setembro

5

Como compartilhar a internet 3g pela rede

Como precisava ter uma internet móvel para se usar em viagens e também em casa optei pelo 3G. Ótimo, compra adquirida, fui colocar a internet num computador para compartilhar sua rede dial-up para a conexão de rede do mesmo para quando quiser usar além do notebook um outro computador em casa ao mesmo tempo não ter que ficar preso a um notebook. E minha surpresa: O “modem-pen-drive” que já instala um programa discador automaticamente cria uma conexão dial-up, ótimo. Mas ao desconectar essa conexão simplesmente desaparece. Ou seja, qualquer configuração que faça vai pro beleleu…

E agora, já tudo funcionando e contrato prisional assinado não tinha como reverter a situação para outra operadora de modem no desespero… Mas vale a história da galinha de ouro: o dono com sua ganância de querer mais ovos do que a galinha podia botar, pegou a faca e abriu a galinha …. nunca mais teve ovos de ouro.

Penso que se pagamos por um serviço, podemos utilizá-lo sem finalidade comercial como quiser em um computador ou dividindo para o outro computador da sala, do quarto, etc. Muitos certamente deixam de comprar ou cancelam o serviço do modem por essa dificuldade.

Contudo ainda assim existe uma possibilidade de compartilhar a internet móvel. Abaixo segue um passo a passo:

1 ) Infelizmente irá ser necessário possuir um computador ligado que disque e receba a internet. Ou seja, não tem como “espetar” o modem 3g direto num roteador ou swith por exemplo e ao ligar o computador já ter internet. (já me perguntaram isso…)

2 ) No computador onde irá ficar a internet móvel deverá fazer a configuração e compartilhá-la.

3 ) Crie um grupo de trabalho e coloque esse computador com a internet na rede com um ip fixo como o exemplo abaixo:

tpc1

4 ) Instale o modem e conecte-o na internet

5 ) Agora é o grande macete: Ao conectar a internet o modem cria uma conexão dial-up. Vá nela, clique com o botão esquerdo e copie essa conexão, criando uma cópia dela. Ficando conforme abaixo:

tcp2

Resultando :

tcp3

6 ) Agora desconecte a internet pelo aplicativo. Ela irá fazer desaparecer somente a conexão dial-up principal. A cópia está lá, firme e forte. Portanto agora é só clicar nela com o botão direito do mouse e compartilhar ela na conexão local.

7 ) Pronto, agora seu ip 192.168.0.1 que está configurado na conexão local desse computador irá fornecer internet a quem colocar no gatway esse ip. Assim o outro computador que irá acessar a internet (cliente) devem ficar com a seguinte configuração de rede local:

tcp4

8 ) Essa numeração de DNS é um seviço gratuito do DNS.org e recomendo para um melhor desempenho e facilidade.

9 ) Caso tenha um roteador, deverá colocar essa configuração de cliente nele. Desse modo poderá compartilhar o serviço de internet do servidor para outros com DHCP ativo.

10 ) Finalmente deve-se colocar essa “cópia” para a área de trabalho (atalho), pois a conexão com a internet será feita por ela e não mais pelo discador do modem. Contudo para que funcione corretamente o discador tem que estar aberto bastando minimizá-lo. Assim recomendo colocar o discador e a conexão “Copia” para rodar automaticamente ao iniciar o computador que está a internet (Inicar, Todos os Programas, Iniciar). Logo ao ligar esse computador imediatamente a internet será conectada pela conexão configurada para distribuir na rede “copia”.

A grande desvantagem desse sistema é a necessidade de se ter um computador ligado a internet para o(s) outro(s) funcionar. No caso do Velox ou internet a cabo a conexão geralmente vai direto para o roteador… Contudo com o modem se tem a vantagem de além de possuir uma internet em casa distribuída ainda poder ter a possibilidade de deslocamento da mesma em um notebook em caso de viagem, por exemplo.

10) Mãos à obra.

