano de 2 gigas limite e que vc quer valer seu contrato pois vc assinou antes disso,neste momento eles irao tranferir vc para um tecnico que depois de falar com vc ira falar com a ouvidoria da vivo e em 5 minutos sua conexao vivo 3g volta ao normal sem essa de limite de 2 gigas pronto faça isso funciona mesmo faça valer seus direitos, ( observação só vale para quem fez o plano antes de agosto ) boa sorte para todos e briguem pelos seus direitos….

Juliane
12 de outubro de 2009

Olá, gostaria de saber como eu faço pra configurar isso tudo num roteador wirelless, pois na minha ksa temos 3 pcs porem todos são portáteis… Vc poderia me explicar????

jhonatam
12 de outubro de 2009

ola amigo eu comprei um vivo 3g ilimitado dois meses antes de começarem com esse limite portanto no meu contrato nao tinha isso em especifico ae quando aucansei o limite de 2gb eles me bloquearam o limite maximo passando apenas para 128kbp/s liguei para vivo e consegui que desbloqueassem apenas dizendo que nao tinha nada parecido no meu contrato pois nao tinha mesmo dae eles liberaram o limite maximo de novo quem sabe vc num liga pra la e diz o mesmo e eles liberem para vc !!!!

flw!!!

Claudinho
13 de outubro de 2009

Daniel, precisa antes de tudo, ter os computadores ligados em rede. Seria um pré-requisito. E para ter uma rede, precisa de um hub, swith ou um roteador. Assim vai poder ter um computador com o modem vivo (servidor com ip 192.168.0.1) e outros computadores ligados a ele para compartilhar a internet (clientes com ip 192.168.0.2, 192.168.0.3 …).

Claudinho
13 de outubro de 2009

Valeu pelas dicas, Chacal e Jhonatam. Creio que tenha uma só linha antiga, vou verificar.

Quanto a Julie, estou preparando um tutorial sobre redes sem fio em breve. Mas já adiantando, vc tem que acessar a configuração do roteador via browser como explica o manual o roteador.

Dentro dessa configuração, vc deverá criar um ip para o roteador e colocar o ip do computador onde está a internet vivo (192.168.0.1) no gatway e as demais informações de dns na aba WAN do roteador como se fosse um cliente. A configuração DHCP pode deixar habilitada com isso ele vai pegar essa configuração e distribuir aos clientes automaticamente.

Se não conseguir em breve estarei publicando o passo a passo.

Bom trabalho

Francisco de Assis Silva
21 de outubro de 2009

Ólá, mestre claudinho,
Adorei sua maneira de ajudar aos outros. Vc está de parabéns!
Agora que precisa de ajuda sou eu. Sou novato nessa área de comparilhar rede. Tenho 1 PC e 1 Notbook, passei quase 1 hora tentando e não consegui fazer com que os 2 ficasem com internet. Solicito ajuda! Meu modem é da vivo 3g.

Francisco de Assis Silva
21 de outubro de 2009

Há! e mais 1 pergunta, essas configurações são feitas no PC ou no NOTBOOK?

Claudinho
22 de outubro de 2009

O primeiro passo para compartilhar a internet é ligar os computadores em rede. Na tela acima coloquei as configurações do servidor de internet com o IP 192.168.0.1 ( onde fica o modem ligado) e do(s) cliente(s)com o IP 192.168.0.2. Ou seja, se vc colocar o modem da vivo no seu notebook, ele será o servidor e deverá ter a configuração do IP 192.168.0.1 da matéria acima.
No seu caso, o ideal seria colocar o modem no computador desktop e ligá-lo a um roteador sem fio, para que seu notebook se conecte ao roteador sem fio e a partir daí receba a internet.
Pode ter mais detalhes dessa configuração de roteador em:

http://www.limitedoinfinito.com.br/?cat=31

Como tem um notebook e como os roteadores estão bem baratos hoje em dia, na faixa de 99,00, acho bastante interessante ter um em casa e distribuir a internet via roteador. Ainda assim, quem chegar na sua casa com notebook e tiver a senha do roteador irá pegar a internet.

t+

samuel
25 de outubro de 2009

muito bom, valeu! me ajudou bastante por enquanto. abraço

Marcelo
28 de outubro de 2009

Parabénas pela dica.
Só uma dúvida tem como fazer este procedimento e deixar wireless? Deixando o servidor e poder usar a internet no notebook sem fio?
Obrigado.

Claudinho
30 de outubro de 2009

Não entendi muito bem a pergunta, mas para a wireless funcionar com internet deverá ter um computador com ip 192.168.0.1 com a internet 3g conectada nele. Na realidade a internet sairá desse computador para o roteador em seguida repassá-la a quem conectar a ele.

Marcelo
30 de outubro de 2009

Seguinte, eu tenho um PC e nele conecto com a Internet 3G pelo modem da Vivo. Através desta conexão eu queria utilizar no meu notebook via wireless.
Neste caso é só passar a internet do PC para o roteador e utilizar no meu notebook via wireless?
Obrigado.

Claudinho
30 de outubro de 2009

Exato. Seu PC deverá estar sempre ligado para fornecer a internet ao roteador para retransmitir. Mais detalhes na publicação abaixo:

http://www.limitedoinfinito.com.br/?p=238

Hélio
3 de novembro de 2009

Fantástico, eu ja estava sem saber o que fazer, Valeu cara, excelente tutorial!! Obrigado

Hélio
3 de novembro de 2009

Uma ajuda a quem tem rede configurada com faixa de ip diferente a esta padrão informada no tutorial, pode usar também um ip qualquer da prória rede já configurada, contanto, que não esqueça de ativar o compartilhamento da conexão da vivo.

ALEXANDRE
11 de novembro de 2009

BOM DIA A TODOS.
EM RELAÇÃO AO LIMITE DE VELOCIDADE IMPOSTO PELA VIVO APÓS BAIXAR 2 GB EXISTE UMA FORMA DE CANCELAR ESSA SACANAGEM DELES.
LIGUE PARA A VIVO E PEÇA PARA TRANFERIR PARA A OUVIDORIA DELES DIZENDO QUE QUER ABRIR UM PROTOCOLO DE RECLAMAÇÃO. CONVERSE COM A ATENDENTE DA OUVIDORIA E EXPLIQUE SEU CASO E DIGA QUE ACHA UM ABSURDO POIS VOCÂ ASSINOU UM PLANO ILIMITADO ( CASO SEJA ESE O CASO ). ISSO ACONTECEU COMIGO E RESOLVI DESSA FORMA. ELES RETIRARAM NA HORA ESSA LIMITAÇÃO E NUNCA MAIS FIZERAM DE NOVO.

Claudinho
11 de novembro de 2009

Olha, fiz isso. Pessoa física pode até conseguir, mas jurídica o máximo que consegui na ouvidoria foi liberar por 20 dias. Vou solicitar o contrato com o gestor para verificar se existe realmente essa clausura de restrição como disseram.

ronaldo
14 de novembro de 2009

No caso da internt 3g ilimitada vou ter o mesmo problema com o compartilhamento para 2 ou 3 pcs?

