outubro

13

Como fazer uma rede com Internet via roteador sem fio e com

1) Projetos

Para início de conversa, muitos colocam uma internet sem fio em uma rede profissional com dezenas de computadores acessando banco de dados e outros serviços de dados. Contudo vale ressaltar que o desempenho de uma rede sem fio é inferior a uma rede cabeada. Assim sendo a melhor solução é criar uma rede mista. Como os roteadores possuem quatro portas para cabo, podemos fazê-lo de unidade principal ou de ponto de acesso.

Assim em uma empresa pequena, com um ambiente pequeno com poucos computadores, o indicado é usar apenas um roteador sem fio com as saídas via cabo para os principais computadores da empresa ou ainda para outros switchs que distribuirão para ainda mais computadores.

Em um ambiente grande com servidores de dados por exemplo pode-se ter um swith / roteador de grande porte, com pelo menos duas entradas de 100/1000 para ligar aos servidores evitando “gargalos” e a partir do mesmo ligar ao roteador(es) sem fio conforme necessidade como ponto de acesso.

Os “gargalos” é um grande fator de lentidão na rede. Onde existem mais de 10 computadores acessando um servidor de banco de dados por exemplo, na medida que todos passam a acessar ao mesmo tempo informações no mesmo uma porta na rede 10/100 se torna um fator de restrição a um fluxo maior de acessos ao mesmo tempo. Pior quando exigem relatórios pesados. Assim uma rede de 1000 nesse caso é fundamental. (O servidor deve ter placa de rede também de 1000).

Agora para quem necessita apenas de uma rede para distribuir internet, uma rede totalmente sem fio atende as expectativas.

2) Equipamentos – Roteadores e switchs

Mais usados:

  • D-link
  • Tp-Link
  • Linksys
  • 3Com

3) Acesso

Para configurar um roteador devemos conectá-lo a um computador via cabo de rede. Após isso, no manual irá indicar o IP que devemos digitar no navegador de internet para surgir a configuração. Também no manual deve informar o login e senha do roteador padrão. Geralmente é admin e senha admin ou em branco.

Alguns roteadores como o TP-Link e Linksys só entram na configuração do roteador se na configuração da rede do computador estiver inicialmente no IP automático, como mostra a figura abaixo:

Conexoes Locais - Propriedades TCP/IP

Conexoes Locais - Propriedades TCP/IP

Entrando na configuração do Roteador, o primeiro passo é definir um nome para a rede do Roteador (Network ID), colocar a chave de segurança (WPA-PSK) e digitar a senha para entrar na rede. Essa senha será solicitada pelos clientes para poderem acessarem a rede sem fio. Seria também interessante trocar a senha do admin na tela Tools – Admin.

LAN3

4) Instalação

As combinações de redes principais podem ser resumidas como:

Internet:

a) Uso do roteador com a internet direto nele via modem (velox…)

b) Uso do roteador com internet proveniente de um servidor de internet (computador recebe a internet direto na placa mãe e distribui para a rede)

Rede:

1) Distribuição de IP´s automáticos pelo DHCP.

2) Ip´s fixos nos clientes, manual.

Detalhando:

a) Roteador com internet direto ( via modem da operadora )

Distribuição Internet via modem direto

Distribuição Internet via modem direto

Geralmente todo roteador possui uma configuração parecida com essa da figura acima, com as abas Wireless, WAN, LAN, DHCP.

Dentro da aba WAN usamos a configuração PPPoE para modens ligados diretamente ao roteador. Deve-se ter o user name e password.

Na aba DHCP podemos ativá-la para que gere IP´s automáticos para todos os computadores que acessarem a rede. Muito utilizada em redes sem fio para notebooks.

b) Uso do roteador com internet proveniente de um servidor de internet (computador recebe a internet direto na placa mãe e distribui para a rede)

Configuração Roteador D-Link

Configuração Roteador D-Link

Geralmente todo roteador possui uma configuração parecida com essa da figura acima, com as abas Wireless, WAN, LAN, DHCP.

Na aba LAN criamos um ip fixo para o roteador e colocamos a configuração de rede para que ele funcione como um ponto de acesso, que será esse Ip do roteador.

Supondo que temos um servidor de internet ou roteador central com o IP 192.168.0.1, colocamos ele no ISP Gateway Address para fazer a ponte e distribuir a internet para todos os outros computadores conectados a esse roteador.

Na aba DHCP podemos ativá-la para que crie Ip´s automáticos para todos os computadores que acessarem a rede. Muito utilizada em redes sem fio para notebooks. Nesse caso, essa configuração de gateway e dns gravada no roteador será copiada nos clientes quando o roteador gerar o Ip deles.

Caso contrário podemos colocar IP´s fixos nos clientes e no gateway  deve-se colocar o IP do computador servidor de internet.