11) Adiciono aqui uma observação: Nenhum vendedor diz isso no ato da venda espontaneamente, mas a velocidade da internet é geralmente muito baixa. De qualquer forma é bom contar apenas com 128 kbps na hora da compra, pois pelo que verifico, a 3G é uma ilusão para quem realmente usa a internet. Fica a lição de nunca confiar em vendedores quando se tem contrato em jogo. Deve-se antes de tudo solicitar cópia do contrato para leitura atenta, pois existe operadoras que proíbem inclusive esse compartilhamento sugerido nessa matéria, ficando sob responsabilidade do leitor e usuário da internet 3g a prática desse tutorial.

Refletindo…

Egoísmo é o maior dos defeitos. E inevitavelmente todos temos em graus diferentes. A ganância é fruto direto do egoísmo, pois é o querer sempre mais em detrimento do próximo. Vimos nesse caso da internet 3 G que criou mecanismos para evitar o compartilhamento de modem reflete negativamente contra a própria empresa. Primeiro que muitos desistem de sua compra para se ter uma internet fixa, em segundo o desgosto e desgaste da própria imagem da empresa quando clientes se decepcionam com os mecanismos e limitações mascaradas.

Certamente a felicidade está na posse do necessário, a consciência tranquila e a fé no futuro. Assim estejamos atentos ao nosso grau de egoísmo e ganância para não prejudicarmos a nós mesmos.

Deixo abaixo um vídeo com uma reflexão contando a vida de André Luiz, relatado no livro e filme Nosso Lar, em psicografia de Chico Xavier.

 

A vida de André Luiz

Correção: no item “1)” fiquei zombando um usuário que me perguntou se podia “espetar” o modem direto no roteador. E pasmem, lançaram realmente um roteador com essa função – o Roteador Wireless 3G N Comtac. Basta espetar o modem 3G nele e pronto, temos uma internet 3G compartilhada e sem fio ! Vejam análise no site abaixo:

http://www.comtac.com.br/produtos_det.php?c=3GWIFIN

Artigos Relacionadas:

Related Posts with Thumbnails

Use Facebook to Comment on this Post

RSS Feed

178 Comments for Como compartilhar a internet 3g pela rede

ivan
21 de outubro de 2010

comprei 1 rateador e consigo compartilhar com o ps3, so que eu queria compartilhar com o pc que tenho tambem, o que preciso, pois coloco o cabo de rede no pc e no roteador e nao entra a concçao

Claudinho
22 de outubro de 2010

Bem não me deu muitas informações, mas verifique o cabo caso nem o led da placa acenda. Não pode ser cross-over para usar no roteador.
Se tiver fisicamente conectado (led aceso) verifique as configurações da placa. Se no roteador não tiver DHCP habilitado terá que fazer as configurações manuais.

Adilson Carvalho
22 de outubro de 2010

Vc é o cara!!! Parabéns

Carlos
29 de outubro de 2010

VLW MESMO TAVA QUERENDO FAZER ISSO A MESES E SÓ VC CONSEGUIU ME INFORMAR O PROCEDIMENTO CORRETO.NÃO TAVA CONSEGUINDO PORQUE NÃO ESTAVA LIGADO NESSA PARADA DE FAZER UMA CÓPIA VLW MESMO!

Claudinho
1 de novembro de 2010

Muitas vezes os conceitos mais simples são os mais difíceis de lembrar ou até mesmo praticar.

Muitas pessoas abrem um comércio e não pesquisam antes como é o lucro do setor que irá atuar e perdem tudo o que investiram.

Outras pessoas não conseguem dizer para o pai, ou a mãe ou a alguém que goste a simples palavra “eu te amo”.

Algumas ainda nesse dia de finados gastam fábulas de dinheiros com flores, arranjos, decoração para os entes queridos nos túmulos, contudo uma simples doação de um alimento a um necessitado em nome do falecido certamente o alegraria muito mais onde quer que esteja.

