julho

26

Como Retirar vírus e malware do MSN – Programas e tutorial “na unha”


Na atualidade não é difícil mesmo para uma pessoa experiente no ramo da informática ser contaminado por um vírus ou malware do msn e assim passar a enviar mensagens, e-mail de forma automática para todos os seus contatos cadastrados.

Um verdadeiro queima-filme na internet! Imagine-se você enviando um email do tipo abaixo para todos os seus contatos, inclusive aquele contato que aguarda uma indicação de emprego super bem pago:

“O que eu não entendo é como você pode ser uma pessoa tão imbecil, nunca pensei que você fosse capaz disso, faça o favor de não falar mais comigo e depois vem falar que não tenho pessimas amizades imbecil se não ta lembrado do que tu fez vou te relembrar, e não fale mais comigo.
Incapaz.jpg  (40KB)”

ou ainda

“Oi, Recebi seu recado pedindo as fotos que tiramos no motel, e para enviar nesse email seuemail@seuemail.com.br, estao todas ae. Muitos Beijosss! .. ahhh nao esquece de nao mostra a ninguem por favor e deleta depois que ver ok.
1 anexo – Fotos-Zipadas17-06-2010.zip (610 KB) “

E pior, ao clicar na imagem que recebeu o receptor do e-mail também se contaminará.

Relato assim alguns programas que podem retirar vírus de msn e por final um modo de tirar o malware manualmente.

Programas para limpeza do msn:

Os programas mais específicos para tal estão listados abaixo pra download:

http://www.baixaki.com.br/download/clean-virus-msn.htm

http://www.baixaki.com.br/download/msn-virus-removal.htm

http://www.linhadefensiva.org/bankerfix/

Manualmente para usuários avançados:

A retirada manual de vírus requer conhecimentos prévios do usuário em gerenciamento de arquivos, noções de registro e arquivos. Informamos que é sempre importante a prática de backups de arquivos importantes para evitar perdas, pois sempre existe o risco de dano no sistema operacional quando se manipula o registro do windows. Este blog não se responsabiliza por qualquer tipo de dano causado por esse tutorial.

0) Início

A identificação manual de vírus pode ajudar a remoção de muitos outros vírus que possam surgir. Com essa técnica podemos identificar os arquivos que são os vírus, excluí-los e localizá-los no registro para limpeza. Posteriormente verifica-se se existe vulnerabilidade.

1) Limpeza Padrão

Precisamos assim de uma ferramenta de limpeza de registro. Indico a ferramente gratuita AML Free Register Cleaner:

http://amltools.com/

De imediato um Scan para correção de entradas erradas no registro é importante, fazendo um backup antes do registro.

2) Localização de executáveis suspeitos (exe) para exclusão

Enquanto isso abrimos o Windows Explorer para executarmos uma busca de arquivos que foram criados no dia que o MSN passou a enviar mensagens. Dessa forma iremos localizar o malware propriamente dito.

Coloca-se o termo “*.exe” para localizar todos os arquivos exe criados no computador com o filtro na data de quando iniciou as mensagens.

Caso não se saiba a data exata de quando foi infectado pelo vírus fica mais difícil localizá-lo. Nessas caso deve-se procurar pelos arquivos de vírus mais comuns que são o msnmsgr.exe, msn.exe, festas.exe, ping.exe, fotoimagem.exe (…)  Investiga-se esses arquivos, se estiver localizado dentro da pasta Windows/System é vírus e devem ser excluídos.

Já na pesquisa do Windows Explorer deve listar arquivos .exe que foram criados na data da infecção. Localize-os, verifique se existem relatos em pesquisa no Google e se confirmar ser um vírus exclua-o definitivamente.

3)Localizar e excluir caminho do vírus no registro

No utilitário AML em pesquisa no registro, busque por esse arquivo de vírus encontrado. Localizando o local no registro apague-o do registro.

Caso não encontre o arquivo do vírus no registro rode um Scan corretivo do próprio AML de limpeza de registro e repare-o. Como o arquivo do vírus (exe) foi removido o próprio AML irá localizar o registro como inválido.

4) Verificar vulnerabilidade

Entre no painel de controle e em Firewall e verifique se existe alguma exceção criada automaticamente pelo vírus para que possa se comunicar externamente. Se tiver exclua a exceção do Firewall do Windows para impossibilitar novas contaminações automáticas.

Verifique também em pastas de compartilhamento se não existem arquivos .exe não identificados e se a pasta está com permissão para solicitar senha. Colocar permissão total em pastas compartilhadas é sempre um maior risco.

FIM

Dessa forma pode retirar o malware e vírus de muitos tipos, bastando identificar o arquivo, limpar o registro e verificar vulnerabilidade para evitar novo contágio. Boa Sorte !

Artigos Relacionadas:

Related Posts with Thumbnails

Use Facebook to Comment on this Post

RSS Feed

2 Comments for Como Retirar vírus e malware do MSN – Programas e tutorial “na unha”

mariana
4 de setembro de 2010

Amigo nem deu certu 🙁 entra em contato comigo!

Claudinho
10 de setembro de 2010

Tente retirar os vírus instalando os programas. Somente se eles não resolverem tente limpando o registro. De qualquer forma não é tarefa simples localizar o vírus quando não sabemos a data certa que aconteceu o problema. Mas se souber do dia pode tentar ainda restaurar o sistema para uma data anterior a infecção.
Boa sorte!

Leave a comment

« | »

A Arte da Guerra - Sun Tzu Abertura de Empresa Buscar Emprego via Internet Combatendo Vírus na Rede Como configurar acesso a câmeras via internet Como criar um blog profissional com renda Como Evitar vírus de e-mail e cliques Como Pesquisar no Google e Achar Tudo Compartilhar internet móvel 3G Configurar Roteador com Internet Contabilidade Pública Eliminando vírus da rede II Eliminando vírus remotamente Escolher a melhor placa mãe Formatação Limpa Ganhando Dinheiro e Emprego na Internet Gerenciamento de Risco de Perícia Contábil Gerenciamento do Projeto de Aeromodelo de Isopor Gerenciamento e Controle de Projetos Implantação da Nota Fiscal Eletrônica Jogo Stock em delphi - download exe e fonte Lucro Presumido ou Lucro Real ? Manutenção em computadores via internet Maximizando pesquisas na Internet Melhor Ferramenta de Boot Monografia Montando Computador para Estação de Câmera de Segurança Montando um Aeromodelo de Isopor My Playlist para violão My Programlist - Softwares básicos para instalar computador formatado Notebook Lento Placa mãe Asus P5N Preparando soft de câmera Programas free de Backup Qual a melhor Opçao: Lucro Real ou Presumido. Recuperando sistema atacado por vírus Rediscagem e conexão automática de internet móvel Reparar o Skype corrompido e o perdão Resumo dos Tipos Societários Segredo da boa seleção de gerentes Segurança da Informação Soft gratuitos de projeto Virus na rede Vírus Vampiro sugando internet Windows Mobile - Melhores programas free e guia