Claudinho
16 de novembro de 2009

Essa “Ilimitada” é um golpe de marketing. Vai cair a velocidade para 128 kbps depois de estourar o limite de tráfego. Ao virar o mês volta ao normal até estourar novamente.

divanildo
5 de dezembro de 2009
divanildo
5 de dezembro de 2009

OPS FIZ ISSO TDO AWE Q VC DISSE NO TUTO MAIS PARECE Q A VIVO ELA TEM UM PROTEÇÃO QUANDO COMPARTILHO A NET DEMORA POUCO ELA CAI E TENHO Q CONECTAR NOVAMENTE ESTOU INDIGNADO COM A 3G VC TEM UMA SOLUÇÃO AWE PARA QUEBRA ESSA TRAVA DA VIVO JA FIZ DE TODO MAIS CONTINUA COM OS MEUS PROB, DEIXO PINGANDO NO GOOGLE E MUITOS EROS DE RESPOSTA E DEPOIS PARA DE FEZ FLOW MANO AGRADESÇO AWE P AJUDA…

Rafael Ribeiro
7 de dezembro de 2009

VIVO INTERNET 3G

É só ilusão…pois comprei um plano ILIMITADO, e mandaram um msg dizendo que o meu “limite” tinha ultrapassado…e que eu teria que navegar a 128Kbps…eu porcurei saber melhor e fiz uma boa reclamação, no dia que eu comprei a vendedora disse que não havia limite algum de navegação e download…e que o mini-modem navegava a 3,6Mbps (no maximo 1 mega).

fabricioknight
31 de dezembro de 2009

valeu cara, pow to me ajudou muito com esse tutorial @@, DINROXA

Leandro Arce
18 de janeiro de 2010

Suas dicas são dez!!!
Mas me tira uma dúvida, eu não tenho roteador em casa e possuo um desktop e Notebook tem como fazer a distribuição somente pelo modem da VIVO

Claudinho
19 de janeiro de 2010

Blz ! Sem roteador eu já consegui há bastante tempo, mas não lembro muito bem, teria que testar para fazer um novo passo a passo. E é mais complicado.
Tem que ligar um cabo de rede RJ45 que deve ser feito de forma diferente dos que usam no roteador. Tem que ligar esse cabo no seu desktop ao seu notebook, faze a configuração do modem vivo ai em cima descrito. Na época que fiz isso utilizava o windows 98 e precisei de um programa. Vou fazer o seguinte, vou pesquisar aqui e assim que puder publico um passo a passo.
Até +

Leandro Arce
21 de janeiro de 2010

Valeu pelas dicas irmão!

Pelo sua experiência acho melhor comprar um roteador baratinho mesmo heim? rsrs

Grato

Thiago
25 de janeiro de 2010

Olá, tudo bem Claudinho?
Não sei se anda acompanhando o tópico, mas eu gostaria de primeiramente agradescer pelas informações sitadas a cima.
Em segundo, gostaria de saber, vc faz muitos downloads? Recentemente minha namorada comprou o modem da vivo e estamos com receios de a conexão ficar lenta, por isso não baixamos nada com o modem, apenas o utilizamos para navegação.

Se puder, encaminhe seu e-mail para conversarmos melhor sobre essas dúvidas.

Até+

Claudinho
1 de fevereiro de 2010

Pode baixar o quanto quiser, o problema é que quando ultrassar 2 gigas de tráfego a velocidade vai cair para 128 kbps. Mas no mês seguinte na data base do pagamento irá voltar a ter os 2 gigas de tráfego de 3 G novamente.

Claudinho
1 de fevereiro de 2010

Para uso doméstico pode ser o “baratinho” desde que tenha a tela gráfica de configuração pelo IP.

eduardo
2 de fevereiro de 2010

claudio. To tentando montar uma lan com 4 pcs.MAs aqui não chega velox, só a discada.Ai optei pelo 3g.to tentando ainda compartilhar a net, so uso 2 pcs num cabo ponto a ponto. me ajuda velho por favor!!!!!!!!

Claudinho
3 de fevereiro de 2010

A melhor opção para sua empresa talvez fosse um link direto com a Oi dedicado. Mas por apenas quatro computadores o melhor seria comprar quatro modens vivo para ficar com uma boa velocidade. Pode iniciar teste com um vivo e compartilhar pra ver, mas certamente irá ficar lento. Verifique se não existe provedores na sua região que tenham internet sem fio a oferecer. Sucesso.

eduardo
3 de fevereiro de 2010

via sinal de rádio vc fala?Tem, mais é longe da city fica uns 46km, e a via rádio aki fica ossilando no máximo 300kps, e o pessoal que usa, fala que cai muito a conexão.Existe gato nenhum não pra velox brother?????

Hacker extreme
7 de fevereiro de 2010

lloll
e o seguinte eu sei como colocar pra nao abaixar a velocidade da vivo mais isso cabe um processo sontra mim porisso nao vo deixar postado mais e simples e uma dica ( nao deixe nunca seu ip fixo ) pos fica mais facio pra invasao i e facio demais pra descobrir ips ok > te ++ < "" tipow so queria falar pra vcs mesmo e qui tem geito sim de deixar essa bosta dessa net ilimitada ^^ = D ^^

Claudinho
8 de fevereiro de 2010

Para compartilhar a internet obrigatoriamente deve-se ter um ip fixo para que os outros computadores possam estar linkado com ele. Sem o ip fixo para colocar no gatway dos clientes não conheço outro modo de compartilhar a internet.
Quanto a segurança, é importante o firewall estar operante, o administrador do Windows ter senha cadastrada e não compartilhar nenhuma pasta neste servidor de internet.
Pode ser que tenha conseguido esse feito em algum modem vivo antigo, acredito que os atuais verificam o tráfego independente do usuário.

Residente
8 de março de 2010

Ola claudinho, muito bom seu tutorial, fiz e deu certo. Minha pergunta: e uma pessoa com Lap Top, como acessa a rede wireless com vivo 3G ?
Fiz o teste, ele reconhece a rede mas não conecta a internet. CONECTIVIDADE NULA ( no laptoop)
abraços

jean
27 de março de 2010

cara em vez de comprar um suit eu comprei um roteador wiriless ai peguei em bomba :( .
fiz a confing direitinho mas sempre fica capitando rede wirilles não se de onde e não passa a a net 3g para os outros computadores :S . tem como eu tranformar o roteador em suit, ? ja tentei até desativar a rede wiriless mas não sei por onde, o que eu faço ?

Claudinho
31 de março de 2010

Tem sim como transformar o roteador em switch. Tem que entrar no setup do mesmo e desabilitar a wireless. Veja no seu manual, cada marca é num local diferente. Geralmente fica uma opção em Wireless / Wireless setting / Enable Wireless Radio. Boa sorte.

renato
22 de abril de 2010

Valeu meu amigo, passei uma tarde inteira tentando compartilhar isso sem sucesso, foi só achar esse seu tutorial que consegui.

Obrgado mesmo, valeu.

Rodrigo
3 de maio de 2010

Cara olha só to querendo compartilhar internet na empresa q eu trabalho, ela já esta toda em rede mais quando alguem precisa usar internet pega 1 modem 3g da vivo e coloca no computador, queria que vc me ajudasse a compartilhar para os computadores, sem precisar troca o modem de pc para usar internet.
“Em deus de já agradeço”

Claudinho
4 de maio de 2010

Deve seguir os passos descritos ai em cima. Conceitualmente terá que definir um computador com um ip fixo onde será colocado o dispositivo sempre que for utilizar a internet para todos. Esse computador receberá a configuração de “servidor de internet” descrita acima. E os outros computadores deverão no gateway ter o ip desse servidor. Leia com atenção os passos acima e pesquise o que não entender e veja se consegue. Bom Trabalho.