Assim vivemos criando dificuldades em nossas vidas com expectativas inalcançáveis onde a única coisa que precisamos para ser feliz com relação à vida material, é a posse do necessário e com relação à vida moral, a consciência tranquila e a fé no futuro.

Sucesso. Eu que agradeço a oportunidade. T+

Carlos
1 de novembro de 2010

Claudinho

vc sabe me informar como faço para almentar lvl de 1 persónagem rapidamente de um jogo on-line?
porque jogo a 2 anos e fui roubado e pra começar tudo dinovo sem chance,ainda + agora que vou ser pai!rsrsr
se tiver alguma dica me falar por favor.

Carlos
3 de novembro de 2010

Claudo olha só com esse sistema de net no celular,tem como configurar ou algum programa que faça com que a net do meu celular fique no meu pc?ou seja usar meu celular como modem?
se tiver por favor me dar um toq!

Claudinho
4 de novembro de 2010

No início a internet oferecida pelas operadoras móveis era fornecida através de um celular. Lembro no começo que tinha um Nokia que conectado ao notebook fornecia a internet a ele. Mas tinha que instalar o programa do celular no computador, conectar o celular, é claro, e através do programa da Nokia o notebook acessava a internet. Assim creio que fica na dependência do programa do celular, se ele tiver essa opção de compartilhar a internet para o computador.
Boa sorte.

Carlos
5 de novembro de 2010

vlw, antes de vc falar eu dei uma pesquisada e realmente oq vc disse tem fundamento.Tive que baixar um programa e pronto ou pra quem quiser saber,se por acaso vcs tiverem um modem que não use +,tipo tenham cancelado é só colocar o chip dentro e pronto.
flw galera abraços!

Roberto
27 de novembro de 2010

Claudio

Tudo bem?

Támbem tentei compartilhar assim como ensinou mas na hora que tento conectar exibe o erro 619. que diz uma mensagem relacionada a porta

Espero uma dica

Obrigado!!

Claudinho
1 de dezembro de 2010

Isso está me cheirando a problema com seu provedor de internet, ele deve estar te travando. Dá uma ligada pra eles e verifica…

eriko
28 de dezembro de 2010

massa

eriko
28 de dezembro de 2010

funcionol

William
7 de janeiro de 2011

Claudinho,

Eu não fiz nada ainda e estou apenas lendo os posts.
Realmente voce parece um cara fora de série.
Além das dicas em relação à informática, as relacionadas
à vida em geral são as melhores.
Minha dúvida é que todos os posts aqui se referem ao 3G
da vivo (ou da OI). Existe alguma diferença com o 3G da claro, considerando o avanço da tecnologia (e consequentemente dos bloqueadores) e a data atual (07/01/2011)?
Desde já, agradeço

Claudinho
8 de janeiro de 2011

Fique a vontade, na realidade, todos somos muito mais do que pensamos ser…
Quanto a sua pergunta não sei informar, de qualquer forma é interessante fazer alguns testes por conta própria.
Bom trabalho.

Elimar
10 de janeiro de 2011

Parabens Claudinho!!!

jean
18 de janeiro de 2011

mano queria saber qundo eu entrar nos dois pc se vai gastar minha internet em dobro?
minha net e da oi e é a de 5giga.depois q passo pago R$0,10 por kbps a mais do q o limite.
vlw ae….

Claudinho
18 de janeiro de 2011

Certamente…

Römulo Barros
25 de fevereiro de 2011

Boa tarde, Claudinho.
Tenho 3G da claro no meu celular (motorola dext MB200) e utilizo uma aplicação androido, no meu cel, que faz com que meu cel atue como um roteador. Entao, consigo conectar diversos outros nots e cels e utilizar a internet. Meu problema é que tenho um equipamento (tv por assinatura pirata) que precisa de internet e possui apenas uma porta RJ45. Como faço para compartilhar a internet do meu cel com este equipamento?

