maio

31

Como evitar vírus (malware) de e-mail (phishing) e cliques indevidos

Grande parte dos vírus da atualidade contaminam os computadores por permissão do próprio usuário. Através de um clique ele permite rodar um programa (malware) que executa e grava rotinas em sua máquina que espionam, enviam mensagens pelo msn, pelos e-mail, furtam seus contatos etc.

Sem falar nos golpes por e-mail solicitando senhas e códigos bancários com o aviso de que é para uma atualização de segurança ou outra desculpa qualquer.

Vamos agora descrever com exemplos de e-mails reais que recebo e explicar como desvendar e certificar-se de que se trata de um golpe ou vírus:

Bancos não enviam e-mail.

Nesse primeiro caso verificamos que no Link onde sugere que clicamos está um endereço altamente suspeito, por não ser do banco em questão primeiramente. Em segundo, nos outros locais onde devem ser clicados também aponta para o mesmo endereço. É a certeza de que o e-mail é falso.

Nesse outro verificamos que até colocaram o nome do banco em questão no endereço quando passamos o ponteiro do mouse em cima do link (sem clicar é claro). Mas verifica-se a extensão .exe que significa ser um programa executável. Sendo assim trata-se de um malware (programa exe) que irá certamente criar algum tipo de dano em seu computador.

No caso acima é muito comum usarem nomes de empresas consagradas na internet para assustar o usuário fazendo-o pensar que alguém comprou algo em seu nome. Mas o golpe não é esse, e sim fazer com que clique no link falso. Verifique que dessa vez até capricharam no link “http://comprafacil.pensecomigo.com.br…”, mas verifique que não existe o “www” e além disso se entrarmos no site real do Compra Fácil teremos outro endereço. Além disso esse endereço se repete em todos os links do e-mail, não variando.

O tipo de e-mail acima é aquele tipo e-mail big brother onde o malandro prepara um e-mail com uma gatinha solicitando que veja seu book ou suas fotos de carnaval ou vídeos… Será que não dá para desconfiar que ta bom demais pra ser verdade?

Esse e-mail acima foi recebido por uma pessoa que realmente viajava bastante e gerou bastante dúvidas quanto a sua veracidade. O e-mail do remetente é bem realista “de: Gol Linhas Aéreas…”, a imagem e qualidade do e-mail é muito boa, e o link a ser clicado tem o nome da empresa. Contudo duas coisas entregam a falsidade do e-mail. O link que não é proveniente do site (correto: http:www.voegol.com.br…) e a repetição do mesmo link nas duas opções descritas “clique aqui”.

Mesmo assim em caso de dúvida – o ideal é entrar no próprio site do fabricante, do banco ou da empresa e verificar advertências como essa:

Assim esperamos que o internauta se proteja e evite clicar em e-mail falsos, investigando antes de tudo o link, a repetição do link em várias partes do e-mail, os erros de português, qualidade da mensagem e proposta sempre impossível ou tentadora demais.

Ainda ocorrem casos como este:


Quem tem alguma culpa de consciência ao ler esse e-mail pode ter um enfarte! Mas não se desespere, vamos analisá-lo primeiramente.

Primeiro que o link não tem nada de Ministério Público nele. Ao passar o ponteiro do mouse sem clicar no link aparece o destino começando com um número de ip “http://221.192.8.90…” e por mais que tenha palavras depois dele já começou errado. Segundo ponto que a Justiça utiliza-se de Promotores de Justiça ao seu trabalho para entregar documentos e certificar-se do recebimento com assinatura do cidadão. Não perca tempo em ligar telefone indicado para o TJ, pois o e-mail é falso.

Outro tipo é do amigo magoado com um testo tipoO que eu não entendo é como você pode ser uma pessoa tão imbecil, nunca pensei…” como na imagem abaixo:

Um clique no link da imagem “incapaz.jpg” – que envia para outro endereço de internet que nada tem de imagem – o usuário irá permitir que um programa se instale em seu computador, coletando todos os endereços de e-mail de seu cadastro de msn, outlook e etc e enviando com essa mensagem para todos eles.

Portanto devemos ficar muito atentos aos e-mail que recebemos para não danificar nosso computador ou ainda ter prejuízos financeiros, pois a cada dia estão buscando fazer mensagens com mais qualidade e conteúdo mais convincentes.

Tratamento para infectados

Esses tipos de vírus são de difícil retirada, pois como foi permitido pelo usuário sua instalação, os antivírus normalmente pensam que ele é nada mais que um programa comum. Mas na verdade são programas que produzem efeitos nocivos – os malwares – espionando, furtando senhas, enviando mensagens, etc.