Bruno Schuler
16 de maio de 2010

Boa Noite.. gostaria de sua ajuda… tenho um pc desktop e um netbook (wi-fi / wireless). uso o modem 3g da VIVO no pc desktop.. ganhei de um amigo um roteador: TP Link eXtended Range 54M TL-WR541G… Tem como eu fazer o procedimento: conectar o modem 3G da VIVO na cpu do pc desktop, pegar um cabo de rede conectar atras da cpu e conectar no roteador….. e pra isso da sinal ao netbook wireless… isso é só pensamento.. nao sei se pode fazer isso…
Alguem pode me ajudar? se sim, me da uma explicação rápida de como fazer isso? o que configuro? como faço?

Preciso muito.
obrigado e boa noite.

Saudações!

Claudinho
16 de maio de 2010

Boa noite. Sim, tanto pode, que estou exatamente nesse tutorial acima “compartilhando a internet 3 g” explicando como fazer isso. O seu desktop será o servidor de internet e terá a configuração 192.168.0.1 e ficará com a internet vivo conectada fisicamente nele compartilhando para os que acessarem o roteador.
Tenho outra publicação sobre configurar roteador…
http://www.limitedoinfinito.com.br/?p=238
Bom trabalho.

Caio da silva Pessôa
28 de maio de 2010

gostei do tópico de redes modem 3g.
Gostaria de saber qual o material necessário para montar essa rede.qual tipo de cabo e etc.

Claudinho
29 de maio de 2010

Atualmente utiliza-se muito as redes sem fio. Assim precisaria de um cabo para rj-45 para ligar o servidor (onde está a internet conectada) ao roteador e o restante seria sem fio para os clientes (notebooks e computadores com placa de rede sem fio). Geralmente um cabo desses já vem junto do roteador que está na faixa dos R$ 100,00.
Boa sorte

Felipe
15 de junho de 2010

Falha ou realidade?

Acho que descobri uma forma da velocidade da Vivo 3G não ser limitada. Quando virou o mês minha conexão ficou como o “contratado”, variando de 1,1 MB à 1,4 MB. Então para aproveitara a conexão antes que minha irmã use para baixar músicas, eu optei por gastar tudo rápido. Então primeiramente baixei o CorelDraw Graphics X5, depois o Corel Office, e dai já tinha ultrapassado o pacote contratado (1GB), e a velocidade não tinha caído, estava a 1.450 kbps. Então baixei também o Corel Video, Avatar e 2012. Bem, por fim já tinha gastado em um único dia mais de 4GB, e a internet continuava com a mesma velocidade (acima dos 1.300 kbps). Dai pensei: “Será se o trafego só é atualizado quando reconecta o modem?” Dai por fim das dúvidas desconectei e esperei uns 30 min para conectar novamente. Quando conectei novamente, a velocidade estava a 134 kbps (para a minha tristeza).
Mas estou pensando em algo; na proxima virada do mês vou fazer este teste novamente, vou deixar meu pc ligado direto durante 2 dias seguidos – no mínimo, e verificar se isso acontecerá novamente. Se isso for verdadeiro, basta ter um pequeno servidor em casa para não precisar deixar o pc ligado direto, aqueles mini CPU da compaq e outras marcas por ai.

O que acham disto? Já aconteceu isso com vocês?
OBS: Meu plano é Vivo Internet Brasil 1GB

Claudinho
16 de junho de 2010

Certamente em determinados horários a própria vivo deve dar um reset na conexão para ela cair e voltar só para fazer essa queda de velocidade. Se não me engano pelo menos na data do vencimento do pagamento ela reseta a conexão. Sem falar nas possibilidades de quedas de conexão que são frequentes… Ficar ligado 24 horas um modem vivo é quase uma utopia…
Boa sorte

Rogério
21 de junho de 2010

Olá meu camarada, li a sua matéria e achei legal. porém gostaria de saber se vc poderia me ajudar de outra forma . Eu tenho um 3g da vivo e também tenho um site, mas o meu notebook não acessa mas o meu site. em outros compuradores o meu site abre normalmente.já desistalei wireless, já usei outro navegador(usei o explorer 8 e google crhome). Tentei usar o meu modem em outro notebook e também não abriu. dá para me dar um auxílio.
desde já obrigado.

Claudinho
21 de junho de 2010

Geralmente os problemas de abertura de sites referem-se a configuração de DNS. Mas com o modem da vivo ele mesmo já configura automaticamente ip e dns… e como já testou o seu modem em outros notebook isso realmente é estranho.
Seria interessante pedir para outra pessoa com outro modem da vivo tentar acessar. Tente colocar o DNS 208.67.222.222 na sua placa pra verificar se muda alguma coisa. Boa sorte !

Giorgio Cleifo
22 de junho de 2010

Bom dia para todos!
tenho um problema que não estou conseguindo resolver, preciso compartilhar internet de um modem vivo, cm o ip do servidor de internet fixo, porém, preciso que o ip dos clientes sejam dinâmicos, não presise ter que configuar ip manualmente em todas as máquinas cliente, preciso que meu servidor faça o mesmo trabalho do ROTEADOR R100 3,5G WI-F , onde vc conecta o modem e ja compartilha a internet e distribui ips automaticamente, se alguem poder me ajudar ficarei muito grato.

Leandro S.
23 de junho de 2010

Meu, parabéns! O único tutorial que funcionou de verdade!

Helena
27 de junho de 2010

Olá.

Segui os passos do seu tutorial e consegui compartilhar a internet do pc de casa com o meu notebook. Muito obrigada!
Mas estou tendo um problema qdo quero me conectar à redes wireless em outros lugares. O notebook acha a rede, mas não conecta… pensei que poderia ser um problema de IP, por isso mudei o IP para automatico, mas não funcionou…

Vc saberia me responder pq acontece isso?

Muito obrigada.

Claudinho
29 de junho de 2010

Bem, estou presumindo que ao tentar conectar em outra rede tenha a senha de acesso para entrar e mesmo assim seu computador não consegue acessar a internet.
Primeiro deve verificar se essa rede precisa de configuração de ip, gateway e dns ou possui DHCP habilitado para que posso colocar toda a configuração da rede de forma automática como fez.
Geralmente as redes sem fio são automáticas.
Tendo certeza disso, caso seu computador não conecte sem fio em nenhum lugar, pode ser o drive.
Caso seu notebook conecte sem fio em casa e não conecte em outros lugares, pode ser a configuração da rede errada no seu computador.
Muitos notebooks possuem utilitário de rede que funciona em paralelo ao windows. Desabilite-a caso tenha para verificar.
Demais só testando mesmo as possibilidades e futucar.
Boa sorte

Douglas
29 de junho de 2010

Bom dia, li todo o teutorial mas tenho uma duvida, tenho um not book e internet claro 3g e quero compartilhar atravez de um roteador d-link 2640, essa conexão(notbook-roteador) deve ser via cabo? E o cabo deve ser conectado na entrada de internet do notbook? Obrigado.

Claudinho
29 de junho de 2010

Bom dia, os Net-books apresentam um problema que se refere a licença do Windows. Geralmente é home-basic e não possuem um sistema de compartilhamento de rede completo. Talvez tenha problema com isso.

Outra questão refere-se ao cabo. Acredito que não necessite de cabo para compartilhar sua internet, mas como está descrito acima, terá que coloca um IP fixo em seu computador com 192.160.0.1 para ser o servidor e os outros acessarem o seu.
Tenta ai, boa sorte.

