maio

12

A Arte da Guerra – Sun Tzu – Download, Análise e Dicas

aag O Livro “Arte da Guerra” sem dúvidas é uma obra de base que criou e ainda produz mecanismos de atuação estratégica tanto no meio empesarial quanto no modo de vida pessoal. Escrito há certa de 25 séculos, sua atualidade é incrível.

O download pode ser feito de forma gratuita no link abaixo:

http://www.culturabrasil.org/zip/artedaguerra.pdf

Contudo pela obra que se trata é interessante adquirir a versão impressa devido as observações e textos explicativas tanto técnicas quanto históricas que esse download não possui. Sem falar na qualidade da tradução.

“Derrotar o inimigo em cem batalhas não é a excelência suprema; a excelência suprema consiste em vencer o inimigo sem ser preciso lutar.”

Uma das passagens que mais me chamou atenção foi referente as Leis Morais. Algo que numa época de barbárie mostra o profundo conhecimento intelectual do autor para o autoconhecimento e aplicação das virtudes. Assim logo no primeiro capítulo desembaraça o que é necessário para se ter autoridade – a base da liderança:

“As leis morais fazem com que os subordinados ajam inteiramente de acordo com a orientação do líder, seguindo-o a despeito de suas próprias vidas, sem recear nenhum perigo.”

“O comandante apóia sua autoridade nestas virtudes: sabedoria, justiça, benevolência, rigor e coragem.

Assim se o Líder é um exemplo de virtudes ele criará um comando virtuoso e conquistará a confiança de seus comandados; então todos estarão imbuídos do espírito de equipe e buscarão a vitória.

Vimos nas empresas de hoje muitos Gerentes sem nenhuma moral “quebrar a cabeça” para conseguir uma equipe produtiva e tendo que laçar mão de um verdadeiro “terrorismo” para fazer-se respeitar e ser respeitado com ameaças de demissão e gritarias…

Verifico também que essa obra pode ser aplicada em muitas áreas pessoais, como metodologia para atividades de estudo para concursos, na busca pela melhora pessoal, no melhoramento de relacionamentos interpessoais, em planejamento de palestras, no aprimoramento por professores para lidar com atividades em grupo ou projetos, e por todos os demais profissionais ligados a gestão de pessoas.

Claramente temos essa base nos cinco fatores da guerra invariáveis das condições presentes no campo de batalha:

1. Leis Morais

2. Tempo

3. Espaço

4. Comandante

5. Método

E dentre as virtudes que devem ser perseguidas para que o comandante consiga autoridade são: sabedoria, justiça, benevolência, rigor e coragem. O sábio será capaz de perceber mudanças e alterar planos. O justo faz com que sua equipe não duvidarão a respeito das punições ou recompensas. O benevolente cuida da equipe e avalia o trabalho e dedicação de todos. O rigoroso levará todos a ter disciplina. O corajoso irá aproveitar a oportunidade certa para a vitória.

O comandante (gestor, professor, palestrante, estudante…) que conhece e domina em detalhes esses fatores  e virtudes será vitorioso; se não os conhece, fracassará.

Assim a verdadeira e correta autoridade é baseada em virtudes e não em tirania ou medo. Podemos, portanto, fazer um autoquestionamento relativo a qual tipo de autoridade temos:

Como exerço minha autoridade em minha casa?

Outra questão bastante interessante trata-se do especto psicológico da atividade. A dissimulação deve ser a base.

“A arte da guerra se baseia no engano. Portanto, quando és capaz de atacar, deves aparentar incapacidade e, quando as tropas se movem, aparentar inatividade. Se estás perto do inimigo, deves fazê- lo crer que estás longe; se longe, aparentar que se está perto. Colocar iscas para atrair ao inimigo.”

Aliando autoconhecimento aos fatores acima temos a máxima:

“Se você conhecer o inimigo e a si mesmo, não precisa temer o resultado de uma centena de batalhas”

Conhecendo a plateia, alunos, empregados, concorrência e conhecendo a si mesmo e buscando uma melhora íntima certamente teremos sucesso em todas as nossas atividades. Sem dúvidas esse paralelo comparativo foi o primeiro benchmarking da história…

Uma passagem excelente se refere a administração de pessoas:

“Não há mais de cinco notas musicais, entretanto as combinações das cinco dão origem a mais melodias do que as que poderão jamis ser ouvidas.”

Combinando apenas dois métodos de ataque, o Zhèng e Qí (normal e extraordinário), podem ser produzidos combinações infinitas de manobras. Como em um número binário onde combina-se 0 e 1 e derivam dai sistemas complexos de informática, por exemplo.

Mais do que combinações, Sun Tzu verifica ainda a “energia combinada” produzida pela união de um agrupamento ou tropa. A vocação individual de cada um da equipe, a habilidade individual somada ao coletivo criam guerreiros que rolam como toras ou pedras.

Vejam que observação importantíssima para todos. A  descoberta da vocação ou o talento deve ser primordial. Uma pessoa com habilidade em memorizar palavras escritas certamente terá mais facilidade em passar em concursos. Outra pessoa com habilidade em coordenação motora pode também passar num concurso, mas certamente terá que se esforçar cinco vezes mais do que o caso acima… E nas “guerras atuais” talvez seja melhor procurar sua verdadeira vocação!

Numa guerra ou concorrência empresarial acirrada – estar com indivíduos nos lugares errados de acordo com sua vocação – pode significar a destruição e falência.

