outubro

27

A Elaboração de Cenários Estratégicos


A Shell americana numa perspectiva de planejamento de preços do petróleo investigou minuciosamente o mercado mundial e suas perspectivas elaborando vários cenários macroeconômicos possíveis, assim como desenvolvido na segunda grande guerra pelos militares da Força Aérea norte-americana.

Descobriu-se então importantes eventos que auxiliaram em muito a Shell a se antecipar perante a grave crise do petróleo subsequente tornando-se assim um dos lideres mundiais do seu setor.

Nota-se desse modo a grande influência que as empresas recebem por fatores externos que independem dela.

A contabilidade prevê reservas de contingências nos seus balanços justamente para casos imprevistos. Mas administrativamente soluções como essas significam fracassos absolutos ou mesmo uma eminente falência. A Administração deve trabalhar com o futuro.

O grande objetivo e desafio da administração estratégica portanto é prever fatos e buscar estar preparado para elas, reduzi-las ou simplesmente solucionar antes mesmo do acontecimento.

Para isso a elaboração de cenários torna-se uma ferramenta básica para organizações em sistema aberto. E mesmo para uma nova empresa urge a elaboração da análise do ambiente externo juntamente com a consolidação da visão empresarial para dar bases sólidas aos seus objetivos.

Uma análise SWOT, com elaboração das oportunidades e ameaças, não garante segurança nas decisões por si só. Então colidimos com a arte de prever contra a arte de pressupor.

Através dos cenários pressupomos futuros possíveis a longo prazo, o que não é possível com uma análise SWOT apenas. Portanto essas duas ferramentas se usadas em conjunto formarão uma grande diferença em relação às decisões estratégias pela empresa.

Verifica-se por exemplo, alguns fatores influenciadores das organizações: taxa de juros, fontes de financiamento, política cambial, inflação, sistemas de tributação, políticas de rendimentos, incentivos à atividade empresarial, ambiente econômico e político, regulamentação comercial e técnica, fatores sociais, culturais, hábitos,.

No planejamento por cenários devemos elaborar quadros divergentes que possibilitam adiantar como será sentido pela entidade os mais variados acontecimentos, fatores e forças motrizes que podem vir a modificar o futuro organizacional em questão. A partir delas criar estratégias.

As principais forças matrizes geralmente são classificadas como força da dinâmica social, fatores econômicos, momentos político-eleitoral e tecnologia.

O levantamento e investigação dessas forças e de seus elementos produzem uma série de incertezas que devem ser organizadas e reduzidas. Filtrando as informações que são de fato importantes pode-se então elaborar os vários cenários que devem possuir credibilidade e consistência real nos fatos.

Identifica-se primeiro o tema básico da questão, buscando identificar as forças motrizes, filtrando-as de acordo com a sua importância. Com o desenvolvimento dos cenários é desenvolvido os indicadores para análises.

Cenários assim são situações possíveis que devem estar ligados a indicadores que ainda podem servir de fonte de informação para indicar que algum fator não previsto pode estar surgindo. Muitas vezes torna-se questão de sobrevivência.

Refletindo

Vimos na elaboração de Cenários organizacionais a sua grande importância para o sucesso da entidade. Mas e quanto a elaboração de cenários para nossa própria vida?

A administração pessoal deve ser o foco mais primário de todos os indivíduos. A empresa reflete a mente coletiva de todos os seus empregadores. Equilíbrio entre trabalho, vida social e bem estar devem ser buscados. Mas sem planejamento consistente a longo prazo não existirá certeza na qualidade de vida futura.

As ações imediatas produzem reações.

A necessidade de elaborar cenários para a vida pessoal pode ser tão proveitosa quanto para as organizações. Através da criação de cenários pessoais o indivíduo pode direcionar suas ações atuais para melhores resultados e para a busca do melhor cenário.

Durante uma mudança de cenário exclusivo por fatores externos poderá estar preparado para agir da melhor maneira possível para solucionar os problemas.

Ainda assim existem cenários que muitos simplesmente nunca pensaram em construir. São para momentos a longo prazo, incertos, contudo com a absoluta razão de que todos entraremos nesse ambiente um dia. O ambiente da pós-vida.

Exemplo de Organização – Criando Cenários

Exemplificando a teoria da Administração Estratégica de criação de cenários vamos tomar a questão do “pós-vida” como foco chave para um decisão e criar um processo de formulação de cenários com esse tema essencial para todos os indivíduos. Criemos então uma perspectiva de abertura de uma Instituição Religiosa e o Diretor precisa de ferramentas de decisão para criar a visão e objetivos da organização.

Processo de Formação de Cenários

1) Identificação do foco

  • A vida após a morte

2) Forças motrizes

  • Existência da Vida após a morte física do corpo;
  • Não Existência da Vida após a morte física do corpo;

3) Indicadores

Como saber qual o caminho é correto, quais indicadores obter para avaliar esses cenários ? Nessa questão o melhor indicador é o trabalho de investigação constante, dialético, científico e concreto dos fatos até agora existentes. E observância dos novos fatos para criar novos indicadores.