Jadson C Rodrigues | Altamira/Pa
28 de fevereiro de 2011

Claudio muito bom post, ja estou usando isso para conectar meu iphone, valeu!

Paulo Roberto
12 de março de 2011

Bom dia, meu amigo é incrivel o que está acontecendo: coloco o modem 3g da Claro no notebook, isso entrando como administrador ele conectar e as paginas do windows explorer abri belizinha, mas quando eu entro como usuário o modem conecta mas as paginas não abri meu, diz que o windows explorer não pode ser exibida. Preciso de ajuda pra essa solução.

Claudinho
12 de março de 2011

Típico erro do windows 7.
Se esse for o sistema operacional deve configurar o discador com permissões de administrador.

Claudinho
12 de março de 2011

No Brasil temos o costume de querer sempre levar vantagem em tudo. Infelizmente desconhecemos leis da natureza invisíveis que nos regem. Uma delas é a lei da ação e reação. Quando usamos algo pirata estamos criando uma ação negativa. E essa ação retorna para nós mesmo em sentido oposto em igual intensidade como nos diz Isaac Newton em sua terceira lei. Futuramente quando algo não dá certo em nossas vidas – reclamamos e amaldiçoamos os Deuses – totalmente inocentes nesses dramas, pois essas reações negativas em nosso caminho são causadas devido a ações negativas nossas praticadas no pretérito.

É dando que se recebe. A honestidade hoje colhemos em sucesso e riqueza em nosso futuro. A desonestidade, mesmo em pequenas ações, colhemos igualmente em fracassos futuros.

Pense nisso amigo.

De qualquer forma, o coração de uma rede é o roteador. Se precisa de um RJ-45 terá que adquirir um roteador normal para fazer essa ligação. E para jogar internet no roteador terá que usar o seu celular como servidor nesse roteador. Para tal terá que ligar o seu celular em um computador e usá-lo como servidor de internet para o roteador tradicional.

Sucesso.

Mila
31 de março de 2011

Olá, tenho um pequeno problema. Meu vivo 3G nao tem opção de compartilhamento. O que posso fazer pra mudar isso?
ps.: eu sou a adm do notebook.

Valeu!

Claudinho
31 de março de 2011

Oi, tente seguir o passo-a-passo acima. A conexão aparece quando se conecta o 3g no computador. Nesse momento crie uma cópia dessa conexão para nessa criada fazer o compartilhamento. Tente fazer os passos acima e no que tiver problema me avise.
Boa Sorte !

Ju Lima
6 de maio de 2011

Gostaria de informação sobre o Mini Modem 3G …posso por um chip TIM comum que uso no celular, conectar no notebook e navegar normalmente?

Claudinho
6 de maio de 2011

Da Tim não sei, mas outra operadora já tive resultado positivo tirando do celular e colocando direto no modem da mesma operadora…

Ju
6 de maio de 2011

Sério? voce usou um chip comum dessas operadoras que cobram só 50 centavos e conectou normal sem te pedir pra comprar um pacote de dados… citei a Tim pq é a operadora que eu uso, mas pra mim se uma outra como a claro que tbm cobra 50 centavos por dia, me serve… Liguei numa loja que vende o mini modem e a vendedora disse que sim, mas não senti muita verdade… De qualquer forma obrigadão.

Lucas
25 de maio de 2011

Muito bom o tutorial, foi o melhor que achei na internet, mas estou com problemas para conseguir compartilhar minha internet 3G, não consigo copiar a conexão, eu uso vista e não aparece essa opção de copiar, eu uso o modem da tim, e o discador também cria essa conexão, só que ela não some, mas não adianta nada configurar, porque quando conecta ele coloca as configurações automáticas, e não tem como colocar o IP fixo.
E outra coisa, eu conecto o cabo de rede no PC e conecto em que lugar do roteador, na WAN ou nas potas?
Quando coloco na WAN não dá para entrar na 192.168.1.1 para configurar, então como faço?

