fevereiro

18

Download do meu primeiro jogo em Delphi. Código e fonte.

stock

A criação de um jogo é o sonho da maioria dos programadores iniciantes. Contudo após a verificação da dificuldade para tal, muitos desistem, pois estão focados nos jogos atuais. E assim como aquele sonho de criança de ser jogador de futebol profissional que nunca se realiza, o jovem programador muda até de profissão.

Um jogo de última geração da atualidade realmente é necessário não só um programador, mas toda uma equipe de profissionais.

Contudo podemos, com um pouco de criatividade e boa vontade, nos aventurarmos na programação de jogos bem simples. Quem já é “coroa”  quase caindo na tarja preta “quarentão” como eu – pode se lembrar da época em que os jogos comercializados eram apenas duas linhas que andavam de um lado para o outro da tela rebatendo um ponto quadrado que se chamava de bola com o primeiro vídeo game brasileiro, o Telejogo:

telejog telejogo1

Assim se entrarmos mentalmente fingindo que estamos na década de 1980, mas com os computadores atuais, podemos ser sim criadores de jogos de última geração super inovadores!!

Sendo assim convido a todos os programadores iniciantes ou não a contribuírem para a continuidade do meu primeiro programa de jogo em Delphi. Vou disponibilizar o código fonte (projeto)  para download no link abaixo e explicar o que já funciona e o que sugiro fazer para se tornar melhor.

A objetivo do jogo é pilotar uma nave espacial por instrumentos até sua base de apoio mais próxima. Assim o jogador pode ligar e desligar os motores e o turbo extra e  controlar a potência dos mesmos. O interessante desse jogo a nível de programação está justamente em não existir um “loop” contínuo – o que o torna de fácil controle do programador.

O jogo “acontece” a cada clique do jogador no botão “liberar potência” – onde de acordo com a escolha de combinações de propulsores e potência a nave espacial irá percorrer certa distância até alcançar seu objetivo. Para dificultar existe uma quantidade limitada de energia na nave e o jogador deve racioná-la na medida certa para que consiga chegar a base.

Como o jogo inicialmente não existe o desenho da nave, tem um painel de texto simulando o computador da própria nave dando indicações de energia, espaço ainda a percorrer, dicas, status e acidentes ocorridos no caminho. A cada colisão com objetos (feitos randomicamente) a nave perde energia para segurar o campo de força de proteção.

Assim o jogador deve utilizar de estratégias de racionamento de energia através de uma potência e ativação de motores ideais além de um pouco de sorte para leva a nave espacial a base. Sempre tomando cuidado com a temperatura dos motores para clicar no botão de resfriamento para controlá-los.

O programa existe ainda alguns bugs e ainda muita coisa pode ser feito como:

– Fazer uma tela de abertura;

– Criar textos explicativos;

– Melhorar a forma de conclusão do jogo;

– Colocar como um radar gráfico o desenho da nave e o desenho da base e fazer com que a nave a cada clique de “liberar potência” também ande mostrando visualmente a distância percorrida;

– Ao colidir com meteoros o desenho gráfico da nave deve mudar para o desenho da nave com o campo de força ativado ou algo assim para visualizar a colisão;

– Colocar som no jogo nos momentos dos cliques e das colisões principalmente;

– Adicionar mais conteúdos educativos, com perguntas e maior interação com o computador da nave;

– Tornar o computador da nave um “ser pensante” com uso de inteligência artificial para interação com o jogador !!!

Com um pouco de criatividade um pequeno jogo estratégico pode se tornar um  até mesmo um grande RPG com  muitas telas, conteúdo educativo,  interação, fazendo-o com que o próprio jogo saída da década de 80 e passe para a categoria de um jogo de pelo menos para a década de 90…

E o melhor de tudo ainda é a possibilidade de fazer um jogo que estimule a inteligência e não apenas jogos de coordenação motora que levam violência criando um diferencial e tanto na atualidade comercial.

stock2

Como é um jogo de estratégia não existe controle da nave no sentido de desviar de meteoros ou de direção tornando também um jogo de mais fácil programação, inclusive para maiores mudanças, como as acima descritas.

Quem quiser participar o da comunidade de discussão e colaboração desse jogo basta adicionar a comunidade no orkut:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=98617696

Para fazer o download do jogo na versão beta atual para rodar (.exe) basta copiar os links abaixo e colar no navegador. O arquivo “stock.exe” deve ser colocado na pasta C:\Arquivos de programas\Stock.

www.limitedoinfinito.com.br/stock.exe

Para copiar o código fonte para Delphi clique no link abaixo. Para que funcione corretamente verifique se os arquivos foram extraídos para o caminho:  C:\Arquivos de programas\Stock

www.limitedoinfinito.com.br/stock.zip

Boa diversão.

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