Essa configuração de roteador serve para o caso de compartilhamento do serviço de  internet via telefonia móvel (vivo3g, Claro3g). Mais detalhes no post abaixo para a configuração da conexão:

http://www.limitedoinfinito.com.br/?p=209

5) Reflexão – Cada protocolo com sua função.

O conhecimento de nossos dons certamente é de grande importância para a felicidade do indivíduo, pois com a aplicação dos mesmos teremos condições de desempenhar um papel importante no mercado de trabalho.

Estar no lugar certo desempenhando uma função é de vital importância para a felicidade de qualquer um. Afinal o tempo dedicado ao trabalho geralmente é muito maior do que qualquer outra atividade, inclusive o tempo com a família e amigos…

Assim, quais dons possuímos? Quais aptidões físicas e mentais temos? Que área devo iniciar estudos e dedicação? O que mais gosto de fazer?

Com essa resposta tudo na vida fica mais fácil. Inclusive as barreiras que certamente surgirão em nossa frente, por maiores que sejam, teremos a motivação suficiente baseada na fé em nós mesmos para superá-las pela persistência e força.

Mas não é tão simples assim. Centenas de dons pessoais produzem trabalhos que não são valorizados pela sociedade ou não produzem rendimento suficiente para nossa sobrevivência.

Muitos solucionam o problema começando a trabalhar em atividades próximas de suas verdadeiras aptidões e nas horas vagas trabalham no que realmente gostam por hobby. Um dia, quem sabe, o que foi produzido por hobby para sua felicidade interior pode ter valor também para alguém, a internet está ai para divulgar…

Interessante notar que toda atividade produzida irá gerar resultados. Pode não ser o esperado, mas algum resultado terá por menor que seja. Assim o importante é estar atento no que se faz de imediato para alcançar o bem estar profissional ou a posição ideal no mercado de trabalho.

Que ações produzimos hoje para tal?

Mentalizemos que – Se produzirmos ações, as reações é uma lei da física…

Sucesso.

Artigos Relacionadas:

Related Posts with Thumbnails

Use Facebook to Comment on this Post

RSS Feed

15 Comments for Como fazer uma rede com Internet via roteador sem fio e com

Guilherme
3 de março de 2010

Fiz o passo a passo como voce ensinou e consegui compartilhar minha net 3g da Tim.

Muito obrigado pela ajuda!!!

Luiz
2 de setembro de 2010

Primeiro contato, estou achando maravilhosa a tua ação que merece as melhores bençãos prodigiosas.
Creio que vou poder aplicar as informações prestadas, então voltarei a informa-lo dos resultados. Obrigado grande mestre.

JUNIOR
25 de outubro de 2010

OLA PRECISO COMPRATIRLHAR A INTERNET DO MEU SERVIDOR PARA UM ROTEADOR SEM FIO COMO FAÇO???

EU TENHO ACESSO AO SPEDDY COM IP FIXO, PODERIA FALAR PASSO A PASSO?

Claudinho
29 de outubro de 2010

Apenas deverá ter uma placa específica para a internet no servidor e outra para a rede (duas placas de rede), onde uma receberá o Speddy e a outra para o roteador. Nessa placa da internet deverá colocar o IP fixo externo nela seguida de um dns padrão. Compartilha ela.
Na outra placa coloca o ip de servidor da rede (ex 192.168.0.1) e os clientes deverão ter esse ip no gateway.
Bom trabalho !

Elimar
12 de janeiro de 2011

Olah Claudinho!

Parabens pelos tutoriais.

Estou seguindo esse e o de conexao 3G, tenho um vivo.

Meu roteador wireless eh o D-LINK DIR-300.

Duas perguntas:

1. O cabo que vai vir do servidor onde tah a internet eu encaixo em uma das 4 portas lan do roteador ou no conector que ele tem escrito internet (um RJ45 que viria normalmente de um modem manda larga);

2. Nao estou achando no meu roteador onde informar o GATEWAY, algum problema quanto a isso? (Claro, desde que informe o IP do servidor no GATEWAY dos clientes).

Ah… soh mais uma coisinha, nao consigo entrar no meu roteador, era para ser 192.168.0.1 como default de fabrica, acho que tah se perdendo porque coloquei esse IP na conexao local do “servidor”, vou tentar colocar IP automatico e tentar acessar, depois retorno o IP no servidor caso deh tudo certo.

Obrigadao desde jah em um 2011 maravilhoso prah ti e prah tua familia!

Elimar
Blumenau/SC

maykon
29 de outubro de 2011

eu tenho mondem da claro eu quero joga sinal para outro pc como eu faso iso mais presiza do rotiador para fazer iso

Claudinho
1 de novembro de 2011

Se a sua operadora permite isso, irá precisar de um computador usado como servidor, um roteador para distribuir.
Pode ver no artigo abaixo:

http://www.limitedoinfinito.com.br/?p=209

Sucesso.