Renata
3 de julho de 2010

Muito bom! Há tempos que venho tentando compartilhar o modem 3G da Vivo no notebook com um desktop. Consegui! Deu tudo certo. Agora o note fica no quarto, onde o sinal e muuuito melhor e compartilho essa mesma conexão com o desktop que fica num outro cômodo da casa onde pegaria mal caso o modem estivesse lá. Muito bom mesmo! Valeu pela dica! Passei por vários sites mas só no seu consegui de fato. Obrigada.

Cleison
13 de julho de 2010

Muito boa a dica simples e facil de instalar, parabéns pela boa vontade de ajudar a outras pessoas,valeu boa noite…..

Regiane
28 de julho de 2010

Li todos os post e repostas, mas “acho” que não tem nenhuma explicação para compartilhar 3G entre dois not book, somente via wireless?

Claudinho
28 de julho de 2010

Pode compartilhar a internet móvel também em uma rede comum com cabos (RJ45). Expliquei com wireless porque seria mais interessante, já que todo notebook possui placa de rede sem fio.
Ou seja, o que é necessário para compartilhar a internet é que os dois computadores esteja ligados em rede. Feito isso, seja com cabo ou sem fio, basta seguir as configurações descritas no artigo acima.

agnaldo
17 de agosto de 2010

tem como eu comprar um switch bem baratinho, para usar a rede via cabo. No vivo 3G. Para eu conectar em 02 computadores em casa pela rede.

Claudinho
18 de agosto de 2010

Sim, roteador, switch, hub, o que interessa nesse caso é que a rede esteja operante.

Guilherme
20 de agosto de 2010

tenho a internet vivo 3g com o modem HUAWEI E156, que uso em meu computador.. comprei o ps3 recentemente e gostaria de fazer a conexão com a internet, mas nao tenho roteador. Oque posso fazer para distribuir a internet do meu pc para o ps3?

Claudinho
23 de agosto de 2010

Acredito que deverá comprar um roteador. Através do roteador deverá habilitar o DHCP (cria os Ip´s automáticas quando um computador é descoberto na rede) e direcionar a internet do roteador para o seu computador. Assim todo computador que entrar na rede automaticamente (DHCP) irá obter o endereço da internet que está em seu computador conforme explicações acima.

Maciel Serafim
1 de setembro de 2010

Quase 1 ano se passou e este post é sensacional. Parabéns pela divulgação. Ajudou e vai ajudar a muitos ainda.

Claudinho
1 de setembro de 2010

Nem tinha pensado nessa questão do tempo, como passa rápido…

Por isso é importante que pelo menos uma vez por mês paremos tudo o que estamos fazendo, nos afastarmos para meditar em nossas ações e assim verificarmos para onde estamos trilhando nossas vidas… Afinal qual o significado do viver bem? Quais os reais valores que preciso para viver? Que tipo de contribuição presto a sociedade – seja no trabalho ou para pessoas carentes ou para a família? Quais as mudanças que devo promover e quais as metas realmente verdadeiras que devo alcançar para me realizar plenamente com meus verdadeiros dons ?

Valeu e boa reflexão !

Rafael Guedes
12 de setembro de 2010

Bom dia Claudinho! Parabéns pelo seu Dom de difundir o conhecimento.

Recomendo você dar uma olhada neste artigo:
http://www.juliobattisti.com.br/artigos/windows/tcpip_p16.asp

Você poderá otimizar seu Post um pouco ao lê-lo. Os seus passos 7 e 8 por exemplo não são necessários. Não entendi também a necessidade de se ter um Grupo de Trabalho (meu notebook está ingressado num domínio e eu já compartilhei minha Internet várias vezes através dele).

Por favor, encare minhas críticas como intuíto de ajuda. ;)

Mas uma vez, parabéns pelo artigo e pela Reflexão!

Rafael Guedes
12 de setembro de 2010

Ah! Referente aos roteadores 3G, há inclusive os que fazem failover. Ou seja, você pode ter um link ADSL nele e mais um modem 3G, de modo que se o seu link ADSL caia a conexão 3G seja discada.

Claudinho
13 de setembro de 2010

Bom dia,

Sem problemas quanto as sugestões, pelo contrário sempre acrescenta.
Fiz esse artigo com o intuito buscar o máximo de uma linguagem prática, distanciando da técnica como é o caso do excelente artigo no site do Júlio Battisti. Mas também quero atingir todos os tipos de pessoas, tanto as que sabem configurar um roteador DHCP quanto os que não sabem, ou as que possuem apenas um switch.
Assim os passos 7 e 8 resolvem a questão das pessoas que não conseguem ativar um DHCP corretamente ou possuem um switch. Mas com um roteador (passo 9) com um DHCP funcionando ela realmente não precisa.
Colocar um único Grupo de Trabalho nos computadores da rede resolve algumas questões em sistemas que possuem dificuldade de conectar. Já tive problemas onde certas máquinas só conseguem entrar na internet dentro de um grupo de trabalho.
Portanto fiz um artigo com o objetivo de conseguir – a todo custo – sucesso na tarefa final em linguagem acessível e com máximo abrangência que pude.
Acredito que na vida tudo pode ser melhorado e aperfeiçoado, mas requer muita disciplina… Ainda estou trabalhando nisso !

Valeu, sucesso !

Claudinho
13 de setembro de 2010

A tecnologia é incrível, imagine as redes e computadores a uns 10 anos na frente como vai ser…
Pensar que vi nascer os celulares usando aquele tijolão super resistente do Motorola a tão pouco tempo…

João Armando
20 de setembro de 2010

Claudio, primeiramente, meus parabens pela generosidade de escrever esse artigo.
Voce me ajudou muito, mas ainda estou com um problema. Eu fiz tudo certinho esses negocios de cópia ae. Dae eu conecto a internet no pc que vai ceder a net pra rede, e quando eu vou no outro pc, ele pede pra eu conectar atravez do copia de discador quando eu abro o navegador. eu clico pra conectar e ele diz que outro pc ja esta conectado. eu nao entendo nada de rede, mas com isso eu presumo que a net nao esta sendo distribuída pra ele, pois já que eu conectei no pc mestre, era pra todos terem conectado tambem. o que eu fiz de errado?

Claudinho
21 de setembro de 2010

Verifique:
1) se o seu computador esteja realmente conectado na rede e com as configurações corretas de cliente;
2) se a configuração de opções da internet, em conexões a internet está em automática;
3) se a conexão “copia de internet” ficou compartilhada;
4) no pc mestre conecte sempre pela “copia de internet” colocando ela como padrão e apenas minimize a janela do discador (não ligue por ele);

Confira novamente as etapas e tente novamente…

João Armando
21 de setembro de 2010

Olá Cláudio. Estive analisando e eu percebi que a rede nem mesmo foi criada. Dei uma investigada nos ‘sintomas’ e sabe porque nada está dando certo? Porque o cross-over está quebrado -.-
Agora vou providenciar um novo e vou repetir todos os passos. Qualquer duvida, entrarei em contato contigo. Parabéns mais uma vez pelo blog, já esta adicionado nos meus favoritos.