4) Desenvolvendo Cenários:

Cenário 1

a) A vida após a morte física do corpo humano é provada através de método científico;

b) Paradigmas são quebrados e inicia-se uma busca maior por uma filosofia e religiosidade espiritualista na busca pela melhora íntima do ser;

c) Confiança grande nas boas ações ao próximo e desapego aos bens materiais;

Cenário 2

a) A vida após a morte física do corpo humano é deduzida e apresenta fortes indícios não comprovados cientificamente;

b) Dúvidas enfraquecem a disciplina; e qualquer religião que não apresente muitas cobranças são aceitas e procuradas;

c) Interesses pessoais por vantagens é priorizado com atos de doação e poucos os atos de doações ao próximo;

Cenário 3

a) A vida após a morte física do corpo humano não existe e os indícios são facilmente descartados;

b) Somente a fé baseada em contos bíblicos opera. A busca por uma religião é para buscar socialização com interesses próprios;

c) Busca pelo individualismo e riqueza e prazeres pessoais é priorizado;

Cenário Atual – Levantamento de Indicadores

Dinâmica Social – A mídia está exaltando a questão da vida após a morte em novelas e filmes popularizando a questão. Debates e questionamentos instigam os indivíduos a se perguntarem sobre a questão. A religião Espírita, com cidadãos como o Chico Xavier fizeram do Brasil ter o maior número de adeptos.

Pesquisas Científicas – No Brasil algumas pouquíssimas ações são registradas, como na tese de Mestrado no link  < http://www.adde.org.br/Sessao.aspx?id=654 > .

Registros de Fatos – Muitos registros estão ocorrendo sobre a comunicação de falecidos com parentes vivos mediante a comunicação na modalidade de psicografia – na qual através de uma pessoa capaz consegue dispor da habilidade de escrita a esses fatos serem constatados. Outros registros ocorrem em forma de obra biográficas de pessoas que simplesmente se lembraram de terem vivido outra vida em tempos remotos, como por exemplo o menino que lembrou que era piloto de um avião: < http://oglobo.globo.com/diariosp/sextosentido/posts/2009/06/11/menino-acredita-ser-reencarnacao-de-piloto-da-ii-guerra-194434.asp > e também em uma senhora que lembrou ter vivido em outro país e acaba pesquisando e encontrando exatamente o local lembrado em sonhos. Esse último já possui até mesmo um filme intitulado “Minha vida em outra vida“.

Opiniões públicas – A quantidade de artigos na internet sobre o assunto é vasta como pode-se verificar no link < http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=KpW&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&q=n%C3%A3o+existe+vida+ap%C3%B3s+a+morte+espirito&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= >

Relatório

Por fim com os cenário fundamentados em pesquisas as decisões a tomar mediante a atualidade e as novas perspectivas de rumos perante essa questão filosófica somente o tempo dirá. Contudo elaborando estratégias para cada cenário a antecipação das ações são feitas e o sucesso em todos os casos está mais perto.

Videos sobre “vida após a morte”:



Artigos Relacionadas:

Related Posts with Thumbnails
RSS Feed

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

« | »

A Arte da Guerra - Sun Tzu Abertura de Empresa Buscar Emprego via Internet Combatendo Vírus na Rede Como configurar acesso a câmeras via internet Como criar um blog profissional com renda Como Evitar vírus de e-mail e cliques Como Pesquisar no Google e Achar Tudo Compartilhar internet móvel 3G Configurar Roteador com Internet Controle a renda do blog nessa planilha Eliminando vírus da rede II Eliminando vírus remotamente Escolher a melhor placa mãe Formatação Limpa Ganhando Dinheiro e Emprego na Internet Gerenciamento de Risco de Perícia Contábil Gerenciamento do Projeto de Aeromodelo de Isopor Gerenciamento e Controle de Projetos Implantação da Nota Fiscal Eletrônica Jogo Stock em delphi - download exe e fonte Lucro Presumido ou Lucro Real ? Manutenção em computadores via internet Maximizando pesquisas na Internet Melhor Ferramenta de Boot Monografia Montando Computador para Estação de Câmera de Segurança Montando um Aeromodelo de Isopor My Playlist para violão My Programlist - Softwares básicos para instalar computador formatado Placa mãe Asus P5N Preparando soft de câmera Programas free de Backup Qual a melhor Opçao: Lucro Real ou Presumido. Recuperando sistema atacado por vírus Rediscagem e conexão automática de internet móvel Reparar o Skype corrompido e o perdão Resumo dos Tipos Societários Segredo da boa seleção de gerentes Segurança da Informação Soft gratuitos de projeto Soluções para gerar Arquivo MFD Virus na rede Vírus Vampiro sugando internet Windows Mobile - Melhores programas free e guia