Felipe
29 de janeiro de 2012

Boa tarde! Vi este passo a passo e achei interessante, porém eu tenho um problema. Meu roteador é um NETGEAR wgr614v9 E NÃO TENHO CONSEGUIDO FAZER A CONEXÃO ATRAVÉS DELE.

OUTRAS VEZES HAVIA CONSEGUIDO (MINHA INTERNET ERA RÁDIO), MAS RECENTEMENTE A MESMA EMPRESA TRANSFORMOU EM CONEXÃO VIA CABO, PORÉM COM LIGAÇÃO DIRETA DO CABO DELES DA RUA DIRETO PRA MINHA MÁQUINA (NÃO TEM MODEM) É SÓ DISCAR DA MINHA MÁQUINA.

MEU ROTEADOR REONHECE O TIPO DE CONEXÃO (PPPoE) E NA HORA DE RELIGAR MINHA REDE FICA DIZENDO: “AN ERROR OCOURED…” E NÃO TO CONSEGUINDO TERMINAR A CONFIGURAÇÃO. EXISTE ALGUMA POSSIBILIDADE DE VOCÊ ME AJUDAR?

Claudinho
1 de fevereiro de 2012

Pelo que entendi estão usando o seu computador como roteador. Se o cabo for um rj45 desses de rede comum você pode colocar ele direto no seu roteador, contudo terá que copiar o endereço MAC da sua placa de rede do computador para o roteador e configurar. Se não conseguir o provedor tem obrigação de instalar corretamente para você no seu roteador. Bom trabalho.

Neto M J Leao
1 de setembro de 2012

Como posso distribuir rede a varios computadores, a partir de um usando o modem?

Claudinho
3 de setembro de 2012

Você deve ligar o modem diretamente no roteador, habilitar o DHCP do roteador com as configurações automáticas para que assim, todo computador que conectar na rede obtenha o endereço automaticamente e conecte-se a internet.

Se não conseguiu seguir o artigo acima me diga em que ponto tem dúvida.

Bom trabalho.

Aline
22 de dezembro de 2012

Tenho uma internet via radio e nao consigo distribuir ela, pois nao tenho moldem o cabo vai direto no pc, como faço para colocar o roteador: aguardo…

Aline
22 de dezembro de 2012

Tenho uma internet via radio e nao consigo distribuir ela, pois nao tenho moldem o cabo vai direto no pc, como faço para colocar o roteador: aguardo… ah tenho um dlink dir 300

Claudinho
3 de janeiro de 2013

Seria mais fácil entrar em contato com o provedor e pedir para a mesma fazer a troca.
Para fazer essa mudança sozinha terá que configurar o roteador com as mesmas configurações do seu computador, inclusive importando o endereço MAC da placa de rede para o roteador. Não é tão simples assim.

moises
29 de março de 2013

Boa noite claudio gostaria que voçe falasse uma dica de como eu faço para criar uma rede de internet onde o proprio cliente tivesse sua senha,tenho o modem e o roteador e quero montar uma antena para poder destribuir o sinal,sim meu servidor é velox.

Leave a comment

« | »

A Arte da Guerra - Sun Tzu Abertura de Empresa Buscar Emprego via Internet Combatendo Vírus na Rede Como configurar acesso a câmeras via internet Como criar um blog profissional com renda Como Evitar vírus de e-mail e cliques Como Pesquisar no Google e Achar Tudo Compartilhar internet móvel 3G Configurar Roteador com Internet Contabilidade Pública Eliminando vírus da rede II Eliminando vírus remotamente Escolher a melhor placa mãe Formatação Limpa Ganhando Dinheiro e Emprego na Internet Gerenciamento de Risco de Perícia Contábil Gerenciamento do Projeto de Aeromodelo de Isopor Gerenciamento e Controle de Projetos Implantação da Nota Fiscal Eletrônica Jogo Stock em delphi - download exe e fonte Lucro Presumido ou Lucro Real ? Manutenção em computadores via internet Maximizando pesquisas na Internet Melhor Ferramenta de Boot Monografia Montando Computador para Estação de Câmera de Segurança Montando um Aeromodelo de Isopor My Playlist para violão My Programlist - Softwares básicos para instalar computador formatado Notebook Lento Placa mãe Asus P5N Preparando soft de câmera Programas free de Backup Qual a melhor Opçao: Lucro Real ou Presumido. Recuperando sistema atacado por vírus Rediscagem e conexão automática de internet móvel Reparar o Skype corrompido e o perdão Resumo dos Tipos Societários Segredo da boa seleção de gerentes Segurança da Informação Soft gratuitos de projeto Virus na rede Vírus Vampiro sugando internet Windows Mobile - Melhores programas free e guia