João Armando
24 de setembro de 2010

AAAAAAE, CLÁUDIO *-*
Muito obrigado pelas dicas. Comprei um cabo novo e consegui criar a rede e compartilhar a internet com sucesso. Muito obrigado, amigão.
Está de parabéns, nem sei como agradecer.
Abraços

Claudinho
26 de setembro de 2010

Blz ! Na realidade sem persistência e disciplina nada vai para frente. Bom trabalho !

gleiciane
29 de setembro de 2010

oi bom dia!!!
vc está de barabens o seu blog é mito legal!!!!!!!!!!!
porem eu estou com uma duvida .Eu queria saber se tem como vc explica duas coisinha, a pimeira é se tem como eu conectar o meu netbook no computador do meu marido e o que precisaria qual seria os material pra conecta pois nós usa um modem da claro ( modelo é E226 )como intenet entao n tem como colocar os dois conectado ao mesmo tempo .E a outra pegurta é sobre como faço essa tal rede domestica ( trabalho sei lá como é o nome),se tive como explica com detalhe eu agradeceria muito pois não sei mexe muito ñ .(de preferencia sem rodiador pode ser atraves de cabo mesmo.)obrigada espero ssua resposta .

Claudinho
29 de setembro de 2010

Bom dia, percebo que não tem muito conhecimento de informática realmente. Nesse caso a melhor solução é contratar um técnico ou pedir para alguém com maior conhecimento para colocar para você uma rede sem fio em sua casa e configurar para você o computador que possui a internet conectada nele para distribuir para a rede. Assim quando ele estiver na internet o outro computador também poderá acessar a internet dentro de sua residência.
Terá que comprar um roteador sem fio (+ ou – uns R$ 100,00) e o serviço do técnico (+ ou – R$ 100,00).

gleiciane
29 de setembro de 2010

obrigada pela informaçao!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

hygo
9 de outubro de 2010

claudinho.

como faço passo a passo para compartilhar meu vivo 3g minha rede a mais 1 computador eu uso um switch com cabos crossover para ambos computadores (2), mas nao consigo dz que estar desconectado o outro e estar ligado o servidor.

Claudinho
11 de outubro de 2010

Bom dia,

“Um cabo crossover, também conhecido como cabo cruzado, é um cabo de rede par trançado que permite a ligação de 2 (dois) computadores pelas respectivas placas de rede sem a necessidade de um concentrador (Hub ou Switch) ou a ligação de modems.”

Se você usa um Switch não deve usar um cabo crossover. Se tiver dúvidas quanto a montagem de um cabo no link abaixo existe uma boa explicação:

http://www.boadica.com.br/layoutdica.asp?codigo=234

Quando conseguir conectar os dois computadores via rede pelo switch, basta seguir o tutorial acima para compartilhar a internet.

Bom trabalho.

cleo
19 de outubro de 2010

olá,sei como fazer o compartilhamento pesquisei bastante e achei facil,porem meu vivo 3g nao oferece a opçao de compartilhamento nas propriedades do icone,parece que tudo para mim é mais dificel hehehe.quero conectar meu playstation 3 no notebook.
vc sabe o que fazer?

marcio
20 de outubro de 2010

value cara, muito interessante e ssalvatória essa sua dica….abraços

Claudinho
20 de outubro de 2010

Tente fazer uma discagem normal. Depois de conectado, verifique nas Configurações do Adaptador de Rede se existe uma conexão do seu 3G ativa. Nessa conexão que irá surgir ao conectar é a que deverá ir em propriedades e copiá-lo conforme explicações acima. Depois é só seguir o passo a passo.
Provavelmente terá que possuir um roteador ou switch para colocar o seu playstation.

Boa sorte ! e equilíbrio na jogatina….

“Sem sabedoria, a imaginação é uma professora cruel.”

Palloma
21 de outubro de 2010

Olá, eu tenho um notebook e minha internet é um modem da vivo. eu gostaria de saber como eu faço para compartilhar a minha internet com outro notebook, mas sem hoteador.
Uma vez meu primo conseguiu compartilhar a minha internet com o notebook dele assim (acho q via wirelees), só que eu nao vi ele mechendo…

Claudinho
21 de outubro de 2010

Teria então que criar uma rede sem fio “ad hoc”.

Na prática eu ainda não fiz dessa maneira e para criar um tutorial prático teria realmente que por a mão na massa. Mas pode tentar pelo esquema no link abaixo:

http://teteraconsultoria.com.br/blog/como-configurar-a-rede-sem-fio-entre-computadores-sem-roteador/

O problema após isso seria a ligação da cópia da conexão da vivo com essa nova conexão ad hoc. Caso a internet seja compartilhada talvez tenha que criar uma ponte entre as duas conexões.

Futuramente pretendo publicar um artigo sobre esse procedimento, caso não consiga.

Bom trabalho

ivan
21 de outubro de 2010

comprei 1 rateador e consigo compartilhar com o ps3, so que eu queria compartilhar com o pc que tenho tambem, o que preciso, pois coloco o cabo de rede no pc e no roteador e nao entra a concçao

Claudinho
22 de outubro de 2010

Bem não me deu muitas informações, mas verifique o cabo caso nem o led da placa acenda. Não pode ser cross-over para usar no roteador.
Se tiver fisicamente conectado (led aceso) verifique as configurações da placa. Se no roteador não tiver DHCP habilitado terá que fazer as configurações manuais.

Adilson Carvalho
22 de outubro de 2010

Vc é o cara!!! Parabéns

Carlos
29 de outubro de 2010

VLW MESMO TAVA QUERENDO FAZER ISSO A MESES E SÓ VC CONSEGUIU ME INFORMAR O PROCEDIMENTO CORRETO.NÃO TAVA CONSEGUINDO PORQUE NÃO ESTAVA LIGADO NESSA PARADA DE FAZER UMA CÓPIA VLW MESMO!

Claudinho
1 de novembro de 2010

Muitas vezes os conceitos mais simples são os mais difíceis de lembrar ou até mesmo praticar.

Muitas pessoas abrem um comércio e não pesquisam antes como é o lucro do setor que irá atuar e perdem tudo o que investiram.

Outras pessoas não conseguem dizer para o pai, ou a mãe ou a alguém que goste a simples palavra “eu te amo”.

Algumas ainda nesse dia de finados gastam fábulas de dinheiros com flores, arranjos, decoração para os entes queridos nos túmulos, contudo uma simples doação de um alimento a um necessitado em nome do falecido certamente o alegraria muito mais onde quer que esteja.

Assim vivemos criando dificuldades em nossas vidas com expectativas inalcançáveis onde a única coisa que precisamos para ser feliz com relação à vida material, é a posse do necessário e com relação à vida moral, a consciência tranquila e a fé no futuro.

Sucesso. Eu que agradeço a oportunidade. T+

Carlos
1 de novembro de 2010

Claudinho

vc sabe me informar como faço para almentar lvl de 1 persónagem rapidamente de um jogo on-line?
porque jogo a 2 anos e fui roubado e pra começar tudo dinovo sem chance,ainda + agora que vou ser pai!rsrsr
se tiver alguma dica me falar por favor.

Carlos
3 de novembro de 2010

Claudo olha só com esse sistema de net no celular,tem como configurar ou algum programa que faça com que a net do meu celular fique no meu pc?ou seja usar meu celular como modem?
se tiver por favor me dar um toq!

Claudinho
4 de novembro de 2010

No início a internet oferecida pelas operadoras móveis era fornecida através de um celular. Lembro no começo que tinha um Nokia que conectado ao notebook fornecia a internet a ele. Mas tinha que instalar o programa do celular no computador, conectar o celular, é claro, e através do programa da Nokia o notebook acessava a internet. Assim creio que fica na dependência do programa do celular, se ele tiver essa opção de compartilhar a internet para o computador.
Boa sorte.

