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Estratégia para o Sucesso de vendas.
Planejamento Estratégico
Tags: Sucesso de vendas
Empresas que antes chegaram a grandes lideres perdem posições facilmente pela apenas acomodação. A vantagem competitiva é muitas vezes momentânea e requer trabalho intenso e estratégias certas para aproveitar o máximo de seu desempenho e sucesso.
Com a globalização e o avanço tecnológico muitos produtos passam a ter a vida útil bastante curta diante do avanço dos concorrentes e novos lançamentos. Assim qual estratégia utilizar?
Segundo Porter existe quatro estratégias genéricas que devem ser observadas:
- Liderança em custo
- Diferenciação
- Foco em baixo custo
- Foco em diferenciação
A liderança em custo requer trabalho intenso de toda a equipe buscando a manutenção enxuta dos processos da empresa ou ainda utilizando métodos e processos eficientes no máximo grau em todos os setores. Ou seja reinventar atividades e trabalhar com eficiência máxima. Não é fácil.
A diferenciação é o objetivo principal das organizações. Muitas vezes o maior desafio é sustentar essa vantagem já que os atributos geralmente podem ser copiados. Obriga-se assim muitas vezes a uma constante busca por inovações desejadas pelos consumidores, seja com redução de custos, novos atributos ou apelo a marca.
A questão do foco está ligado a pesquisa de mercado a procura de nichos com oportunidades de atender com preços mais baixos e alguma diferenciação.
Alguns pontos podem ser decisivos no sucesso de determinado produto:
- Analisar os critérios dos clientes na escolha do produto;
- Verificar quais os recursos, características competitivas necessárias para ter vantagem competitiva;
- Finalmente buscar o que seja necessário para manter essa vantagem competitiva;
Assim, seja o Diretor ou o Vendedor, todos devem conhecer bem seus consumidores e seus produtos para terem condições de avaliar novas melhorias, oferecer as vantagens e captar as mudanças necessárias antes que o mercado avise.
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