Luiz Frossard
27 de maio de 2011

Muito bom, custei para encontrar algo que realmente funcionasse, o pulo do gato foi realmente a cópia da conexão, fazia tudo e funcionava porém ao desligar a máquina, quando retornava já não conseguia conectar.
Aqui funcionou tudo 100%, tanto por cabo quanto por wireless (Via roteador).

Claudinho
27 de maio de 2011

No vista realmente não tem como copiar…

Marcelo R. Vieira
9 de junho de 2011

Claudinho, boa noite,
Ve se pode me ajudar, tenho uma rede na firma com velox conectado ao roteador e um endereço interno com o endereço, 10.1.1.x, mascara 255.0.0.0 e gateway 10.1.1.1, para ter minha rede do outro lado da rua em um deposito coloquei duas antenas wireless usb, como configuro para poder ter internet e a rede com o endereço acima do outro lado? pode ajudar?
sem mais

obrigado

Claudinho
11 de junho de 2011

Bem pelo que posso entender, além das antenas deve ter um roteador de um lado e outro roteador do outro fazendo serviço de ponto de acesso (somente para conectar ao roteador principal e distribuir para nova rede). Pelo menos é o que eu faria inicialmente para testar.

Boa sorte.

Marco Fornazier
14 de junho de 2011

Bom dia, Clausinho!

Ve se pode me ajudar, uso a internet 3g da vivo compartilhada com 3 micros usando um switch. O problema é que quando desligo o micro onde está plugado o modem 3g, ele perde a configuração tende que reconfigurar novamente todo dia. Como resolver este problema?

Abrçs

Claudinho
19 de junho de 2011

Veja se a versão do seu windows é a home edition. Para tal deve usar a profissional.
Fazendo a cópia da conexão criada pelo modem automaticamente, ele não perde a configuração.

Cristiano Souza
1 de julho de 2011

Caro Claudinho, obrigado pelo tutorial me ajudou bastante, mas percebi que no meu windows 7 professional, no momento de compartilhar a conexão 3g, não tem aquele item que identifica onde será compartilhada a internt.

Claudinho
1 de julho de 2011

Realmente não cria cópia, só atalho. Assim, de imediato, não tem como fazer isso no Windows 7 nem no Vista…

Gilberto Almeida
8 de julho de 2011

como faço para configurar um modem hauwei e173 com um roteador edimax 6200n.
Obrigado

Claudinho
11 de julho de 2011

A melhor maneira de iniciar alguma coisa é com o manual de cada equipamento…

MARCOS
16 de julho de 2011

Cara vc Salvou minha vida …deu certo valeu…so naum desapareceu a outra conexão

mais ta funcionando

Arquimedes O.C. Georgopoulos
21 de julho de 2011

Obrigado amigo!
trabalho no ramo de informatica e essa informação ajudou e muito!
Sobre a reflexão realmente eh uma pena que tudo gira em torno da ganancia, egocentrismo capital que todos tem por natureza no mundo capital.
Novamente obrigado pela ajuda, no que eu puder ajudar meu e-mail está ai!

waldech
26 de julho de 2011

Possuo um roteador tplink, ele possui controlador de banda. Tenho uma net de 2 mega. Gostaria de dividi-la em 2 grupos de 1 mega. Poderia usar um grupo c IP fixo ou mesmo os dois, como faço p configurar o tplink??Pra essse esquema acima. Grato

Claudinho
27 de julho de 2011

Eu que agradeço a visita. Bom trabalho.

Claudinho
27 de julho de 2011

Olha ainda não fiz esse tipo de configuração na prática, mas pelo que sei deverá ter IP fixo dentro da rede para cada endereço MAC da respectiva placa, na configuração do DHCP. Dessa forma poderá controlar o controla da banda de cada IP dependendo do modelo do seu roteador. Certifique-se no manual.
Tente inicialmente fazer com um computador, depois tente outras opções que o roteador possa oferecer.
Boa sorte.