Carlos
5 de novembro de 2010

vlw, antes de vc falar eu dei uma pesquisada e realmente oq vc disse tem fundamento.Tive que baixar um programa e pronto ou pra quem quiser saber,se por acaso vcs tiverem um modem que não use +,tipo tenham cancelado é só colocar o chip dentro e pronto.
flw galera abraços!

Roberto
27 de novembro de 2010

Claudio

Tudo bem?

Támbem tentei compartilhar assim como ensinou mas na hora que tento conectar exibe o erro 619. que diz uma mensagem relacionada a porta

Espero uma dica

Obrigado!!

Claudinho
1 de dezembro de 2010

Isso está me cheirando a problema com seu provedor de internet, ele deve estar te travando. Dá uma ligada pra eles e verifica…

eriko
28 de dezembro de 2010

massa

eriko
28 de dezembro de 2010

funcionol

William
7 de janeiro de 2011

Claudinho,

Eu não fiz nada ainda e estou apenas lendo os posts.
Realmente voce parece um cara fora de série.
Além das dicas em relação à informática, as relacionadas
à vida em geral são as melhores.
Minha dúvida é que todos os posts aqui se referem ao 3G
da vivo (ou da OI). Existe alguma diferença com o 3G da claro, considerando o avanço da tecnologia (e consequentemente dos bloqueadores) e a data atual (07/01/2011)?
Desde já, agradeço

Claudinho
8 de janeiro de 2011

Fique a vontade, na realidade, todos somos muito mais do que pensamos ser…
Quanto a sua pergunta não sei informar, de qualquer forma é interessante fazer alguns testes por conta própria.
Bom trabalho.

Elimar
10 de janeiro de 2011

Parabens Claudinho!!!

jean
18 de janeiro de 2011

mano queria saber qundo eu entrar nos dois pc se vai gastar minha internet em dobro?
minha net e da oi e é a de 5giga.depois q passo pago R$0,10 por kbps a mais do q o limite.
vlw ae….

Claudinho
18 de janeiro de 2011

Certamente…

Römulo Barros
25 de fevereiro de 2011

Boa tarde, Claudinho.
Tenho 3G da claro no meu celular (motorola dext MB200) e utilizo uma aplicação androido, no meu cel, que faz com que meu cel atue como um roteador. Entao, consigo conectar diversos outros nots e cels e utilizar a internet. Meu problema é que tenho um equipamento (tv por assinatura pirata) que precisa de internet e possui apenas uma porta RJ45. Como faço para compartilhar a internet do meu cel com este equipamento?

Jadson C Rodrigues | Altamira/Pa
28 de fevereiro de 2011

Claudio muito bom post, ja estou usando isso para conectar meu iphone, valeu!

Paulo Roberto
12 de março de 2011

Bom dia, meu amigo é incrivel o que está acontecendo: coloco o modem 3g da Claro no notebook, isso entrando como administrador ele conectar e as paginas do windows explorer abri belizinha, mas quando eu entro como usuário o modem conecta mas as paginas não abri meu, diz que o windows explorer não pode ser exibida. Preciso de ajuda pra essa solução.

Claudinho
12 de março de 2011

Típico erro do windows 7.
Se esse for o sistema operacional deve configurar o discador com permissões de administrador.

Claudinho
12 de março de 2011

No Brasil temos o costume de querer sempre levar vantagem em tudo. Infelizmente desconhecemos leis da natureza invisíveis que nos regem. Uma delas é a lei da ação e reação. Quando usamos algo pirata estamos criando uma ação negativa. E essa ação retorna para nós mesmo em sentido oposto em igual intensidade como nos diz Isaac Newton em sua terceira lei. Futuramente quando algo não dá certo em nossas vidas – reclamamos e amaldiçoamos os Deuses – totalmente inocentes nesses dramas, pois essas reações negativas em nosso caminho são causadas devido a ações negativas nossas praticadas no pretérito.

É dando que se recebe. A honestidade hoje colhemos em sucesso e riqueza em nosso futuro. A desonestidade, mesmo em pequenas ações, colhemos igualmente em fracassos futuros.

Pense nisso amigo.

De qualquer forma, o coração de uma rede é o roteador. Se precisa de um RJ-45 terá que adquirir um roteador normal para fazer essa ligação. E para jogar internet no roteador terá que usar o seu celular como servidor nesse roteador. Para tal terá que ligar o seu celular em um computador e usá-lo como servidor de internet para o roteador tradicional.

Sucesso.

Mila
31 de março de 2011

Olá, tenho um pequeno problema. Meu vivo 3G nao tem opção de compartilhamento. O que posso fazer pra mudar isso?
ps.: eu sou a adm do notebook.

Valeu!

Claudinho
31 de março de 2011

Oi, tente seguir o passo-a-passo acima. A conexão aparece quando se conecta o 3g no computador. Nesse momento crie uma cópia dessa conexão para nessa criada fazer o compartilhamento. Tente fazer os passos acima e no que tiver problema me avise.
Boa Sorte !

Ju Lima
6 de maio de 2011

Gostaria de informação sobre o Mini Modem 3G …posso por um chip TIM comum que uso no celular, conectar no notebook e navegar normalmente?

Claudinho
6 de maio de 2011

Da Tim não sei, mas outra operadora já tive resultado positivo tirando do celular e colocando direto no modem da mesma operadora…

Ju
6 de maio de 2011

Sério? voce usou um chip comum dessas operadoras que cobram só 50 centavos e conectou normal sem te pedir pra comprar um pacote de dados… citei a Tim pq é a operadora que eu uso, mas pra mim se uma outra como a claro que tbm cobra 50 centavos por dia, me serve… Liguei numa loja que vende o mini modem e a vendedora disse que sim, mas não senti muita verdade… De qualquer forma obrigadão.

Lucas
25 de maio de 2011

Muito bom o tutorial, foi o melhor que achei na internet, mas estou com problemas para conseguir compartilhar minha internet 3G, não consigo copiar a conexão, eu uso vista e não aparece essa opção de copiar, eu uso o modem da tim, e o discador também cria essa conexão, só que ela não some, mas não adianta nada configurar, porque quando conecta ele coloca as configurações automáticas, e não tem como colocar o IP fixo.
E outra coisa, eu conecto o cabo de rede no PC e conecto em que lugar do roteador, na WAN ou nas potas?
Quando coloco na WAN não dá para entrar na 192.168.1.1 para configurar, então como faço?

Luiz Frossard
27 de maio de 2011

Muito bom, custei para encontrar algo que realmente funcionasse, o pulo do gato foi realmente a cópia da conexão, fazia tudo e funcionava porém ao desligar a máquina, quando retornava já não conseguia conectar.
Aqui funcionou tudo 100%, tanto por cabo quanto por wireless (Via roteador).

Claudinho
27 de maio de 2011

No vista realmente não tem como copiar…

Marcelo R. Vieira
9 de junho de 2011

Claudinho, boa noite,
Ve se pode me ajudar, tenho uma rede na firma com velox conectado ao roteador e um endereço interno com o endereço, 10.1.1.x, mascara 255.0.0.0 e gateway 10.1.1.1, para ter minha rede do outro lado da rua em um deposito coloquei duas antenas wireless usb, como configuro para poder ter internet e a rede com o endereço acima do outro lado? pode ajudar?
sem mais

obrigado

Claudinho
11 de junho de 2011

Bem pelo que posso entender, além das antenas deve ter um roteador de um lado e outro roteador do outro fazendo serviço de ponto de acesso (somente para conectar ao roteador principal e distribuir para nova rede). Pelo menos é o que eu faria inicialmente para testar.