Assim será necessário para sua retirada sem formatação que o usuário tenha conhecimentos avançados de edição de registro e leitura de logs de utilitários.

Caso tenha sorte existe um programa que pode automaticamente limpar o computador – o Malwarebytes – contudo provavelmente o computador deverá ser revisado em questão de firewall, antivirus e registro.

Faço acesso a distância via internet para manutenção e retirada de vírus caso possam se interessar. Mais detalhes em:

http://www.limitedoinfinito.com.br/?p=466

Refletindo – 3° Lei da Física

Isaac Newton comprovou a lei da física da ação e reação, contudo muitos desconhecem que essa força da natureza também rege as ações que praticamos. Quando alguém pratica uma ação certamente as consequências virão no futuro. Se boa ações certamente boas reações virão em igual intensidade. Não é questão de ter fé, mas uma lei natural do universo.

Muitas religiões solicitam de seus fieis que plantem boas ações para colher os frutos. Pois nada melhor para traduzir uma lei da natureza que somos todos operantes dela.

E quando alguém provoca atitudes negativas, no intuito de prejudicar alguém, como esses e-mail que roubam senhas e prejudicam o próximo estão plantando reações negativas para eles mesmo no futuro próximo ou não.

As coincidências não existem na natureza. Nada foi criado por acaso da sorte ou vontade divina. São ações e reações em cadeia que provocam felicidades e sofrimentos em tantas pessoas.

A corrupção pode até de imediato provocar um bem estar financeiro, mas certamente por maior que seja o benefício ao sofrimento alheio terá um fim doloroso. Ninguém nasce na miséria por acaso.

Grandes políticos corruptos, fraudadores e ladrões que obtiveram vida boa no passado agora nascem como maltrapilhos em uma próxima vida para colher o fruto que merece.

Nada é por acaso. Pensemos nisso.

Artigos Relacionadas:

Related Posts with Thumbnails

Use Facebook to Comment on this Post

RSS Feed

2 Comments for Como evitar vírus (malware) de e-mail (phishing) e cliques indevidos

paulo r.
18 de outubro de 2010

Parabens pelo artigo a respeito dos virus vindo de e-mails.
Sou altamente rigoroso quanto ao recebimento de e-mails,e mais ainda no ato de enviar algum aos amigos.
Gostaria de complementar que,grande parte das correntes,por mais que nao haja arquivos infecciosos,sao de grande valia para publicar na “grande rede” os enderecos de e-mails de seus amigos.
Todas essas dicas sao muito válidas,e se

Claudinho
20 de outubro de 2010

Realmente deve-se evitar em e-mails enviados para várias pessoas de colocar endereços de e-mail dos destinatários no CC: e sim colocar no CCo: – dessa forma oculta o endereço de e-mail.

Leave a comment

« | »

A Arte da Guerra - Sun Tzu Abertura de Empresa Buscar Emprego via Internet Combatendo Vírus na Rede Como configurar acesso a câmeras via internet Como criar um blog profissional com renda Como Evitar vírus de e-mail e cliques Como Pesquisar no Google e Achar Tudo Compartilhar internet móvel 3G Configurar Roteador com Internet Contabilidade Pública Eliminando vírus da rede II Eliminando vírus remotamente Escolher a melhor placa mãe Formatação Limpa Ganhando Dinheiro e Emprego na Internet Gerenciamento de Risco de Perícia Contábil Gerenciamento do Projeto de Aeromodelo de Isopor Gerenciamento e Controle de Projetos Implantação da Nota Fiscal Eletrônica Jogo Stock em delphi - download exe e fonte Lucro Presumido ou Lucro Real ? Manutenção em computadores via internet Maximizando pesquisas na Internet Melhor Ferramenta de Boot Monografia Montando Computador para Estação de Câmera de Segurança Montando um Aeromodelo de Isopor My Playlist para violão My Programlist - Softwares básicos para instalar computador formatado Notebook Lento Placa mãe Asus P5N Preparando soft de câmera Programas free de Backup Qual a melhor Opçao: Lucro Real ou Presumido. Recuperando sistema atacado por vírus Rediscagem e conexão automática de internet móvel Reparar o Skype corrompido e o perdão Resumo dos Tipos Societários Segredo da boa seleção de gerentes Segurança da Informação Soft gratuitos de projeto Virus na rede Vírus Vampiro sugando internet Windows Mobile - Melhores programas free e guia