janeiro

19

Placa mãe Asus P5N72-T que não liga! Procedimentos para testar placa mãe…

asusp5

Estou montando um servidor de banco de dados de custo relativamente baixo e com alto desempenho, pois o meu atual não está suportando o serviço de banco de dados.

Por incrível que pareça enganadamente pensei que para o servido de banco de dados precisaria apenas de uma boa placa de rede de 1000 e um bom hd (Wd raptor de 10.000 rpm). Contudo o Firebird server está utilizando em quase sua maioria 100 % do processador da máquina – um humilde celeron – fazendo com que o sistema fique lento demais em certos casos.

Assim fiz novos cálculos e parti para um servidor de banco de dados novo que não fosse tão caro e complexo como um Dell, mas que tivesse um desempenho próximo e uma arquitetura de fácil montagem em plataforma 775.

Os equipamentos foram:

– Placa mãe Asus P5N72-T Premium com Raid

– Processador Core Quad Q9550 LGA 775 com L2 Cache 12 Mb

– 2 Memória 1 giga 800 Mhz Kigston

– Fonte C3 Teck ATX 12V 2.2 500 W real

– HD Wester Digital VelociRaptor WD 1500 HLFS 150 Gb a 10.000 RPM

– Placa Video Zogis GT 1 GB GeForce 9500

– Dvd Samsung

– Gabinete Atx black piano

Na montagem me surpreendi com a placa mãe Asus por vir com ventilador extra, placa de audio offbord inclusa, placas de difusão de calor e acessórias que teria que montar com cautela.

Após tudo montado, processador cuidadosamente colocado, memória, hd a placa mãe simplesmente não ligava. Acendia a luz da mobo interna, rodava o cooler do processador por 3 segundos e morria. A fonte nem partia. Mas a luz continuava acesa…

Começei com a fonte. Tinha uma fonte inicialmente de 500 watts contudo não possuia conector de 8 pintos Atx e sim apenas de 4.

Troquei a fonte. Comprei uma topo de linha 24 pintos atx + 8. Instalei e pra minha surpresa não funcionou ainda. Continuou como mesmo problema. Estava tudo certo, cabo de 24 pinos conectado e o de 8 atx também. Não tinha mais nada a ser feito. Problema na placa mãe ? Novinha ? Não me contentei.

Começei a verificar os jumpers. Existia apenas um para resetar o clock. Já estava na posição padrão.

Troquei o power pelo reset na placa. Assim teria que ligar a máquina pelo botão reset pra verificar se o problema era no botão do power. Nada, mesma coisa.

Olhei mais com uma lanterna direcionado na placa e verifiquei que faltava dois parafusos que prendem a placa mãe no gabinete.

Coloquei os dois parafusos e despretensiosamente liguei a máquina clicando no “reset” que tinha virado Power. PUFFF ! LIGOU !

Fiquei a pensar o que seria o problema, será que a placa possui algum sistema de contato no local do parafuso que necessita estar ligado para fazer um terra ? Será que a placa estava com eletricidade estática alta? Será que foi um mal contato em outro local e com a colocação do parafuso desfez o contato? Muitas dúvidas. O manual da placa é precário mesmo na versão “livrinho de bolso” em inglês.

Mexi mais um pouco, tirei o cabo do teclado, coloquei novamente e novamente parou tudo de funcionar, só com o Led vermelho.

Voltei a estaca zero, mas com a certeza que tinha algo errado.

Desmontei tudo, troquei de gabinete. Continuou a mesma coisa. Mudei de ferramentas, tirei novamente a placa, retirei o processador, coloquei mais pasta térmica, fechei bem apertado em sequência de aperto “x” como está no manual. Realmente parece que precisava apertar mais.

Coloquei novamente a placa, tentando encaixar com precisão nos parafusos do gabinete. Simplesmente tinha que ficar perfeito o encaixe.

Coloquei tudo no lugar, liguei. PUFF funcionou. Mas não como na primeira. O monitor não dava sinal, o teclado não acendia, nem mouse. Mas o processador e placa mãe rodando normal. O Led do HD e do DVD piscaram, mas silêncio descomunal e apatia profunda da cpu.

O botão reset não funcionava, mas pressionando o power direto ele desligou.

Desmontei tudo, liguei ela somente placa, processador, memória e placa de vídeo sem estar no gabinete.

Troquei o processador colocando um dual core. Nada.

Testei a placa de vídeo em outra cpu e funcionou normalmente.

Retirei memória e nem um “beep”.

Joguei a toalha e mandei de volta para a empresa adquirida para fazer os devidos testes para troca com fabricante. Estou aguardando retorno.

Sem servidor e com um arrependimento chamado Asus.

Atualizando:

Comprovaram o problema e trocaram por outra placa nova – mesma marca e modelo. Demorou mais de um mês o retorno devido a não terem a mesma em estoque, contudo verifiquei ao chegar que a cor dela era diferente, provavelmente um lote mais novo e com as devidas correções. Para os fãs da Asus nem tudo está perdido ! Mas precisa de um pouco de sorte…

Artigos Relacionadas:

Related Posts with Thumbnails

Use Facebook to Comment on this Post

RSS Feed

2 Comments for Placa mãe Asus P5N72-T que não liga! Procedimentos para testar placa mãe…

Sergio
5 de junho de 2010

Realmente faça uma pesquisa rápida, na europa a ASUS caiu bastante em vendas.
Aqui tem dado muito RMA ( retorno de material avariado)em diversos revendedores.
Apesar disso continua sendo preferida por muitos.
Lotes de produção que queimam bastante a REDE 10/1000 etc…

jose
25 de junho de 2010

to com uma com os mesmos sintomas…

Leave a comment

« | »

A Arte da Guerra - Sun Tzu Abertura de Empresa Buscar Emprego via Internet Combatendo Vírus na Rede Como configurar acesso a câmeras via internet Como criar um blog profissional com renda Como Evitar vírus de e-mail e cliques Como Pesquisar no Google e Achar Tudo Compartilhar internet móvel 3G Configurar Roteador com Internet Contabilidade Pública Eliminando vírus da rede II Eliminando vírus remotamente Escolher a melhor placa mãe Formatação Limpa Ganhando Dinheiro e Emprego na Internet Gerenciamento de Risco de Perícia Contábil Gerenciamento do Projeto de Aeromodelo de Isopor Gerenciamento e Controle de Projetos Implantação da Nota Fiscal Eletrônica Jogo Stock em delphi - download exe e fonte Lucro Presumido ou Lucro Real ? Manutenção em computadores via internet Maximizando pesquisas na Internet Melhor Ferramenta de Boot Monografia Montando Computador para Estação de Câmera de Segurança Montando um Aeromodelo de Isopor My Playlist para violão My Programlist - Softwares básicos para instalar computador formatado Notebook Lento Placa mãe Asus P5N Preparando soft de câmera Programas free de Backup Qual a melhor Opçao: Lucro Real ou Presumido. Recuperando sistema atacado por vírus Rediscagem e conexão automática de internet móvel Reparar o Skype corrompido e o perdão Resumo dos Tipos Societários Segredo da boa seleção de gerentes Segurança da Informação Soft gratuitos de projeto Virus na rede Vírus Vampiro sugando internet Windows Mobile - Melhores programas free e guia