Boa sorte.

Marco Fornazier
14 de junho de 2011

Bom dia, Clausinho!

Ve se pode me ajudar, uso a internet 3g da vivo compartilhada com 3 micros usando um switch. O problema é que quando desligo o micro onde está plugado o modem 3g, ele perde a configuração tende que reconfigurar novamente todo dia. Como resolver este problema?

Abrçs

Claudinho
19 de junho de 2011

Veja se a versão do seu windows é a home edition. Para tal deve usar a profissional.
Fazendo a cópia da conexão criada pelo modem automaticamente, ele não perde a configuração.

Cristiano Souza
1 de julho de 2011

Caro Claudinho, obrigado pelo tutorial me ajudou bastante, mas percebi que no meu windows 7 professional, no momento de compartilhar a conexão 3g, não tem aquele item que identifica onde será compartilhada a internt.

Claudinho
1 de julho de 2011

Realmente não cria cópia, só atalho. Assim, de imediato, não tem como fazer isso no Windows 7 nem no Vista…

Gilberto Almeida
8 de julho de 2011

como faço para configurar um modem hauwei e173 com um roteador edimax 6200n.
Obrigado

Claudinho
11 de julho de 2011

A melhor maneira de iniciar alguma coisa é com o manual de cada equipamento…

MARCOS
16 de julho de 2011

Cara vc Salvou minha vida …deu certo valeu…so naum desapareceu a outra conexão

mais ta funcionando

Arquimedes O.C. Georgopoulos
21 de julho de 2011

Obrigado amigo!
trabalho no ramo de informatica e essa informação ajudou e muito!
Sobre a reflexão realmente eh uma pena que tudo gira em torno da ganancia, egocentrismo capital que todos tem por natureza no mundo capital.
Novamente obrigado pela ajuda, no que eu puder ajudar meu e-mail está ai!

waldech
26 de julho de 2011

Possuo um roteador tplink, ele possui controlador de banda. Tenho uma net de 2 mega. Gostaria de dividi-la em 2 grupos de 1 mega. Poderia usar um grupo c IP fixo ou mesmo os dois, como faço p configurar o tplink??Pra essse esquema acima. Grato

Claudinho
27 de julho de 2011

Eu que agradeço a visita. Bom trabalho.

Claudinho
27 de julho de 2011

Olha ainda não fiz esse tipo de configuração na prática, mas pelo que sei deverá ter IP fixo dentro da rede para cada endereço MAC da respectiva placa, na configuração do DHCP. Dessa forma poderá controlar o controla da banda de cada IP dependendo do modelo do seu roteador. Certifique-se no manual.
Tente inicialmente fazer com um computador, depois tente outras opções que o roteador possa oferecer.
Boa sorte.

Jorge
28 de julho de 2011

Boa noite, Claudinho

Possuo um roteador d-link wireless 3G DIR-412 com um modem da Claro 3G que funciona muito bem, mas troquei o modem pelo da Vivo 3G HUAWEI E173, agora o roteador não reconhece! será que poderia me ajudar?

Desde já

Obrigado

wilson a.braguim
5 de agosto de 2011

oi. tenho 69a. comecei a pouco com tc netebook da toshiba achei valido suas orientacoes, mas claro achei um pouco complicado tenho nmedo de fazer no pc e der tudo errado. EU coloquei WINDOWS HOME PREMIUM strsves de amigo, e toda ves aparece a internete nao pode abrir pg web. Meu modem e da vivo 3g , fica muito caro no fim do mes acho um absurdo gostaria que tivesse um livro explicando o significado por ex. atualizar , e um monte de coisas que desconheco, assim como muitos. obrigado pela atencao; wilson

Claudinho
8 de agosto de 2011

Caro Wilson,

Sempre acreditei que a idade nunca deve ser empecilho para aquisição do conhecimento, pois sou espírita e sei pelos meus estudos sistemáticos, que todo conhecimento e sentimento que adquirimos é levado conosco.

Dificuldades são enormes nos termos e novidades da tecnologia, mas desistir jamais.

Abaixo tem um link de um dicionário de internet e informática:

http://www.youblisher.com/files/publications/9/53860/pdf.pdf

Contudo pode simplesmente colocar o termo na pesquisa do Google juntamente com a palavra “Wikipedia” por exemplo “atualizar wikipedia”. Ou simplesmente entrar no site da Wikipédia e digitar o que procura. A Wikipédia é um grande banco de informações de todos os tipos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

De qualquer forma, a respeito da internet, pode tentar utilizar outro tipo mais barato, como via cabo ou telefone.

O que precisar é só falar, ou melhor, digitar…

Sucesso.

Bruno
11 de setembro de 2011

Cara eu tenho um ipod touch e queria saber se posso compartilhar a internet com ele também

Daniel
21 de setembro de 2011

procure por Connectify

elton
5 de outubro de 2011

ei kara como eu deixo o meu moldem 3g ficar 600k de velocidade ?

Claudinho
6 de outubro de 2011

Qualquer programa que altere as configurações do modem para burlar o limite do contrato de um provedor de internet é contra a lei.
Temos que refletir em nossas ações de agora, pois tudo na vida existe reações.
A colheita será de frutos doces ou de espinhos, dependendo do que se planta hoje.
Sucesso.

sergio feldman
8 de outubro de 2011

Caro Claudio,saude amigo,estou comprando um modem roteador,quando chegar pedirei sua ajuda
Que os amigos espirituais continuem sempre a iluninar vosso caminho,e assim voce possa dividir seu conhecimento,como diz Emannuel.

Vinicios
9 de outubro de 2011

Meu, muito boa a sua dica! consegui conectar até meu PS3 na net com isso!!! Tudo wireless! Parabéns!!

gustavo
10 de outubro de 2011

ola meu nome é gustavo .. queria saber se vc pode me ajudar . queria saber como eu faço para configurar a entrada de chip do meu net para entrar na internet por ele ???? se vc sober me ajude obrigado

docquinha
27 de outubro de 2011

olá tenho um vivo 3g e dois notebook gostaria de compartilhar sera que da desde ja agradeço.

Claudinho
1 de novembro de 2011

Se tiver noções de instalação de hardware e redes, seguindo o artigo acima deve conseguir, mas para isso terá que possuir um roteador.
Sucesso.

Gabriel
16 de novembro de 2011

cara no meu pc/modem ta tudo certo … só q hoje desapareceu a aba de compartilhamento do nada… dai n consigo colocar pra compartilhar … como faço para colocar de volta essa aba ” Compartilhar” ?

Claudinho
19 de novembro de 2011

Fica difícil entender a situação, mas tente excluir a conexão e instale novamente os drivers do modem.

auder
29 de novembro de 2011

Sou leigo em informatica e como tal vou me expressar. .Tenho um pc fixo, via cabo, windows xpe deixo bem frisado…(sem roteador e sem wireles)…..seco…No entanto, quando eu desligo o modem, a internet DO MEU VIZINHO, cai…E quando eu volto a ligar O MEU PC, pelo modem, a internet DO MEU VIZINHO, volta ao normal…Que tido de gato ele fez no meu pc, que sou eu quem controla a que horas meu vizinho irá acessar a net.????..Por não entender nada de informática, pergunto antes de tomar qualquer providênciaEm tempo, tavez ajude….No ano passado meu pc foi “molestado” por desconhecidos..Mas nada faltou, eu acho, porque ainda funciona…..Fico no aguardo.