Jorge
28 de julho de 2011

Boa noite, Claudinho

Possuo um roteador d-link wireless 3G DIR-412 com um modem da Claro 3G que funciona muito bem, mas troquei o modem pelo da Vivo 3G HUAWEI E173, agora o roteador não reconhece! será que poderia me ajudar?

Desde já

Obrigado

wilson a.braguim
5 de agosto de 2011

oi. tenho 69a. comecei a pouco com tc netebook da toshiba achei valido suas orientacoes, mas claro achei um pouco complicado tenho nmedo de fazer no pc e der tudo errado. EU coloquei WINDOWS HOME PREMIUM strsves de amigo, e toda ves aparece a internete nao pode abrir pg web. Meu modem e da vivo 3g , fica muito caro no fim do mes acho um absurdo gostaria que tivesse um livro explicando o significado por ex. atualizar , e um monte de coisas que desconheco, assim como muitos. obrigado pela atencao; wilson

Claudinho
8 de agosto de 2011

Caro Wilson,

Sempre acreditei que a idade nunca deve ser empecilho para aquisição do conhecimento, pois sou espírita e sei pelos meus estudos sistemáticos, que todo conhecimento e sentimento que adquirimos é levado conosco.

Dificuldades são enormes nos termos e novidades da tecnologia, mas desistir jamais.

Abaixo tem um link de um dicionário de internet e informática:

http://www.youblisher.com/files/publications/9/53860/pdf.pdf

Contudo pode simplesmente colocar o termo na pesquisa do Google juntamente com a palavra “Wikipedia” por exemplo “atualizar wikipedia”. Ou simplesmente entrar no site da Wikipédia e digitar o que procura. A Wikipédia é um grande banco de informações de todos os tipos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

De qualquer forma, a respeito da internet, pode tentar utilizar outro tipo mais barato, como via cabo ou telefone.

O que precisar é só falar, ou melhor, digitar…

Sucesso.

Bruno
11 de setembro de 2011

Cara eu tenho um ipod touch e queria saber se posso compartilhar a internet com ele também

Daniel
21 de setembro de 2011

procure por Connectify

elton
5 de outubro de 2011

ei kara como eu deixo o meu moldem 3g ficar 600k de velocidade ?

Leave a comment

« | »

A Arte da Guerra - Sun Tzu Abertura de Empresa Buscar Emprego via Internet Combatendo Vírus na Rede Como configurar acesso a câmeras via internet Como criar um blog profissional com renda Como Evitar vírus de e-mail e cliques Como Pesquisar no Google e Achar Tudo Compartilhar internet móvel 3G Configurar Roteador com Internet Contabilidade Pública Eliminando vírus da rede II Eliminando vírus remotamente Escolher a melhor placa mãe Formatação Limpa Ganhando Dinheiro e Emprego na Internet Gerenciamento de Risco de Perícia Contábil Gerenciamento do Projeto de Aeromodelo de Isopor Gerenciamento e Controle de Projetos Implantação da Nota Fiscal Eletrônica Jogo Stock em delphi - download exe e fonte Lucro Presumido ou Lucro Real ? Manutenção em computadores via internet Maximizando pesquisas na Internet Melhor Ferramenta de Boot Monografia Montando Computador para Estação de Câmera de Segurança Montando um Aeromodelo de Isopor My Playlist para violão My Programlist - Softwares básicos para instalar computador formatado Notebook Lento Placa mãe Asus P5N Preparando soft de câmera Programas free de Backup Qual a melhor Opçao: Lucro Real ou Presumido. Recuperando sistema atacado por vírus Rediscagem e conexão automática de internet móvel Reparar o Skype corrompido e o perdão Resumo dos Tipos Societários Segredo da boa seleção de gerentes Segurança da Informação Soft gratuitos de projeto Virus na rede Vírus Vampiro sugando internet Windows Mobile - Melhores programas free e guia