Quantos de nós estamos nos lugares onde nossa vocação principal não é o foco? Trabalhar no que gosta certamente é segurança de sucesso. Podemos ganhar dinheiro e fazer ótimas viajens pelo mundo. Mas tudo isso é muito passageiro e o retorno a rotina é inevitável. O segredo da vida, portanto, é ser feliz em sua rotina diária – o que nada mais é do que o trabalho com vocação e dedicação verdadeira a família.

E os pontos fracos? Existem cinco fraquezas de caráter que podem afetar um comandante (e devemos combater esses defeitos em nós mesmos):

a. Temeridade. Somente ousadia sem pensar leva a destruição.

b. Pusilanimidade. Indecisão, incertezas produz medo e trará o desastre.

c. Irascibilidade: Perda do autocontrole, impaciência, temperamento colérico.

d. Suscetibilidade: Ofender-se facilmente, não aproveita a crítica construtiva e do autoaperfeiçoamento.

e. Leniência: Solicitude exagerada com seus homens, que cria chances à emotividade e o torna condescendente.

Para derrubar esses pontos negativos devemos buscar atitudes virtuosas de coerência, firmeza, equilíbrio, sensatez e disciplina. Com essas virtudes a autoridade é construida juntamente com dedicação e comprometimento da equipe; criando ainda no comandante capacidade de decisão baseada nos fatores já mencionados.

A necessidade de busca da educação, do conhecimento íntimo, do autoconhecimento e esforço na lapidação do próprio ser talvez seja pela primera vez o maior mérito registrado nessa obra voltado para a Guerra. Desde os primórdios do ser-humano a educação individual certamente é célula mãe de toda uma sociedade.

O comandante possuindo as virtudes básicas, sabendo dos fatores existentes na sua batalha, e buscando sempre atitudes virtuosas para neutralizar possíveis defeitos em corrigenda íntima estará pronto para gerenciar um grande grupo. Para isso Sun Tzu diz:

O comando de um exército obedece ao mesmo princípio do controle de um pequeno grupamento de soldados; é meramente uma questão de organizar as divisões em grupos.

Dessa forma as empresas criaram os famosos Procedimentos Padrões em diversas situações buscando autonomia de decisão e ação correta em tempo real. Contudo muitos ainda possuem grande dificuldade quanto a isso – veja o caso dos recalls da Toyota onde uma falta de correção a tempo criou uma grande mancha na sua reputação.

“Lutar com um grande exército sob seu comando não é de forma alguma diferente de lutar com um grupamento reduzido: é meramente uma questão de estabelecer disposições e instituir sinas.”

Certamente a boa vontade e coragem de qualquer tipo de profissional em qualquer área exige e necessita de grandes esforços de inteligência, planejamento e estratégia prévia. Por melhor que seja o indivíduo – o sucesso depende do conhecimento do ambiente, do conhecimento próprio e do conhecimento dos interessados no projeto para alcançar um objetivo bem definido.

No site da Wikipédia temos bastante informações sobre a época da produção da obra, resumo e análises:

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Arte_da_Guerra

No Youtube temos uma excelente série com nove vídeos sobre a “Arte da Guerra” comparando a obra de Sun Tzu com as Guerras reais posteriores, vale a pena seguir os próximos videos dessa coleção de 9:

Artigos Relacionadas:

Related Posts with Thumbnails

Use Facebook to Comment on this Post

RSS Feed

2 Comments for A Arte da Guerra – Sun Tzu – Download, Análise e Dicas

[…] RSS LI…A Arte da Guerra – Sun Tzu – Download, Análise e DicasComo recuperar caixa de e-mails no Outlook ExpressMy Programlist: Meus Softwares básicos e […]

Eduardo
3 de junho de 2010

muito bom

Leave a comment

« | »

A Arte da Guerra - Sun Tzu Abertura de Empresa Buscar Emprego via Internet Combatendo Vírus na Rede Como configurar acesso a câmeras via internet Como criar um blog profissional com renda Como Evitar vírus de e-mail e cliques Como Pesquisar no Google e Achar Tudo Compartilhar internet móvel 3G Configurar Roteador com Internet Contabilidade Pública Eliminando vírus da rede II Eliminando vírus remotamente Escolher a melhor placa mãe Formatação Limpa Ganhando Dinheiro e Emprego na Internet Gerenciamento de Risco de Perícia Contábil Gerenciamento do Projeto de Aeromodelo de Isopor Gerenciamento e Controle de Projetos Implantação da Nota Fiscal Eletrônica Jogo Stock em delphi - download exe e fonte Lucro Presumido ou Lucro Real ? Manutenção em computadores via internet Maximizando pesquisas na Internet Melhor Ferramenta de Boot Monografia Montando Computador para Estação de Câmera de Segurança Montando um Aeromodelo de Isopor My Playlist para violão My Programlist - Softwares básicos para instalar computador formatado Notebook Lento Placa mãe Asus P5N Preparando soft de câmera Programas free de Backup Qual a melhor Opçao: Lucro Real ou Presumido. Recuperando sistema atacado por vírus Rediscagem e conexão automática de internet móvel Reparar o Skype corrompido e o perdão Resumo dos Tipos Societários Segredo da boa seleção de gerentes Segurança da Informação Soft gratuitos de projeto Virus na rede Vírus Vampiro sugando internet Windows Mobile - Melhores programas free e guia