Claudinho
2 de dezembro de 2011

Rs, bem estranho esses fatos ein…
Mas de qualquer forma se desliga o modem e a internet do vizinho cai parece ele estar conectado ao modem. Talvez o seu modem seja também um roteador e esteja transmitindo para lá o sinal, mas se não é wireless teria que sair um cabo dele para o vizinho.
Já recebi um modem assim da Velox, ele é modem e roteador ao mesmo tempo, mas não é sem fio.
Verifique se o seu modem tem ter apenas dois cabos, uma entrada do sinal e uma saída para o seu computador.
É o único jeito que vejo do vizinho usar sua internet – puxando um cabo do seu modem.
T+

Gustavo
13 de dezembro de 2011

Olá, Claudinho. Bem interessante tudo isso o que V. tem feito por aqui. Queria saber se V. pode me ajudar. Estou querendo fazer exatamente o que disse em 2009 (comprar 3g e transformar numa rede wireless). Consegue me ajudar? Se puder entrar em contato para conversarmos com calma, agradeço também. Muito obrigado!

kakaroto
16 de dezembro de 2011

to com uma duvida fazendo isso o ip de qualquer modem 3G
fica fixo????????porque eu gostaria de deixar o IP do meu modem 3G fixo e nao consigo!!!se alguem soube me ensinem!!!>>>msn>>> elvisther_cs@hotmail.com <<<<

Claudinho
20 de dezembro de 2011

Bem, seguindo os passos no tutorial, se a sua operadora permitir, não tem mistério. Tem outro artigo sobre rede wireless nesse blog no link abaixo

http://www.limitedoinfinito.com.br/?p=238

Qualquer dúvida é só falar,

Bom trabalho

Claudinho
20 de dezembro de 2011

O ip externo do modem 3g não é fixo, a cada conexão muda. Por isso deve-se usar programas como o No-Ip para gerar um IP externo. Bom trabalho.

Antonio Carlos Navarro
4 de janeiro de 2012

Amigo queria saber quantas páginas eu consigo abrir com um modem de 3 gigas(é só para ter noção se compro um de 3 ou + gigas)desde já agradeço,abçs kacao.

Claudinho
6 de janeiro de 2012

O problema não é abrir páginas, mas baixar arquivos. Melhor começar com menos e ir aumentando se for necessário…

Antonio Carlos Navarro
6 de janeiro de 2012

fico grato pela dica,abçs kacao

cecilia
11 de janeiro de 2012

não conssegui muita coisa eu estou procurando um modo de instalar o wifi na minha cpu mais o computador não indentifica o pen drive ja tentei um monte de coisa mais ele não instala sozinho

Yasmin
23 de janeiro de 2012

Comprei um modem da VIVO 3g E qUERIa COMPaRTILHOR COM O NOTBOOK Da minha irma SÓ qUE O WI-FI DO NOTBOOK DELa Nao ENCONTRa o vivo do computador da minha casa encontra outros que pedem senha menos o da minha casa como que eu faço poderia me ajudar ?? obrigada

mauricio
1 de março de 2012

tenho o netbook e um vivo 3g como faço pra conectar a internet do netbook para o playestation 3

FABRICIO
5 de março de 2012

Amigo, estou com um modem da vivo e gostaria de compartilhar a internet do meu not pela entrada rj, fiz um monte de configuração e por uns minutos funcionou mas depois não consegui mais, é pra usar em um aparelho azbox q pega por dhcp ou fixo, crie uma ponte mas de uma hora pra outra não funcionou mais e não consegui fazer de novo

Claudinho
11 de março de 2012

Se a sua operadora permite, deve usar um computador como servidor (com a internet colocada) e o roteador deve ter a configuração desse servidor para distribuir essa internet para a sua rede interna via dhcp habilitada, no caso com o aparelho azbox. Boa sorte.

Edaon Ricardo
15 de setembro de 2012

primeiramente Parabéns pelo blog e a esse excelente servido prestado!
Mas eu ainda não consegui realizar a conexão com meu Iphone!
Eu tenho um Notebook onde tenho acesso a internet através de um modem 3g vivo e gostaria de conectar meu Iphone 4 na internet 3g do modem através de uma conexão com o Notebook. O que eu devo fazer?

Claudinho
17 de setembro de 2012

Não acredito que consiga sem um roteador sem fio. O mais indicado seria seguir com a configuração utilizando um roteador para distribuir a internet que chega no notebook para outros disponsitivos móveis seguindo a configuração acima. Era bom conseguir emprestado um roteador com alguem para testar e se conseguir comprar um depois. Testa ai e qualquer dúvida me fala. Boa diversão.

Alisson
3 de novembro de 2012

Boa noite Cláudio! Primeiramente parabéns pela postagem e todo o site. Sua inteligência é bárbara!!! Em relação a configuração informada, fiz e consegui conexão tanto utilizando Note-note e Roteador-note só com um porém: Com um tráfego de dados quase zero! Usando o wi-fi conseguir baixar alguns emails no celular e utilizando o cabo (Via note e roteador) as páginas não abrem, apenas ficam carregando e atingem o limite de tempo. Gostaria de saber se há algo a ser feito. Diante, jpa verifiquei os números de DNS e todo o resto da config. O tráfego do modem está em torno de 1M. Aguardo respostas. Abraços…

Claudinho
4 de novembro de 2012

Se o computador que está acessando está com o gateway de onde está o servidor com internet e demais configurações corretas tente desabilitar o firewall do servidor só pra testar. Veja se consegue outro computador pra testar. Certos problemas parecem sem solução, ai quando se menos espera descobrimos muitas vezes uma detalhe mínimo que faz toda diferença. Tente também excluir as conexões e refazer tudo novamente… Boa diversão.

Deixe um comentário

« | »

A Arte da Guerra - Sun Tzu Abertura de Empresa Buscar Emprego via Internet Combatendo Vírus na Rede Como configurar acesso a câmeras via internet Como criar um blog profissional com renda Como Evitar vírus de e-mail e cliques Como Pesquisar no Google e Achar Tudo Compartilhar internet móvel 3G Configurar Roteador com Internet Controle a renda do blog nessa planilha Eliminando vírus da rede II Eliminando vírus remotamente Escolher a melhor placa mãe Formatação Limpa Ganhando Dinheiro e Emprego na Internet Gerenciamento de Risco de Perícia Contábil Gerenciamento do Projeto de Aeromodelo de Isopor Gerenciamento e Controle de Projetos Implantação da Nota Fiscal Eletrônica Jogo Stock em delphi - download exe e fonte Lucro Presumido ou Lucro Real ? Manutenção em computadores via internet Maximizando pesquisas na Internet Melhor Ferramenta de Boot Monografia Montando Computador para Estação de Câmera de Segurança Montando um Aeromodelo de Isopor My Playlist para violão My Programlist - Softwares básicos para instalar computador formatado Placa mãe Asus P5N Preparando soft de câmera Programas free de Backup Qual a melhor Opçao: Lucro Real ou Presumido. Recuperando sistema atacado por vírus Rediscagem e conexão automática de internet móvel Reparar o Skype corrompido e o perdão Resumo dos Tipos Societários Segredo da boa seleção de gerentes Segurança da Informação Soft gratuitos de projeto Soluções para gerar Arquivo MFD Virus na rede Vírus Vampiro sugando internet Windows Mobile - Melhores programas free e guia